high school usa

High School USA no Brasil: isso é possível?

Já ouviu falar em High School USA no Brasil? Não? Bom, saiba que agora isso é possível. Hoje você irá conhecer oportunidades incríveis de realizar um High School dos Estados Unidos sem sair do Brasil. Vamos lá?

Já faz alguns anos que a busca por oportunidades e cursos para além do sistema de ensino tradicional tem crescido no Brasil. O High School, equivalente ao ensino médio brasileiro lá nos Estados Unidos, é o que mais cresce. Quer entender o porque que cada vez mais brasileiros estão em busca de oportunidades como essa? Então continue com a gente.

O que é o High School EUA?

O High School EUA é o nome dado ao ensino médio norte-americano. Durante o curso, os estudantes norte-americanos estudam, além das matérias obrigatórias do currículo, matérias eletivas para adquirir diferentes habilidades e complementar o histórico escolar para as applications (candidaturas) nas universidades.

O High School EUA é dedicado para alunos de 14 a 18 anos e o período dessa etapa dura 4 anos. Os estudantes do High School estão entre o 9º e 12º ano do ensino básico nos Estados Unidos, equivalente aos estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental II no Brasil. 

Alunos do ensino médio nos Estados Unidos, ou do High School EUA, podem ter diversos focos durante essa etapa da vida, além do cuidado com a educação em geral, há, por exemplo, a prática esportiva, clubes dos mais diversos temas, artes cênicas, música e muito mais.

Também, não podemos esquecer da extensão da parte acadêmica, nos High Schools há a opção de matérias do currículo de honras ou até mesmo as AP (Advanced Placement) para a preparação para universidades de alto desempenho. Diversas  matérias eletivas também podem ser realizadas, assim como todo o acompanhamento técnico vocacional através da disponibilização de conselheiros.

Vale ressaltar que o sistema de matérias eletivas começou a ser implantado recentemente no Brasil, através do currículo do novo ensino médio, aprovado em 2017, que passou a vigorar em 2022.

Como é o dia a dia de um aluno do High School USA?

Você já descobriu o que é o High School USA, mas será que o dia a dia de um estudante de ensino médio norte-americano é do mesmo jeito que os filmes nos mostram? É isso o que vamos descobrir agora!

No geral, os alunos estudam em período integral, chegando na escola entre 07h e 09h da manhã e saindo entre 14h e 16h. O tempo em que passam na escola é dividido em períodos, que variam de 4 a 8, de 45 a 90 minutos. Essa variação acontece porque cada estado possui sua própria legislação, que permite que as aulas possam ter tempos menores do que o horário tradicional ou várias seguidas, por períodos maiores.

Os alunos costumam ter um intervalo de 5 minutos para ir de uma aula para outra, já que lá é mais comum que o aluno troque de sala e não o professor, como acontece no Brasil. Eles possuem cerca de uma hora para o horário do almoço e pode ser permitido que eles saiam da escola para realizar a refeição.

As atividades extracurriculares são bem comuns, o que torna normal os estudantes norte-americanos permanecerem na escola após o período de aula. Os esportes são bastante valorizados e as escolas costumam ter equipes de natação, atletismo, etc.

Qual a diferença entre o High School USA EAD e o intercâmbio?

Bom, vamos pensar: o que é necessário para planejar um intercâmbio? Entre alguns dos itens básicos e indispensáveis, podemos citar: passagem, visto, hospedagem, câmbio monetário, autorização de menores, transferência entre escolas e outras questões que podem ser bem burocráticas.

Um montão de coisas, não é? E olha que só citei os itens mais básicos.

As duas modalidades proporcionam ao aluno uma imersão na cultura de outro país. Porém, a modalidade High School em EAD apresenta vantagens diferenciadas, principalmente quando o aluno opta pelo Genium High School. 

Para começar, o Genium High School elimina os gastos e transtornos com todos aqueles itens citados acima. Ou seja, só eliminando a passagem, o visto e a hospedagem, a economia é enorme, possibilitando o investimento desse dinheiro em outras coisas.

