university stanford

University Stanford – Conheça a universidade dos empreendedores!

Tudo o que você precisa saber sobre a University Stanford, umas das instituições mais renomadas do mundo!

A maioria dos estudantes do ensino médio norte-americano já ouviram falar e conhecem a University Stanford, lar de personalidades notáveis.

Mas, o que os estudantes brasileiros que sonham em estudar nos Estados Unidos precisam saber sobre ela?

Bom, neste artigo, vamos contar todos os principais detalhes e informações sobre uma das universidades mais famosas do mundo!

A University Stanford é uma instituição de ensino privada de renome mundial que visa promover o estudo, a interação entre o aluno e a faculdade, o trabalho interdisciplinar e a excelência acadêmica.

É bem conhecida pelo seu espírito empreendedor e fortes laços com Silicon Valley, o centro de numerosas start-ups tecnológicas e empresas globais, tais como Facebook, Apple, e Google.

História da universidade

Fundada em 1885 pelo então senador da Califórnia, Leland Stanford e por sua esposa, Jane, a Universidade de Stanford foi idealizada em memória do único filho do casal, Leland Jr., que faleceu de febre tifóide em 1884. É por isso que o nome oficial da universidade até hoje em dia é Leland Stanford Junior University.

Em 1891 Stanford abriu oficialmente as suas portas como universidade não-sectária, ou seja, sem nenhum tipo de intolerância e com co-educação. O seu objetivo era ser acessível aos estudantes e produzir graduados cultos que pudessem contribuir para a sociedade de forma prática. Originalmente, os principais focos da universidade eram as artes liberais e a engenharia.

As primeiras décadas foram um pouco ruins financeiramente, mas na década de 1920, graças a um ex-aluno e futuro Presidente dos EUA, Herbert Hoover-Stanford, a universidade conseguiu ultrapassar esse problema com financiamento.

À medida que o século XX avançava, a University Stanford rapidamente se transformou num importante centro de avanço científico e de pesquisa pioneira.

Muito do sucesso da universidade pode ser atribuído ao seu corpo docente e aos seus ex-alunos. Desde a sua fundação, 32 membros do corpo docente ganharam Prémios Nobel, e quatro ganharam Prêmios Pulitzer.

Entre os os ex-alunos mais notáveis da University Stanford podemos destacar:

  • Herbert Hoover – ex-presidente dos EUA;
  • Marissa Mayer – ex-Diretora Executiva e Presidente do Yahoo!;
  • Reese Witherspoon – atriz premiada com o Oscar;
  • Chelsea Clinton – filha dos políticos Hillary e Bill Clinton;
  • Sandra Day O’Connor – primeira mulher a ocupar um lugar no Supremo Tribunal;
  • Peter Thiel – cofundador do PayPal;
  • Cory Booker – primeiro senador afro-americano de Nova Jersey;
  • Sally Ride – primeira astronauta americana;
  • Tiger Woods – golfista profissional, embora não tenha completado o curso.

Sobre a University Stanford

A universidade está localizada na pequena cidade de Stanford, mais especificamente na área da baía da Califórnia do Norte, e a cerca de 30 milhas da cidade de São Francisco. O campus principal é um dos maiores dos Estados Unidos, com cerca de 8.180 hectares.

São sete escolas que compõem a University Stanford:

  • Escola de Ciências da Terra, Energia e Ambiente;
  • Escola de Engenharia;
  • Escola de Ciências e Humanidades;
  • Escola de Pós-Graduação em Negócios;
  • Escola Superior de Educação;
  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Medicina.

Cada uma dessas escolas tem a sua particularidade, mas uma coisa bem legal a ser citada é que a University Stanford preza muito o uso das artes em suas atividades extracurriculares.

Um exemplo disso é que a universidade é a casa do Iris & B. Gerald Cantor Center for Visual Arts, um museu com 24 galerias, jardins de escultura, terraços e um pátio enorme que foi estabelecido pela primeira vez em 1891 por Jane e Leland Stanford como memorial ao seu filho.

Outro exemplo, a coleção de obras de Rodin presentes no museu está entre as maiores do mundo. A Galeria Thomas Welton Stanford, que foi construída em 1917, serve como recurso pedagógico para o Departamento de Arte e História da Arte, assim como local de exposição.

Vale destacar que o departamento de música de Stanford patrocina muitos conjuntos musicais, incluindo os cinco coros, a Orquestra Sinfônica de Stanford, o Stanford Taiko e o Stanford Wind Ensemble.

Todas as atividades extracurriculares incluem grupos de teatro como o Ram’s Head Theatrical Society, a Stanford Improvisors, a Stanford Shakespeare Society e o Stanford Savoyards, um grupo dedicado à execução das obras de Gilbert e Sullivan.

