escola de formação

Escola de formação norte-americana: porque investir em uma?

Já pensou em estudar em uma escola de formação norte-americana? O que antes podia ser um sonho distante, hoje já é realidade para muitos estudantes aqui no Brasil. Quer saber como? Então continue aqui que a gente te explica tudo!

Não é novidade para ninguém que com o avanço da tecnologia a distância ficou cada vez menor e as oportunidades estão cada vez maiores. Na área da educação, por exemplo, podemos dizer que os recursos estão cada vez mais acessíveis, aumentando as oportunidades e a chance de um futuro melhor para os estudantes.

Hoje, por exemplo, é possível estudar em uma escola de formação americana sem sequer sair de casa. Parece besteira, mas a alguns anos atrás isso não era possível e sequer imaginável. A tecnologia proporcionou que muitos estudantes tivessem acesso aos sistemas educacionais de outros países, agregando mais conhecimento e valor ao seu currículo.

A Genium é uma escola de formação norte-americana para alunos brasileiros. Para saber mais sobre esse sistema, continue acompanhando esse artigo!

O sistema de ensino norte-americano

Antes de mais nada, é importante entender como funciona o sistema de ensino norte-americano e de que forma uma escola de formação traz benefícios para um aluno.

O sistema de ensino dos Estados Unidos é bastante diferente do brasileiro, não só em questão de avaliação, notas, dinâmica, mas até na própria classificação dos alunos

Achou confuso?! Para que você entenda, vamos explicar as etapas do sistema de ensino dos Estados Unidos.

Kindergarten ou educação infantil

Apesar do nome difícil, kindergarten é um termo alemão que significa “jardim de infância” e é a forma como os norte-americanos se referem ao primeiro ano de educação para as crianças de 5 a 6 anos.

Ela é considerada uma preschool e não é uma etapa de ensino obrigatória nos Estados Unidos, por isso, a maioria das escolas que oferecem essa modalidade são particulares.

Elementary School ou Ensino Fundamental l

Nos Estados Unidos, esta é a fase que o ensino começa a ser obrigatório. O Elementary School é equivalente ao ensino fundamental I no Brasil, ou seja, para alunos dos 6 aos 10 anos.

Dedicado a alunos do 1º ao 5º ano, essa etapa conta com disciplinas obrigatórias como matemática, ciências, estudos sociais, educação física, arte, leitura e língua inglesa, que se divide entre gramática, vocabulário e soletração. Dependendo do distrito escolar, mais matérias podem ser adicionadas à grade do aluno.

Middle School ou Ensino Fundamental II

A Middle School norte-americana é equivalente ao ensino fundamental ll brasileiro, ou seja, para alunos dos 11 aos 14 anos que cursam do 6º ao 8º ano. Nessa etapa, assim como na maioria das escolas no Brasil, as matérias passam a ser ministradas por professores especializados na área.

Nos Estados Unidos, é nessa fase que os alunos deixam de ter uma sala de aula e turma fixa e passam a trocar de ambiente e de colegas para cada matéria. Os professores, em suas salas, costumam decorar e tematizar de acordo com a disciplina lecionada. Os espaços também são e equipados com as ferramentas de cada matéria. Dessa forma, os alunos se aprofundam no universo de cada disciplina e podem encontrar mais inspiração.

As disciplinas obrigatórias para essa fase podem variar de acordo com a legislação de cada estado, mas no geral, são as seguintes:

  • Educação física;
  • Ciências: a disciplina engloba química, biologia e física;
  • Língua inglesa: a disciplina inclui redação, literatura e gramática;
  • Matemática: a disciplina inclui geometria, estatística, álgebra e pré-cálculo;
  • Estudos sociais: a disciplina inclui economia, história e geografia.

O estudo de uma língua estrangeira também é obrigatório, mas ela varia de acordo com o Estado onde o aluno vive, assim como a carga horária de disciplinas relacionadas à saúde.

E claro, como é clássico no sistema de ensino norte-americano, nessa fase os alunos começam a escolher a disciplinas eletivas que desejam cursar e as opções também podem variar muito de acordo com cada escola e estado.

High School ou Ensino Médio

O High School norte-americano, assim como o middle school norte-americano, possui aulas lecionadas por professores especializados em cada matéria, e com isso, os alunos precisam mudar de sala a cada troca de aula. Nos Estados Unidos, ele é cursado entre o 9º e o 12º ano, ou seja, quatro anos de High School. Os estudantes são divididos em:

  • Freshman: estudantes do primeiro ano;
  • Sophomore: estudantes do segundo ano;
  • Junior: estudantes do terceiro ano;
  • Senior: estudantes do último ano do High School, chamados também de veteranos. É nesse período que os estudantes começam a se preparar para a vida universitária.

No Brasil, esse período de estudo é equivalente ao 9º ano do ensino fundamental II e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Matemática, história e inglês, são matérias obrigatórias na maioria das escolas de formação norte-americanas, podendo variar de acordo com cada estado. As aulas têm duração média de 30 minutos até 1h30, sendo cursadas em período integral, com um intervalo para o almoço.

