ivy league

Tudo sobre a Ivy League e suas universidades

Você já ouviu falar em Ivy League? Se você pensa em cursar a graduação em uma universidade norte-americana, eu tenho certeza que sim! Se não, com certeza já ouviu falar em algum filme. De qualquer forma, vem com a gente que durante este artigo vamos explicar melhor essa história.

            A Ivy League é um grupo formado por 8 das universidades particulares mais tradicionais e de maior prestígio nos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale. A maioria delas fazem parte da lista de melhores universidades do mundo e por isso são tão famosas e tão desejadas por estudantes do mundo inteiro.

Ivy League: sua história e significado

            O nome Ivy League significa “Liga da Hera” em sua tradução literal. Para quem não conhece ou não sabe, hera são aquelas plantinhas que crescem em paredes, parecem um grande muro de grama. As universidades mais antigas e também as mais tradicionais do noroeste norte-americano tinham muitos prédios com essa decoração, as paredes de hera e daí surgiu o nome que até hoje serve para identificar esse grupo de universidades.

Uma curiosidade: assim como a Ivy League nos Estados Unidos, existem outros grupos de universidades em outros países que recebem uma denominação parecida. Na Inglaterra, podemos encontrar as Red Brick Universities, que são o grupo de universidades mais tradicionais do Reino Unido, mas ao contrário das paredes de hera, a sua semelhança física é caracterizada por tijolos avermelhados. Já no Japão existem as Tokyo Roku Daigaku, ou Tokyo Big 6, um grupo formado pelas 6 universidades mais tradicionais e de maior qualidade que ficam na capital japonesa.

Sua história

            A sua origem data do ano de 1954, quando foi criada uma agremiação desportiva, mas antes mesmo dessa data já se denominavam assim pelas coincidências que carregam: excelência acadêmica, elitismo, tradicionalismo, antiguidade e processo de admissão extremamente seletivo.

            Mas foi em 1954 que a Ivy League virou oficialmente uma associação desportiva da NCAA (Associação Atlética Universitária Nacional) e ao mesmo tempo se consolidou com referência em ensino de excelência em todo o mundo. Além disso, muito da fama das Ivy League além da qualidade, é a sua história relacionada diretamente com a história do país. Nomes como Barack Obama (Columbia), Bill Clinton (Yale) e John F. Kennedy (Harvard) passaram pelas instituições da Ivy League.

            Agora vamos conhecer um pouco mais sobre as instituições que fazem parte da Ivy League?

As 8 universidades da Ivy League

Universidade de Brown

Ivy League - Universidade de Brown
Universidade de Brow

            A Universidade de Brown foi fundada em 1764, ocupa a 7ª colocação na lista das universidades mais antigas dos Estados Unidos e fica localizada em Providence, Rhode Island. Seu corpo discente é bastante diversificado com mais de 10.000 alunos de 75 países diferentes, divididos entre graduação e pós-graduação. O campus da universidade possui 230 prédios e oferece 70 cursos de graduação em diferentes áreas, algumas inusitadas como arqueologia egípcio e neurociência cognitiva.

            Seu nome vem da homenagem à família Brown, que foi essencial nos primeiros anos da universidade e para ajudar a se estabelecer em Providence. Também ajudaram a criar e manter o fundo de doações à universidade.

            Dentro da Ivy League, Brown é conhecida por ser a universidade menos competitiva academicamente, com um currículo aberto que incentiva os alunos a estudarem o que quiserem e a experimentarem e explorarem suas opções. Também é conhecida por ser uma das universidades mais progressistas do país, com amplas discussões sobre gênero e sexualidade.

            Um fato interessante sobre a Universidade de Brown é que desde 1960, todos os anos os alunos se reúnem para o “Green College Concerts”, que são concertos realizados ao ar livre durante a primavera. Alguns músicos como Bob Dylan, Bruce Springsteen, U2 e REM já se apresentaram no evento.

            Aqui na Genium temos uma aluna, Julia Ribeiro, que foi aceita pela Universidade de Brown.

            Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

Universidade Columbia

Ivy League - Universidade de Columbia
Universidade de Columbia

            A Universidade de Columbia foi fundada em 1754 e é considerada a instituição de ensino superior mais antiga de Nova York, a quinta mais antiga do país e é a sede da 1ª escola de medicina do país. Atualmente é a instituição com o maior número de alunos entre as Ivy League: mais de 32 mil alunos, sendo aproximadamente 12 mil estudantes internacionais de 156 países (o Brasil está na 7ª colocação com 253 alunos). Possui o maior número de estudantes estrangeiros entre as Ivy League e a maior diversidade racial.

