High School Musical

High School Musical: o que é realmente verdade no High School americano?

Você pode até não gostar de High School Musical, mas é impossível nunca ter ouvido falar desse filme que marcou uma geração de adolescentes. Essa trilogia do Disney Channel fez com que muitos adolescentes sonhassem em estudar nas escolas dos Estados Unidos. Mas, para além dos números musicais, será que esse filme realmente representa o High School norte-americano? Se você também quer descobrir, fique aqui com a gente e vamos nos divertir relembrando essa história!

High School Musical: o filme

Lançado em 2006 pelo Disney Channel, High School Musical foi o primeiro filme de uma trilogia que marcou época. A história pode ser considerada uma adaptação moderna do clássico Romeu e Julieta e gira em torno dos adolescentes Troy Bolton (interpretado por Zac Efron) e Gabriella Montez (interpretada por Vanessa Hudgens), que pertencem a diferentes grupos dentro da escola e enfrentam dificuldades para ficarem juntos.

Gabriella é uma tímida e dedicada estudante que se destaca nas áreas de ciências e matemática e Troy, o capitão do time de basquete e filho do treinador. Os dois se encontram por acaso através da música e do grupo de teatro do colégio e passam a enfrentar resistência dos amigos Chad Danforth (interpretado por Corbin Bleu), que é amigo de infância de Troy e faz parte do time de basquete, e Taylor McKessie (interpretado por Monique Coleman), que é amiga de Gabriela, capitã do time de decathlon  acadêmico e despreza jogadores de basquete.

Além disso, eles precisam enfrentar a resistência do gêmeos Sharpay e Ryan Evans (interpretados por Ashley Tisdale e Lucas Grabeel), que são os vencedores do show de talentos desde a infância e vão fazer de tudo para atrapalhar o casal e evitar que apresentem o seu número.

O filme aborda questões sobre como diferentes grupos podem conviver juntos e cultivar a amizade: integrantes do clube de teatro, time de basquete e de decathlon  acadêmico podem conciliar diferentes gostos e interesses? Ao longo da história e da sequência de filmes, é possível acompanhar o amadurecimento dos personagens e o desenvolvimento dessas amizades inusitadas até a formatura.

O sucesso

Até hoje, High School Musical é o filme original mais bem sucedido do Disney Channel, e ganhou a sequência High School Musical 2 (2007) e High School Musical 3: Senior Year (2009) que também foram um sucesso, sendo o último o primeiro a ser lançado nos cinemas.

A trilha sonora foi recorde de vendas, com 1,2 milhão de cópias vendidas nos primeiros seis dias e alcançou o primeiro lugar das paradas americanas em 2006, chegando a ficar no topo da Billboard. Sucessos como Breaking Free, Can I Have This Dance, Start of Something New e We’re All In This Together marcaram a produção e são sucesso entre os fãs até hoje.

Para além da música, o que é verdade em High School Musical?

Reprodução: Everett Collection

Agora que você já relembrou um pouco sobre a história do High School Musical, vamos entender como o filme se encaixa na realidade do High School norte-americano?

Rotina

Como você pôde ver no filme, a rotina das escolas nos Estados Unidos é bem diferente das escolas do Brasil. Lá, as escolas são integrais e os alunos começam as aulas entre 8h30 e 9h30 da manhã e saem após às 15h30 ou  às 16h30, tendo um horário de trinta minutos a uma hora reservado para o almoço, que dependendo da escola e do estado, é servido pela própria escola.

Outro ponto é que a depender das matérias eletivas escolhidas e de outras atividades extracurriculares, os alunos podem ficar até mais tarde na escola para cumprir as suas tarefas.

Em High School Musical, a aula principal que acompanhamos é a de arte, com a Sra. Darbus (interpretada por Alyson Reed), que é a professora de teatro do East High School. Entretanto, é possível perceber as salas de aulas decoradas de acordo com cada matéria e a dinâmica de que são os alunos que mudam de sala a cada aula e não os professores.

High School Musical
“HIGH SCHOOL MUSICAL 3: SENIOR YEAR” Left to right: Ashley Tisdale, Jemma McKenzie-Brown, Kaycee Stroh, Zac Efron (second from right) Ph: John Bramley ©Disney Enterprises, Inc. All rights reserved.