Outro grande diferencial também é que, normalmente, os intercâmbios são pagos em dólar. Atualmente, com a cotação oscilando entre R$4 e R$5, o gasto para realização desse programa pode ser imenso, sem contar o valor que é necessário para manter o custo de vida fora do país.

O Genium High School é pago em real. Isso mesmo, nosso curso é pago com a moeda brasileira, eliminando a preocupação com a oscilação do valor das moedas e garantido o acesso ao ensino de qualidade e oportunidades únicas por um preço justo.

Diploma

Outro grande diferencial dos programas High School para os intercâmbios é a questão do diploma. Dependendo do ano letivo em que o aluno realiza o seu High School ele pode voltar ao Brasil sem o diploma, tendo que finalizar o ensino médio em um colégio brasileiro depois.

Além disso, o aluno pode sentir a diferença da qualidade de ensino entre seu colégio brasileiro e o estrangeiro, sendo prejudicado na hora de saber todo o conteúdo para o vestibular, por exemplo. Na hora da viagem, da empolgação por conhecer outro país e outras culturas, o diploma e a qualidade de ensino no colégio estrangeiro podem parecer irrelevantes. Afinal, o intuito primário é aprender a língua inglesa e ter a vivência em outro país.

Porém, atualmente, somente a língua inglesa não é um diferencial. Ela passou a ser obrigação no mercado de trabalho. Os alunos que se formam pelo programa Genium High School conquistam, entre muitas habilidades e competências, a fluência no inglês, mantêm a sua performance na escola e um diploma norte-americano sem sair do Brasil!

Isso mesmo, você se forma em uma escola dos Estados Unidos, sem ao menos sair do Brasil. Ao final do curso é possível celebrar duas conquistas: a formatura no ensino médio pela escola brasileira e a formatura no ensino médio norte-americanos pelo Genium High School. Ah, e tem mais, o diploma Genium possui o selo Cognia, que garante o ensino de qualidade e é reconhecido em todas as universidades dos Estados Unidos

Você sabia?

O Genium High School já ajudou dezenas de estudantes brasileiros a realizarem o sonho de estudar em uma universidade norte-americana, inclusive em uma Ivy League. Para saber mais sobre essas aprovações, conheça a história da Malu, da Júlia e da Laura.

Afinal, é possível o High School USA no Brasil?

É possível sim! Com a Genium Education não só é possível como é realidade!

Com 7 anos de atuação no país, a Genium Education é uma instituição de ensino norte-americana que atua no Brasil para levar aos estudantes brasileiros a qualidade e a oportunidade que o sistema de ensino dos Estados Unidos oferece.

Através do Genium High School estudantes brasileiros regularmente matriculados entre o 8º ano do ensino fundamental ll e o 3º ano do ensino médio em qualquer escola brasileira, podem conquistar o tão sonhado diploma norte-americano.

Nessa experiência completa e imersiva na cultura norte-americana, os alunos da Genium conquistam a tão sonhada fluência na língua inglesa de forma rápida e eficaz. Isso porque todos os professores do High School são nativos americanos e, além de utilizar a mesma abordagem pedagógica das escolas do país, também ajudam a intensificar a convivência com a língua e a cultura.

Aqui os alunos cursam todas as matérias exclusivas do High School norte-americano e, também, tem a oportunidade de cursar matérias eletivas self-study para estudar aquilo que mais gostam e até dar os primeiros passos para a carreira do futuro.

Tudo isso, é claro, com o apoio dos nossos Learning Coaches, profissionais que estão preparados para dar suporte aos alunos em todas as etapas dessa jornada, seja para auxiliar com uma dúvida do homework ou até uma simples conversa.

E se você ainda não sabe, com a Genium você tem acesso a tudo isso sem precisar sair de casa! Todo o High School é cursado online, através de uma plataforma inovadora e intuitiva que torna toda a experiência ainda melhor.

Ao final de tudo, nossos alunos contam com o auxílio do Conselheiro Americano, um profissional nativo em uma assessoria exclusiva e individualizada para ajudar cada aluno a encontrar as melhores oportunidades em universidades norte-americanas.


Ou seja, não tem porque você não conhecer o Genium High School agora mesmo. Clique aqui e saiba mais!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email