high school

Aluna Genium High School é aceita em 6 universidades nos EUA e compartilha conosco a sua jornada!

Na Genium High School temos diversos talentos que nos orgulham e inspiram com suas histórias e conquistas. Entre eles está a aluna Maria Luísa Alvarenga, que foi aceita em 6 universidades norte-americanas. Maria Luísa tirou um tempinho para poder compartilhar conosco a sua jornada e talvez inspirar outros alunos a também seguirem com os seus sonhos. Acompanhe a nossa entrevista:

Genium: Quando foi que você começou o High School Genium? Em que ano letivo estava?

Maria Luísa: Comecei no segundo semestre de 2016, estava no oitavo ano do ensino fundamental II.

Genium: Conta pra gente como foi sua experiência no High School Genium e qual foi a sua parte favorita?

Maria Luísa: Minha parte favorita foi sem dúvidas a oportunidade de aprender matérias diferentes em outra língua, com vocabulários novos que geralmente não são ensinados nas aulas de inglês.

Genium: Quais foram as matérias que você cursou? Você cursou alguma matéria eletiva?

Maria Luísa: Eu cursei como matérias obrigatórias Economics, U.S. History (partes 1 e 2), U.S. Government, Fine Arts e Computer Sciences. Mas também tive a oportunidade de fazer algumas matérias eletivas que foram International Business, Entrepreneurship 1 e Advertising and Sales Promotion.

Genium: Hoje você é fluente na língua inglesa? Como o High School Genium te ajudou nesse processo?

Maria Luísa: Hoje sou fluente na língua inglesa e o High School Genium me ajudou a atingir a fluência através do contato com professores nativos, trabalhos, livros e vídeos em inglês que traziam temas diversos com vocabulários diferentes dos que eu estava acostumada.

Genium: Falando em professores nativos, como são as aulas com os professores norte-americanos?

Maria Luísa: As aulas são muito boas, os professores são pacientes ao darem aulas para estrangeiros e são fáceis de contatar através de email ou skype.

Genium: E como era sua relação com o seu Learning Coach? Como esse profissional te ajudava?

Maria Luísa: Durante o ensino médio tive a Mayra e a Giuliane me ajudando dentro da escola durante as aulas separadas para o High School Genium. Mas também tive a ajuda do Cleber de fora da escola durante toda a minha experiência com a Genium High School, desde o começo das matérias obrigatórias até a finalização das aplicações para universidades americanas. Minha relação com os três sempre foi muito boa, sou muito grata por todo o apoio que tive e por acreditarem em mim.

Genium: Como o Conselheiro Americano, o Andy, te ajudou no ingresso a universidades norte-americanas? Pode nos contar um pouco da sua experiência?

Maria Luísa: O contato com o Andy durante esses anos foi essencial e crucial para os meus resultados. Costumavamos fazer uma ligação por semana e ele nunca poupou esforços para me ajudar. Sempre me mandava artigos que escrevia sobre diversos tópicos de estudar fora, me ajudou a montar a minha college list*, me dava dicas de como melhorar o meu desempenho e me ajudava a entrar em contato com as universidades. Não tenho palavras para agradecer ele por toda a ajuda durante esses anos.

Genium: Em quantas universidades você foi aceita? E quais foram elas?

Maria Luísa: Fui aceita em seis universidades americanas. Elas foram: University of South Florida (USF), University of Central Florida (UCF), University of North Florida (UNF), Valencia College, Hillsborough Community College e Tallahassee Community College.

Genium: Parabéns! É uma conquista muito importante, muito legal! Mas qual Universidade você escolheu?

Maria Luísa: Escolhi a University of South Florida (USF).

high school
Fonte: University of South Florida

Genium: Qual o curso de graduação que você vai realizar?

Maria Luísa: Vou cursar o major **de Business Advertising.

Genium: Como foi o processo todo? Desde a escolha das universidades, candidatura e a emoção de receber a carta de aceitação?

Maria Luísa: Eu acho que a palavra que define esse processo é “intenso”. Mas com certeza, ao abrir as cartas de aceitação e ver que eu tinha conseguido, valeu cada minuto que passei me dedicando a tudo isso.

Genium: Para nós podermos ajudar quem também quer ingressar em universidades nos EUA. Qual foi a principal dificuldade do processo?

Maria Luísa: Correr atrás de informações que não temos com tanta facilidade aqui no Brasil, estudar para provas que não conhecemos e nem temos contato aqui e depender de muitas pessoas e fatores externos para resolver toda a documentação. C     om certeza essas foram as partes mais difíceis de tudo isso.

Genium: Qual a principal diferença entre o processo de ingresso em uma universidade no Brasil e em uma nos EUA?

Maria Luísa: São dois processos completamente diferentes. Enquanto aqui no Brasil temos uma oportunidade por ano de realizar uma prova e alcançar a maior pontuação que conseguimos, nos EUA eles preferem nos conhecer como pessoas e não apenas como uma nota. A avaliação é feita por vários meios e não apenas pelas provas. Por isso pedem tantas informações a respeito da sua vida, seus hobbies e sua perspectiva para o futuro. Eu particularmente acho isso incrível e justo.

Genium: E a Genium High School fez a diferença na sua candidatura? Se sim, como?

Maria Luísa: Ter um diploma de ensino médio brasileiro e um de High School americano faz MUITA diferença no seu currículo escolar. É uma oportunidade única de se destacar, e sou muito grata por ter conhecido a Genium High School e participado de todas as etapas até conquistar meu grande sonho.

Genium: Se você puder dar uma dica para quem quer seguir o seu exemplo, qual seria?

Maria Luísa: Planejamento e determinação são fundamentais durante o processo. Entenda o que é necessário para se destacar e construa um currículo bem planejado ao longo dos anos. Por mais que pareça muito difícil, corra atrás e não desista. Outra dica muito valiosa é agarrar as oportunidades que a vida te dá, pois nunca se sabe quando ou se elas voltam um dia.

Genium: Muito obrigado, Maria Luísa, por compartilhar tudo isso conosco! E parabéns pela sua conquista!

Entrevista realizada no dia 08/04/2021

*College list: lista de instituições de ensino superior para as quais os estudantes pretendem se candidatar

**Major: Equivalente ao bacharel, ou seja, o curso de graduação que o aluno deseja cursar ao entrar em uma universidade norte-americana.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email