O processo de admissão de Columbia é um dos mais rigorosos, em 2018, pouco mais de 6% dos alunos foram admitidos e o número está diminuindo a cada ano. Apesar disso, entre as grandes personalidades que estudaram na universidade se encontram Barack Obama, Theodore Roosevelt, Gouverneur Morris (autor do texto final da Constituição Americana), Amelia Earhart, entre outros. Também possui a notável marca de 82 ganhadores de prêmio Nobel entre ex e atuais alunos, professores e pesquisadores.

Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

Universidade Cornell

Ivy League  - Universidade Cornell
Universidade Cornell

            Dentre as Ivy League, a Universidade Cornell é uma das menos conhecidas, inclusive no Brasil, mas está entre as mais respeitadas do mundo. Foi fundada em 1865 e fica situada na cidade de Ithaca, em Nova York. Ela possui mais de 22 mil alunos, divididos em 4.000 cursos em suas 14 escolas, além de um dos maiores campus da Ivy League.

            Possui o maior número de matrículas entre as Ivy, cerca de 15.000 estudantes. Possui um sistema de ensino um tanto diferente das outras universidades, com cursos extremamente específicos como Agricultura e Engenharia e Administração Hoteleira. Devido ao seu modelo de administração privada combinada com administração pública, possui uma atmosfera muito semelhante às universidades públicas. A Universidade de Cornell possui o lema “qualquer um, qualquer área” e por isso a grande quantidade de cursos e ingresso de alunos.

            Curiosidades: A Universidade Cornell foi a primeira dos Estados Unidos a conceder o diploma de jornalismo e foi a primeira a permitir que os alunos retirassem livros da biblioteca. Entre seus alunos, ex-alunos, professores e pesquisadores, 43 deles já receberam um prêmio Nobel. Personalidades com Ruth Bader Ginsburg (juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Toni Morrison (autora de O Olho Mais Azul) e Mae Carol Jeminson (médica, engenheira e primeira mulher negra a ir para o espaço) estudaram na Universidade de Cornell.

Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

Dartmouth College

Ivy League - Dartmouth College
Dartmouth College

            A Universidade de Dartmouth é uma das universidades norte-americanas mais antigas do país e tem sua data de fundação de um período anterior à independência dos Estados Unidos, em janeiro de 1769. Também é considerada a instituição de ensino superior que operou ininterruptamente por mais tempo nos Estados Unidos. Ela fica situada em Hanover, New Hampshire.

            Dente as Ivy League, é a instituição com o menor número de alunos, pouco mais de 6 mil divididos em 40 departamentos. Mas apesar do pequeno número de alunos é considerada uma das melhores instituições do mundo.

            Um de seus maiores diferenciais e um grande atrativo para os alunos é a sua flexibilidade. Durante os cursos de graduação a presença física obrigatória dos alunos só é exigida durante o primeiro e o último ano. Nos outros anos, o aluno pode fazer disciplinas fora do campus, estagiar ou fazer intercâmbio em alguma instituição conveniada à universidade. Apesar de grande atrativo, também contribui para o menor número de alunos.

            Durante a sua história já passaram diversas personalidades, sendo um ex-presidente dos EUA, 3 ganhadores do Prêmio Nobel, 13 vencedores do Prêmio Pulitzer, diversos CEOs que fazem parte da lista Fortune 500 e famosos como Dr. Seuss (cartunista), Meryl Streep (atriz), Timothy F. Geithner (ex-secretário do tesouro americano), entre outros

Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

Universidade Harvard

Ivy League - Universidade Harvard
Universidade Harvard

            Considerada a mais antiga e também conhecida universidade dos Estados Unidos, a Universidade de Harvard, fundada em 1636 é uma das grandes responsáveis pela fama das universidades da Ivy League. Situada em Cambridge, Massachusetts, a instituição foi responsável por formar mais de 370 mil alunos formados em seus 379 anos de história.

            Atualmente, a universidade conta com mais de 23 mil alunos, a maioria deles na pós-graduação. Dos alunos estrangeiros, Harvard tem aproximadamente 5 mil vindos de 142 países, sendo 320 brasileiros.

            É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar de Harvard. Com a sua fama, excelência acadêmica e forte atuação em pesquisa, figura a muito tempo no topo da lista das melhores universidades do mundo. Ao todo, já foram 150 ganhadores do Prêmio Nobel, número maior do que qualquer outra instituição. Além disso, foram 48 Prêmios Pulitzer, 14 Prêmios Turing e 18 Medalhas Fields.

            Personalidades como Barack Obama (ex-presidente dos EUA, se formou em ciência política em Columbia e em Direito em Harvard), George W. Bush (ex-presidente dos EUA), John Kennedy (ex-presidente dos EUA), Al Gore (ex-vice-presidente dos EUA e líder na área de sustentabilidade), Bill Gates (fundador da Microsoft), Mark Zuckerberg (criador do Facebook), T. S. Eliot (poeta norte-americano), Du Bois (sociólogo, historiador e ativista negro), entre tantas outras.

Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

Universidade de Princeton

Ivy League - Universidade de Princeton
Universidade de Princeton

            A Universidade de Princeton fundada em 1746 é uma das mais antigas do país e desde 1756, fica localizada em Princeton, New Jersey. Atualmente a universidade conta com cerca de 8.200 alunos, sendo aproximadamente 1.900 estrangeiros.

            Seu campus possui cerca de 180 prédios, 10 deles formam o complexo de bibliotecas com mais de 13 milhões de itens. Em Princeton, mais de 98% dos alunos moram em dormitórios do campus e é garantido para todos os alunos de graduação durante os quatro anos de curso. Na universidade existe desde 1893 o famoso Código de Honra, onde os professores não fiscalizam as provas e os próprios alunos devem se fiscalizar e em caso de suspeita, o aluno pode ser suspenso ou expulso.

            Pela universidade já passaram 38 vencedores do Prêmio Nobel, inclusive o matemático John F. Nash, que inspirou o filme “Uma Mente Brilhante”. Além disso, personalidades como Woodrow Wilson e James Madison (ex-presidentes do EUA), Michelle Obama (ex-primeira dama), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Charles Conrad (astronauta e terceiro homem a andar na Lua), Eric Schmidt (presidente do Google), F. Scott Fitzgerald (escritor e autor de “O Grande Gatsby”), Alan Turing (matemático e cientista da computação) já passaram pela instituição.

            Curiosidade: já pensou em ter aulas com Albert Einstein? O famoso físico alemão foi um dos professores da universidade até 1955, quando faleceu.

Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

Universidade da Pensilvânia

Ivy League - Universidade de Pensilvânia
Universidade da Pensilvânia

            A Universidade de Pensilvânia é uma das mais prestigiadas da Ivy League. Sua história se entrelaça com a de um dos maiores heróis da independência norte-americana: Benjamin Franklin. Um grupo de curadores inspirados e liderados por Franklin decidiu criar uma instituição de ensino superior na cidade de Philadelphia, Pennsylvania, em 1740, o que viria a se tornar o que é hoje conhecida como a Universidade da Pensilvânia.

            Hoje a instituição possui cerca de 25 mil alunos, 155 programas de graduação e 169 de pós-graduação. Ao todo são cerca de 5.300 alunos estrangeiros, sendo 8% sul-americanos.

            Pela universidade já passaram 29 ganhadores do Prêmio Nobel e personalidades como Martin Luther King Jr (líder na luta pela igualdade racial), Elon Musk (empresário e dono da Tesla e SpaceX), Noam Chomsky (filósofo e ativista), Warren Buffet (investidor e um dos homens mais ricos do mundo), Philip Roth (escritor e ganhador do prêmio Pulitzer), entre outros.

            Além das grandes personalidades, a instituição carrega muitos feitos importantes como a criação do ENIAC em 1946, o primeiro computador eletrônico de uso pessoal e o desenvolvimento de vacinas para rubéola e hepatite B.

Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

Universidade de Yale

Ivy League Universidade de Yale
Universidade de Yale

            A famosa universidade de Yale é considerada a 3ª instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Sua origem data de 1640, quando surgiu a ideia de criar uma faculdade para preservar a tradição educacional europeia. Sua fundação ocorreu de fato somente em 1701 e se localiza na cidade de New Haven, em Connecticut.

            É uma das universidades mais prestigiadas do mundo, sendo a primeira dos Estados Unidos a formar doutores, já em 1861. Atualmente possui cerca de 13 mil alunos, sendo aproximadamente 3 mil deles estrangeiros de 123 países. Seu campus impressiona pelo tamanho e pelos mais de 800 laboratórios.

            Dentre as universidades da Ivy League foi pioneira na questão da diversidade. Desde 1980 possui políticas afirmativas que aumentaram o número de mulheres e negros em salas de aulas, sendo considerada uma das mais inclusivas dentre as grandes instituições dos Estados Unidos.

            A Universidade de Yale tem mais de 60 Prêmios Nobel e formou nada menos do que 5 ex-presidentes dos EUA, entre eles George W. Bush pai e filho, e grandes personalidades como Samuel FB Morse (inventor do telégrafo), Bill Clinton (ex-presidente dos EUA), Hillary Clinton (secretária de Estado Americana), Josiah Willard Gibbs (pai da termodinâmica), entre outros.

Atualmente, ocupa as seguintes posições nos rankings de melhores universidades do mundo:

            Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Ivy League e suas universidades, tenho certeza que deu vontade de estudar em alguma delas, não é? Se você deseja saber mais sobre como ingressar em uma universidade nos Estados Unidos, entre em contato com a Genium que a gente te ajuda!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email