A University Stanford é também anfitriã de dez grupos de à capella, são eles:

  • Mendicants – o primeiro grupo da universidade;
  • Counterpoint – o primeiro grupo feminino da costa oeste;
  • Fleet Street – um grupo comediante que tem canções originais;
  • Mixed Company – grupo focado apenas em música pop;
  • Everyday People – grupo focado apenas em hip-hop, soul e r&b;
  • Talisman – grupo focado em músicas com raíz africanas;
  • Harmonics – grupo focado em rock alternativo e reconhecido pelas suas grandes produções;
  • Testimony – grupo focado em músicas cristã;
  • Raagapella – grupo focado em músicas do sul da Ásia;
  • O-Tone – o mais novo de todos, criado em 2016 com foco nas músicas do leste Asiatico.

Para ter ideia da importância da arte e cultura para a universidade, em 2014, ela abriu o Anderson Collection, um novo museu centrado na arte norte-americana do pós-guerra. Foi fundado  pela doação de 121 obras de magnatas, como o casal Mary e Harry Anderson. Existem instalações de arte ao ar livre em todo o campus, como alguns murais, mas o que você vai encontrar principalmente são instalações de esculturas.

Sobre Stanford

Em termos de matrículas, mais de 17.000 estudantes, incluindo cerca de 7.000 licenciados, frequentam Stanford. Isto faz dela uma instituição de média dimensão. Além disso, a escola tem 2.240 membros do corpo docente.

Mas se matricular na universidade não é um feito fácil. Stanford é altamente competitiva para os alunos de graduação: atualmente, a taxa de aceitação de Stanford é de cerca de 4%, uma das mais baixas do país. Isto significa que apenas quatro em cada 100 candidatos são admitidos.

A University Stanford foi o lar de Martin Luther King Jr., que desenvolveu um projeto em colaboração com o King Center para publicar os documentos detidos pelo centro. O projeto também era dirigido por John S. Knight Fellowship for Professional Journalists e por Center for Ocean Solutions, que reúne a ciência marinha e a política para enfrentar os desafios que o oceano enfrenta.

Juntamente com a UC Berkeley e UC San Francisco, a University Stanford faz parte do Biohub, um novo centro de investigação científica médica fundado em 2016 por um compromisso de 600 milhões de dólares do CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e da pediatra Priscilla Chan.

Devido ao seu prestígio, o ranking da Universidade de Stanford é geralmente o top 10, por vezes o top 5, na maioria das listas de classificação das universidades nacionais.

  • Ensino

Stanford segue um sistema de ensino trimestral, iniciando o primeiro trimestre normalmente no final de setembro e o segundo terminando em meados de Junho. O programa de graduação tem quatro anos de duração, com foco nas artes e ciências, preparando os  estudantes para terem um alto nível de conhecimento em suas áreas. A University Stanford é credenciada pela Associação Ocidental de Escolas e Faculdades.

A universidade possui algumas instituições associadas, incluindo:

  • Laboratório Nacional de Aceleradores SLAC;
  • Instituto de Investigação de Stanford – uma instituição independente que teve origem na universidade;
  • Instituição Hoover – um grupo de reflexão conservador;
  • Instituto Hasso Plattner de Design – uma escola de design multidisciplinar em cooperação com o Instituto Hasso Plattner da Universidade de Potsdam que integra a educação em design de produtos, engenharia e gestão empresarial.

Em termos de programas acadêmicos, os estudantes têm mais de 65 licenciaturas para escolher entre três escolas: Escola de Ciências da Terra, Energia e Ambiente, Escola de Engenharia e Escola de Ciências e Humanidades. As outras quatro escolas dão apenas diplomas de pós-graduação.

Algumas das disciplinas mais populares incluem ciências informáticas e da informação, engenharia, ciências sociais e estudos interdisciplinares. Além disso, Stanford reúne 18 institutos interdisciplinares, que permitem aos estudantes combinar diferentes áreas de estudo para formar os seus próprios programas únicos.

Em relação ao tamanho das turmas, a dimensão entre aluno-faculdade é de 5:1; isto quer dizer que existem apenas cinco alunos para cada professor. Uma excelente relação que assegura que todos os alunos tenham um tempo amplo acesso aos membros do corpo docente.

A universidade ainda conta com algumas bibliotecas espalhadas em seus campus, sendo a principal delas a biblioteca Verde. Ela contém várias salas para reuniões e conferências, espaços de estudo e salas de leitura. Já a biblioteca Lathrop, conhecida anteriormente como biblioteca Meyer, concentra vários recursos midiáticos acessíveis aos estudantes e reúne uma das maiores coleções de conteúdo do mundo com cerca de 540.000 volumes.

  • Ajuda financeira

A matrícula na University Stanford é bastante elevada devido ao status da escola como instituição privada de elite. Atualmente, as mensalidades são de $53.529 por ano.

A média de mensalidade para faculdades privadas de quatro anos, como relatado pelo Conselho Superior, é de $32.410, o que significa que Stanford custa mais de $20.000, em média.

Apesar do preço elevado, Stanford tem uma política de ajuda financeira bastante generosa. A universidade nunca leva em consideração a capacidade de pagamento de um estudante antes de tomar uma decisão de admissão.

