high school intercambio

High School intercâmbio: tudo o que você precisa saber para organizar o seu

Pensando em fazer um High School intercâmbio? Preparamos este conteúdo para te ajudar a escolher a melhor opção para viver a verdadeira experiência de um ensino-médio norte-americano.

Não é novidade, todo mundo que já viu algum filme adolescente norte-americano, daqueles que passam na Sessão da Tarde, sonhou em viver a experiência do High School. Inclusive, já fizemos aqui neste blog uma comparação entre o que é verdade e o que é mentira em High School Musical, filme que foi um fenômeno entre os adolescentes no início nos anos 2000.

A verdade é que, comparado ao ensino aqui no Brasil, a cultura do ensino médio norte-americano nos desperta muita curiosidade, fazendo com que muitos alunos queiram viver essa experiência, inclusive através de um High School intercâmbio, temas que vamos abordar hoje neste artigo. Vamos lá conhecer mais sobre o assunto?

O que é o High School intercâmbio?

Em busca de uma experiência enriquecedora e cheia de oportunidade, muitos alunos brasileiros – e do mundo inteiro – optam pela modalidade disponível de cursar o ensino médio, ou ao menos um ano dele, fora do seu país de origem.

Isso mesmo, escolas com armários, aulas eletivas, quadras, grupo de teatro, cheerleader, baile de formatura, inverno, verão e tudo o que se tem direito e você sempre imaginou. Ou seja, esse programa trata-se de uma experiência internacional em que o aluno, além de estudar, vive em determinada cidade para aprender a língua, cultura e assim, se tornar um cidadão do mundo.

Neste tipo de experiência, o principal diferencial é que o aluno não aprende somente a língua nativa do país. Ele terá a oportunidade de estudar as matérias tradicionais, como história, geografia, matemática, ciências, entre outras em outra língua, e compartilhar seu dia a dia com colegas de outro país.

Você sabia que aqui na Genium Education você pode viver a experiência do ensino médio norte-americano sem sair de casa? Clique aqui e conheça o Genium High School!

Existe High School Intercâmbio para todos os países?

High School não, porque essa é a forma como os norte-americanos se referem ao ensino médio no país. 

Brincadeiras à parte, podemos dizer que existem programas de intercâmbio durante o ensino médio praticamente em todos os países. Mas, existem alguns destinos que são mais procurados que outros, seja por sua fama, qualidade de ensino ou outros benefícios que o aluno procura.

Os Estados Unidos, é claro, está entre os destinos mais procurados (será que os filmes da Sessão da Tarde tem alguma culpa nisso?), mas Canadá, Austrália, Alemanha, França e Inglaterra também são destinos com bastante procura pelos estudantes.

Quem pode fazer intercâmbio durante o ensino médio?

Bom, como o próprio nome diz, estudantes que, em seu país de origem, estejam matriculados regularmente no ensino médio. Ou seja, é um programa voltado principalmente para alunos entre 14 e 18 anos, aqui no Brasil entre o 8º ano do ensino fundamental ll e o 3º ano do ensino médio.

Mas lembrando, essas regras podem variar de acordo com o país e instituição escolhida. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, pesquise bem quais são os requisitos necessários.

O que é preciso ter para fazer um High School Intercâmbio?

Além da idade e matrícula em uma instituição de ensino em seu país de origem, as instituições dos outros países costumam exigir algumas coisas para aceitar intercambistas.

  • Notas: assim como as notas são essenciais para as applications em universidades norte-americanas, o histórico escolar do aluno é muito importante na hora da escola aceitá-lo. É preciso ter boas notas, afinal, porque a escola aceitaria um aluno com baixo desempenho? Portanto, estude!
  • Proficiência: durante o processo também é necessário que o aluno comprove a proficiência na língua materna do país onde deseja estudar. No caso dos Estados Unidos, o estudante deve comprovar certa fluência na língua inglesa. Esses testes normalmente acontecem por meio Toefl e IELTS. Isso é necessário porque, se o aluno não souber ao menos o básico da língua, será muito difícil para ele acompanhar o restante das aulas e criar círculos sociais.
  • Burocracia: depois que os passos acima já passaram, é hora de lidar com as burocracias existentes no processo. Transferência de uma escola para outra, visto, passaporte, passagens, entre outros. É bom ter tudo muito bem planejado para não ter surpresas desagradáveis em cima da hora.
  • Questões práticas: deu tudo certo? É hora de decidir onde irá morar! Em alguns casos é possível conseguir alojamento dentro da própria instituição, mas também é possível morar com famílias norte-americanas ou escolher outra forma qualquer de moradia.

Genium High School: intercâmbio sem sair de casa!

Isso mesmo, com o programa Genium High School, alunos brasileiros podem cursar o ensino médio norte-americano inteiro sem precisar sair de casa. Esse programa oferece aos estudantes brasileiros a oportunidade de um duplo diploma. Isso mesmo, diploma do ensino médio brasileiro (oferecido por sua escola brasileira) e também do ensino médio norte-americano pela Genium.

O diploma dos EUA conquistado pelos alunos através do Genium High School possui o selo Cognia, que atesta a qualidade do ensino e garante que ele será aceito em todas as universidades e instituições de ensino superior nos Estados Unidos. Inclusive, temos alunas que foram aceitas na University of South California e em Brown, universidade que faz parte da Ivy League.

Aqui nossos alunos têm aulas ao vivo com professores norte-americanos, que proporcionam uma intensa imersão na cultura do país, além do auxílio dos Learning Coaches e Conselheiro Americano, para dar aquele suporte em todas as etapas.

Genium Discovery Universities

E tem mais, uma vez por ano os alunos Genium High School podem viver a experiência exclusiva do Genium Discovery University, que em 2022 será em Boston. Todos os anos, durante duas semanas, os alunos do High School Genium podem viajar para os EUA e imergir na cultura norte-americana, conhecendo importantes universidades, lugares históricos e tendo a oportunidade de participar de atividades que irão ajudar a melhorar ainda mais a fluência no inglês e as candidaturas para universidades norte-americanas.*

Demais, não é?! Tudo isso e muito mais você encontra aqui na Genium Education. Clique aqui para entrar em contato e conhecer tudo o que podemos oferecer! 

*A proposta do Genium Discovery Universities é exclusiva para alunos Genium High School e é vendida separadamente. Consulte valores e termos.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email