Durante o High School, o aluno tem a oportunidade de cursar matérias eletivas com base na sua vocação, como por exemplo, marketing, carpintaria e mecânica. Existem, ainda, clubes específicos para ajudar os alunos a complementarem seus conhecimentos, enriquecendo o seu currículo acadêmico.

Middle School e High School Norte-Americano da Genium Education

A Genium Education é uma escola de formação norte-americana que possui os dois principais modelos de ensino dos Estados Unidos – o Middle School e o High School. A ideia é que os estudantes brasileiros desfrutem do melhor de cada forma de ensino, sem sair de casa, e se preparem para a tão sonhada universidade norte-americana.

Para que os estudantes aproveitem ao máximo essa experiência, as aulas são ministradas na modalidade EAD, ou seja, ensino a distância. Isso possibilita que o aluno tenha mais flexibilidade para incluir as aulas no seu dia a dia, podendo estudar como, quando e onde quiser.

As propostas da Genium são uma verdadeira imersão na cultura norte-americana, já que todas as aulas são lecionadas na língua inglesa, com professores certificados internacionalmente, sem contar que o conteúdo é todo pensado com base no currículo e histórico escolar norte-americano. 

Middle School Experience da Genium

O Middle School Experience da Genium é voltado para os estudantes que estão cursando entre o 6º e 7º ano do ensino fundamental II.

O curso tem a duração de dois anos no total, sendo dividido em duas partes. A primeira parte – os primeiros 12 meses – o aluno estudará a língua inglesa, com uma hora de aulas ao vivo semanais e uma plataforma online para ser explorada. Essa primeira etapa do curso, é composto por atividades e tarefas passadas pelo professor, nesse caso, brasileiro, e mais duas horas semanais para dúvidas e feedbacks.

Na segunda parte – os últimos 12 meses – o aluno aprende com as matérias especiais, Earth and Space Science, onde os alunos se aprofundam nos mistérios do universo,e a Scratch Coding, onde eles irão mergulhar no mundo da programação. Se quiser, ainda é possível estender o curso, adquirindo a parte uma das mais de 40 matérias eletivas self-study* disponíveis.

Durante os 24 meses, esses alunos são estimulados a se desenvolverem em todas as áreas do idioma, audição, vocabulário, leitura, escrita e pronúncia, tornando a experiência do Middle School Experience ainda mais única!

High School da Genium

Esse programa é perfeito para quem busca realizar o sonho de estudar o High School norte-americano. Ele também é o caminho para quem deseja conseguir o ingresso e a tão desejada bolsa de estudos em uma universidade norte-americana, já que damos todo o apoio e instruções necessárias para isso.

Ofertado para os estudantes brasileiros que estão matriculados a partir do 8º ano do ensino fundamental II, o High School da Genium é uma das maneiras mais eficazes de se aprofundar na cultura dos EUA. Confira alguns diferenciais que essa oportunidade traz:

  • Os alunos conquistam um Diploma de High School com selo Cognia
  • A oportunidade de vivenciar uma experiência única, com aulas ao vivo com professores norte-americanos
  • Learning Coaches sempre à disposição
  • Aulas de conversação semanais
  • Assessoria, já inclusa, para possível ingresso em universidades nos EUA
  • Um catalogo de mais de 150 matérias eletivas self-study para o aluno escolher cursar o que mais gosta*

Tudo isso, e muito mais, em uma oferta precificada em reais, para que a família não fique sujeita ao valor do dólar. O aluno, do 8º ao 3º ano do ensino médio pode ingressar a qualquer momento!

*As matérias eletivas são vendidas separadamente e individualmente.

Sobre a Genium Education

Somos uma escola de formação norte-americana, com sede administrativa em Orlando, na Florida. Buscamos levar aos estudantes brasileiros a oportunidade de vivenciar toda a experiência do tradicional estudo norte-americano, sem sair de casa.

Na Genium Education, todos os cursos seguem a metodologia norte-americana, onde o aluno é o protagonista de sua jornada, por isso ele é estimulado desde o primeiro momento a se desenvolver e a se destacar, fazendo com que a imersão na cultura norte-americana seja ainda mais enriquecedora.

Independente do programa escolhido, Middle School Experience ou High School, o aluno conta com o apoio e suporte dos nossos Learning Coaches, profissionais especializados para ajudar em todos os processos ao longo do curso.

Para os alunos da High School, oferecemos ainda o suporte dos Conselheiros Americanos, eles são assessores norte-americanos que auxiliam os estudantes durante todo o processo de um possível ingresso nas universidades norte-americanas.

Na Genium Education, todos os profissionais são certificados internacionalmente, altamente qualificados e dispostos a transformarem a vida de cada aluno, garantindo a eles um ensino de qualidade e enriquecedor.

Gostou? Então entre em contato com a gente para saber mais! https://www.geniumeducation.com.br/

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email