O High School da Genium proporciona aos alunos ainda mais flexibilidade. Nele, os alunos podem fazer o High School norte-americano em EAD de casa enquanto cursam o Ensino Médio Brasileiro em suas escolas no Brasil. Ao se formarem em seu colégio brasileiro e na Genium, os alunos obtêm dois diplomas, o nacional pelo seu colégio e o dos EUA com a Genium.

No High School Genium, os alunos estudam as matérias obrigatórias do ensino médio norte-americano e podem adquirir eletivas self-study, tudo com a flexibilidade de estudar como, quando e onde quiserem. As plataformas de ensino EAD são referências mundial e garantem aos alunos o acesso a um ensino dinâmico e de fácil acesso.

Além disso, assim como nos Estados Unidos, nossos alunos contam com aulas ao vivo com professores norte-americanos especializados e extremamente preparados. Dessa forma, o aluno Genium High School tem uma imersão cultural completa para se aprofundar no aprendizado da língua inglesa durante toda a jornada.

Eletivas

As matérias eletivas são um grande diferencial do High School norte-americano e os alunos realmente possuem a liberdade de estudar aquilo que mais gostam.

No filme, é possível ver que cada personagem possui mais afinidade com uma ou mais áreas. Podemos ver Troy e Chad participando do time de basquete do colégio, os Wildcats.

Zac Efron Disney GIF

Ryan e Sharpay Evans no Clube de Teatro, participando de apresentações musicais.

GIF by BuzzFeed

Gabriella e Taylor participando do grupo de química e do Decathlon Acadêmico.

E claro, para completar o enredo do filme, Troy e Gabriella, assim como os outros colegas, acabam participando de mais de um grupo devido a afinidade com a música.

High School Musical GIF

Assim como no filme, os alunos da Genium High School possuem um catálogo com mais de 150 matérias eletivas self-study. Além de serem divertidas e complementarem o currículo para as candidaturas em universidades nos EUA, as matérias eletivas self-study possibilitam que os alunos tenham contato desde cedo com a profissão que desejam seguir no futuro. Também, há matérias do currículo de honras e as AP, que são perfeitas para quem quer ingressar nas melhores e maiores universidades norte-americanas.

Essas matérias eletivas self-study estão divididas nas seguintes áreas:

  • Saúde e Educação Física – Health
  • Inglês – Language Arts
  • Matemática – Math
  • Estudos Sociais – Social Studies
  • Advanced Placement (AP)
  • Eletivas de Carreira – Careers Electives
  • Eletivas Adicionais – Additional Electives

*As matérias eletivas self-study são vendidas separadamente e individualmente. Consulte valores.

Esporte

A cultura do esporte nas escolas norte-americanas é bastante forte. Em High School Musical é o basquete que tem maior força no East High, com os Wildcats, mas é possível reparar também a presença de outros esportes, como vôlei, futebol americano e até mesmo as tão famosas líderes de torcida.

Também vemos a preocupação dos alunos, principalmente o Troy e o Chad, em relação aos resultados das universidades. Isso acontece porque nos Estados Unidos muitos estudantes garantem bolsas em renomadas universidades do país por meio do esporte e, por isso, se dedicam tanto a essa atividade extracurricular.

Nos Estados Unidos, o custo de estudar nas universidades pode ser muito alto para grande parte da população . Apesar de existirem diversos tipos de bolsas de estudos, ela nem sempre é integral e os gastos da família com o ensino superior podem inviabilizar a oportunidade. Então, o esporte é uma forma de garantir uma excelente bolsa de estudos nas melhores universidades do país, por isso a dedicação com o esporte de vários alunos, como retratado no filme.

Aqui na Genium, oferecemos a assessoria especializada do Conselheiro Americano Sports**, que busca encontrar as melhores oportunidades de bolsas de estudos em universidades norte-americanas através do esporte.

Então, se você pratica vôlei, tênis ou futebol, tem o sonho de estudar em uma universidade nos Estados Unidos e acha que através do esporte você pode ter essa chance, entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa assessoria especializada.

**A assessoria do Conselheiro Americano Sports é vendida separadamente e individualmente. Consulte valores.

Universidade

Em High School Musical 3, podemos ver o processo de ingresso dos alunos na universidade até a sua formatura no ensino médio. Um ponto importante para ressaltar é que nos EUA não necessariamente os alunos precisam sair do High School e começar a universidade já sabendo qual graduação irão cursar.