Segundo o site oficial da universidade, a ajuda financeira funciona da seguinte maneira:

Para a maioria dos estudantes, a contribuição esperada é de pelo menos $5.000. Sendo,  $1.500 de rendimentos anteriores (particularmente no verão) e $3.500 de emprego parcial durante o ano acadêmico. A contribuição total esperada dos rendimentos dos estudantes vai variar com base em circunstâncias individuais.

As bolsas de estudo são a principal fonte de ajuda para os estudantes de Stanford: cerca de 58% dos estudantes recebem bolsas de estudo, e este número inclui também bolsas de estudo atléticas. Embora Stanford não conceda geralmente quaisquer tipos de empréstimos,  se precisar o estudante poderá solicitá-lo.

Para ter noção, em 2012 e 2013, a universidade concedeu ajuda financeira baseada nas necessidades no valor de $126 milhões para 3.485 estudantes, com um valor médio de ajuda de $40.460.

Cerca de 80% dos estudantes da University Stanford recebem alguma forma de ajuda financeira. A universidade, no geral, tem uma política de não concessão de empréstimos. Desde 2015, Stanford dispensa a maioria das famílias dos estudantes admitidos na graduação com rendimentos inferiores a $65.000.

Vale ressaltar que a maioria das famílias com rendimentos inferiores a $125.000 não é obrigada a pagar mensalidades e aquelas com rendimentos até $150.000 podem ter os valores significativamente reduzidos.

  • Admissões

A University Stanford é considerada pela US News como a mais seletiva, com uma taxa de aceitação de 4%. Metade dos candidatos aceitos na universidade têm uma pontuação no SAT entre 1440 e 1570 ou uma pontuação no ACT de 32 e 35.

Em termos de material não acadêmico, desde 2019, Stanford classifica as atividades extracurriculares, talento, aptidão e qualidades de caráter pessoal como muito importantes na tomada de decisões de admissão pela primeira vez. No primeiro ano, ela classifica na entrevista, se o estudante é um candidato universitário de primeira geração, com base no repertório acadêmico, trabalho voluntário e experiência de trabalho.

O processo de admissão de Stanford é realizado às cegas para os cidadãos dos EUA e residentes permanentes; embora não seja o mesmo para estudantes internacionais, já que 64% precisam receber ajuda baseada nas necessidades.

Vida dos estudantes na University Stanford

Os estudantes em Stanford normalmente desfrutam inteiramente das suas experiências e têm várias opções de escolha quando o assunto são os programas acadêmicos e as atividades extracurriculares.

De todos os calouros, 99% permanecem na University Stanford para o segundo ano, o que indica que a grande maioria dos estudantes está altamente satisfeito com a sua experiência na universidade. Todos os calouros são obrigados a viver no campus e o alojamento é garantido durante quatro anos.

Fora do meio acadêmico, os estudantes podem escolher entre mais de 650 grupos de estudos, desde clubes esportivos e acadêmicos até os grupos artísticos e organizações religiosas. Cerca de 25% dos estudantes universitários também participam ativamente de alguma fraternidade.

Os esportes, principalmente o futebol, são muito populares na University Stanford. O Stanford Cardinal faz parte da Divisão I da NCAA. Um dos jogos de futebol anuais mais importantes é entre Stanford e UC Berkeley, conhecido popularmente como o “Big Game”.

A taxa de graduação de seis anos para os estudantes em Stanford é de 94%, levando em conta que a maioria dos estudantes leva no máximo seis anos para obter o seu diploma de bacharelado, enquanto uma pequena minoria leva mais tempo ou não termina todo o curso.

De acordo com a PayScale, o salário de início da carreira de um aluno formado em Stanford é impressionante: cerca de $83.500, já o salário médio da carreira é ainda mais impressionante: $161.400. Isto coloca Stanford entre as 10 melhores universidades com estudantes formados com os maiores rendimentos.

Assim, como se pode ver, os estudantes de Stanford geralmente têm uma perspectiva muito boa quando se trata de dinheiro e sucesso profissional.

O High School da Genium te prepara para entrar na University Stanford

Sim!

Aqui na Genium oferecemos o curso de High School para estudantes brasileiros entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio que desejam se aprofundar e vivenciar a cultura norte-americana, sem sair do Brasil.

Durante todo o curso, os alunos contam com aulas ao vivo em disciplinas lecionadas por professores norte-americanos em uma plataforma virtual de estudos. Todo aluno da Genium High School conta também com a assessoria do Conselheiro Americano. Esses são profissionais com uma vasta experiência em processos de candidatura às universidades dos Estados Unidos, incluindo a University Stanford.

Se você pensa em estudar fora e garantir um futuro promissor, fale com a gente! Vamos te ajudar a se preparar para conseguir uma vaga em uma das melhores universidades do mundo!

Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

Conheça o High School da Genium através desse link.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email