Você tem o sonho de estudar em uma universidade dos EUA? Sabia que isso é super possível? Isso mesmo! 

Grande parte das instituições de ensino superior norte-americana aceitam estudantes brasileiros que querem cursar uma graduação, pós-graduação e até mesmo doutorado. Prova disso, é um relatório divulgado pelo Institute of International Education. 

Segundo o relatório “Open Doors Report on International Educational Exchange”, o Brasil é o 12º país que mais envia alunos para cursar o ensino superior nos Estados Unidos. Só no ano letivo de 2020 e 2021, foram 14 mil. 

Mas como fazer para se tornar um desses alunos e ingressar em uma universidade dos EUA? Nós vamos te contar! 

Como funcionam as universidades dos EUA?

Saber tudo sobre uma universidade dos EUA é o desejo de muitos jovens que pretendem estudar no país e a primeira pergunta que muitos deles fazem é como essas universidades funcionam. 

Neste ponto, existem muitas diferenças entre as instituições norte-americanas e brasileiras. A primeira delas é que você pode mudar de ideia sobre o curso sem precisar fazer provas ou outros processos complexos para isso.  

Acontece que nos Estados Unidos, os alunos da graduação dedicam os dois primeiros anos aos Core Courses, disciplinas gerais que servem como base e são essenciais para todas as áreas de atuação, como ciências naturais e sociais, inglês, matemática, entre outras. 

Outra diferença é que os estudantes podem se formar em mais de uma área ao mesmo tempo, garantindo um Double Major. Além disso, os alunos precisam cumprir uma determinada quantidade de créditos para conseguir o diploma, cada curso e universidade nos EUA tem sua própria política de créditos. 

Por fim, as aulas do ensino superior norte-americano funcionam de forma mais flexível do que estamos acostumados a ver no Brasil. Os alunos têm a liberdade de escolher suas matérias e gerenciar seu tempo da melhor maneira para completar os estudos.

Quais são as melhores universidades dos EUA? 

O que não falta nos Estados Unidos são opções de universidades, são mais de 4600 instituições de ensino superior distribuídas entre as privadas e públicas. Com tantas opções, como saber quais delas são as melhores? 

Anualmente, o QS Top Universities, divulga o QS World University Rankings com uma lista das melhores universidades do mundo. No levantamento é possível consultar dados mundiais, por país ou continente. Segundo o último ranking divulgado pela instituição, a lista com as melhores universidades dos Estados Unidos é: 

Destaque para as cinco primeiras listadas que estão no top 10 mundial. O ranking ainda apresenta a lista completa com 1400 instituições de ensino superior dos EUA. 

Grande parte delas fazem parte da Ivy League, um grupo com 8 das mais tradicionais, históricas e renomadas universidades norte-americanas. Isso comprova como o país vem se consolidando ao longo de sua história como um dos melhores países para estudar e investir na carreira internacional. 

Como entrar em uma universidade dos EUA? 

Pode não parecer, mas para entrar em uma universidade dos EUA é preciso muita dedicação e planejamento. Ao contrário do que vemos no Brasil, as instituições de ensino superior norte-americanas não estão apenas interessadas em suas notas, a avaliação vai muito além!

É claro que as notas importam, mas existem outros critérios utilizados nas avaliações das candidaturas. Um deles é o seu perfil, muitas das universidades nos Estados Unidos buscam por estudantes com características de liderança, inovadores, com mente aberta, persistentes e que saibam como assumir riscos. 

Isso porque as universidades, principalmente as mais renomadas, querem formar cidadãos preparados para transformar e melhorar a sociedade, com suas escolhas de carreira. Por conta disso, o processo de application merece muita atenção!

São diversas etapas que precisam ser cumpridas até que a sua candidatura chegue à universidade. Entre as principais estão: 

  • Escolher as universidades nas quais vai enviar sua application;
  • Solicitar as cartas de recomendação;
  • Escrever as cartas de motivação;
  • Fazer os testes solicitados, como ACT e SAT;
  • Fazer teste de proficiência no idioma, caso você não tenha cursado ensino bilíngue;
  • Enriquecer o currículo acadêmico;
  • Aplicar no site da universidade ou plataforma, como o Common App;
  • Entre outros!

Então, nada de fazer a candidatura em cima da hora! O recomendado é que você comece seu processo com um ano de antecedência. Afinal, o ano letivo dos Estados Unidos funciona de maneira diferente do brasileiro, com aulas iniciando em setembro ou outubro e candidaturas abertas em determinadas épocas do ano. 

Dessa forma, o planejamento é essencial para atingir esse objetivo, assim como a ajuda e suporte de um profissional especializado, como o Conselheiro Americano Genium

Tenha em mente que para entrar em uma universidade dos EUA você precisa preparar sua candidatura com cuidado e pensar que os avaliadores querem te conhecer por completo, não apenas suas aspirações acadêmicas. Ou seja, eles dão muito valor para a sua personalidade e ênfase em caracterísitcas importantes para o futuro pessoal e profissional!

Como a Genium te ajuda a entrar em uma universidade nos Estados Unidos?

Gostou do que leu até aqui e tem certeza que quer realizar o sonho de estudar em uma universidade dos EUA? Então conte com a Genium Education!

Trouxemos ao Brasil o que há de melhor no ensino norte-americano, possibilitando que os alunos estudem em uma plataforma 100% digital para enriquecer seus currículos, desenvolver habilidades e competências acadêmicas e pessoais, enquanto conquistam a fluência na língua inglesa com conteúdos autênticos. Isso mesmo!

São diversas opções de cursos, incluindo o Genium High School. Nele, além de cursarem matérias obrigatórias do currículo de ensino médio norte-americano, os alunos contam com matérias eletivas self-study que permite que eles se aprofundem nas áreas de conhecimento que mais possuem afinidade. 

Todas as matérias na Genium são monitoradas por professores nativos, especializados em suas áreas, preparados para tornar a jornada de cada aluno única! Ao concluir o curso, os estudantes garantem a fluência, um histórico competitivo e um diploma de High School com selo Cognia, que abre as portas para todas as universidades dos EUA!

E o melhor? Eles não precisam sair do Brasil para que isso aconteça e muito menos deixar o ensino regular! A plataforma permite que os alunos conciliem os estudos, se adaptando as rotinas mais agitadas e promovendo uma verdadeira imersão na cultura norte-americana, tudo pago em real. 

Além do Genium High School, os alunos podem contar com a assessoria do Conselheiro Americano, profissionais nativos que já ajudaram muitos estudantes a realizarem seus sonhos de estudar em uma universidade dos Estados Unidos, como a Malu, aceita em 6 instituições e a Julia, aceita em uma Ivy League

Com esse suporte você monta uma candidatura estratégica e de grande sucesso! Fale conosco e saiba mais como tornar esse sonho realidade. 

Quer saber mais sobre as universidades dos EUA, como ingressar e preparar uma candidatura de sucesso? Baixe agora mesmo o e-book gratuito “Como ingressar em uma universidade americana” e comece sua jornada promissora!