Tradicionalmente, nos EUA as universidades oferecem a possibilidade de os alunos cursarem um currículo base nos dois primeiros anos até decidirem de fato qual área seguir. É possível também cursar mais de uma graduação ao mesmo tempo e realizar minors, caso o aluno deseje.

Como já falamos anteriormente, as universidades norte-americanas oferecem diversas bolsas de estudos para os alunos. Mas ao contrário do que você pode imaginar, as bolsas vão muito além da área esportiva. Elas são concedidas para alunos com habilidades especiais e grande potencial em diversas áreas.

Reprodução: Disney Channel

Em High School Musical 3: Senior Year, ao final do filme, podemos ver o fechamento dos personagens e a universidade em que cada um deles foi aceito:

  • Gabriella Montez é aceita na Universidade de Stanford para cursar Ciências Jurídicas;
  • Troy Bolton é aceito na Universidade da Califórnia para praticar Basquete e também estudar Teatro;
  • Sharpay Evans é aceita na Universidade de Albuquerque para cursar Arte Dramática;
  • Ryan Evans é contemplado com uma bolsa de estudos na Universidade de Julliard para cursar Coreografia;
  • Kelsi Nielsen (interpretada por Olesya Rulin) também é contemplada com uma bolsa de estudos na Universidade de Julliard;
  • Taylor McKessie é aceita na Universidade de Yale para cursar Ciências Políticas;
  • Chad Danforth é contemplado com uma bolsa de estudos na Universidade de Albuquerque através do Basquete.

Aqui na Genium, também temos diversos alunos aceitos em universidades nos Estados Unidos e hoje estão realizando o sonho de estudar em renomadas universidades no país. Aqui em nosso blog, você pode conferir a história de sucesso de duas alunas da Genium.

A Malu, aluna Genium, que foi aceita em 6 universidades nos Estados Unidos e hoje cursa o major Business na University of South Florida, e a história da Júlia, aluna Genium, aceita em 3 universidades incluindo uma Ivy League e hoje estuda na Brown University.

O Conselheiro Americano, que é a assessoria especializada da Genium, foi fundamental para essas alunas e para tantos outros conseguirem realizar o sonho de estudar em uma universidade nos Estados Unidos.

Baile de formatura

High School Musical
Reprodução: Disney Channel

Reprodução: Disney Channel

Sim! Os bailes de formatura que vemos nos filmes acontecem e o High School Musical, como um bom musical, não poderia deixar isso de lado, não é?!

Em High School Musical, podemos ver a ansiedade dos alunos em saber quem vai ser convidado para o baile ou não. O evento normalmente acontece na própria escola e é organizado pelos próprios alunos. Bem legal, não é?!

O High School da Genium

Se assim como a gente, você assiste High School Musical e outros filmes americanos e fica morrendo de vontade de cursar o High School dos Estados Unidos, agora você pode!

O High School da Genium pode ser cursado por alunos brasileiros que estejam regularmente matriculados em escolas nacionais a partir do 8º ano do ensino fundamental ll. Aqui, os alunos têm a oportunidade de viver uma experiência única e de vivenciar o aprendizado da língua inglesa de verdade.

Nossos alunos possuem aula de conversação semanal, aulas ao vivo com professores norte-americanos e Learning Coaches à disposição para auxiliar sempre que for necessário.

Além disso, o High School da Genium tem incluso a assessoria especializada do Conselheiro Americano, que auxilia os alunos durante as aplicações e o processo de ingresso nas universidades.

Nosso catálogo de matérias eletivas self-study tem mais de 150 opções para que os alunos possam estudar e explorar desde cedo aquilo que desejam exercer no futuro.

Ao final do curso, os alunos conquistam um diploma do ensino médio norte-americano com o selo Cogna, reconhecido por todas as universidades dos Estados Unidos!

Agora que você já sabe como funciona o High School norte-americano para além das músicas do High School Musical e viu como você pode ter essa experiência aí no conforto da sua casa, entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar você a realizar esse sonho! https://www.geniumeducation.com.br/contato-alunos/

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email