pós-graduação

Como estudar nos EUA para estudos de pós-graduação: mestrado e doutorado

Uma pergunta frequente que recebemos na Genium Education é sobre os cursos de pós-graduação nos Estados Unidos

Antes de discutirmos o processo de candidatura para a pós-graduação, vamos examinar as opções para o ensino superior nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, quando os alunos terminam o ensino médio (geralmente por volta dos 18 anos), há duas possibilidades se eles desejam ir para a universidade: eles podem estudar para um associate’s degree (dois anos) ou um bacharelado (normalmente quatro anos). Então, se os alunos quiserem continuar seus estudos depois de obter um bacharelado de quatro anos, eles podem ir para a pós-graduação.

As opções de programas de pós-graduação são o mestrado (dois anos) e o doutorado (três ou mais anos) e são muito focados em um assunto acadêmico específico. Por exemplo, você pode ir para a faculdade de direito (Law School), faculdade de medicina (Medical School) ou qualquer outro programa de pós-graduação específico. Esses diplomas avançados o tornam mais atraente para os empregadores em potencial e normalmente resultam em altos salários. Os programas podem durar de 1 a vários anos, dependendo das áreas específicas de estudo.

Etapa 1: Decidir onde se candidatar

Graduação ou pós-graduação

Para os alunos estrangeiros que concluíram o bacharelado, a busca por programas de pós-graduação é um processo mais simples em comparação com os alunos internacionais que ainda estão buscando oportunidades para a graduação. Afinal, esses alunos buscando mestrado e/ou doutorado já sabe exatamente qual a área acadêmica será o foco do seu curso.

Veja o conteúdo acadêmico e o processo de candidatura para o seu diploma de pós-graduação nos Estados Unidos

Para classificações de programas de pós-graduação, há listas como as Melhores Escolas de Pós-Graduação do U.S. News & World Report (U.S. News & World Report’s Best Graduate Schools) que podem ajudá-lo a identificar programas de pós-graduação de qualidade. Mas, assim como nos cursos de graduação, você vai querer olhar além das classificações e se fazer algumas perguntas importantes:

  • Quando posso começar meu programa de pós-graduação? A universidade traz novos alunos no outono (agosto-setembro), primavera (janeiro-fevereiro) ou mesmo no verão (maio-junho)?
  • A universidade exigirá algum teste padronizado, como GRE ou GMAT?
  • Há hospedagem para estudantes de pós-graduação ou casados disponíveis no campus?
  • Posso conseguir um estágio ou cooperação (co-op) enquanto estiver no programa?
  • Existem serviços de apoio para estudantes internacionais?

Observe atentamente o departamento acadêmico que lhe interessa: veja quais concentrações em sua área de estudos são possíveis e identifique membros do corpo docente com interesses de pesquisa semelhantes que poderiam servir como mentores ou conselheiros em potencial. Você também vai querer saber quantos novos alunos são admitidos e se inscrevem a cada ano.

Olhe para o custo da sua pós-graduação nos EUA

Embora os programas de pós-graduação sejam geralmente mais curtos do que os estudos de graduação (por exemplo, um a dois anos para programas de mestrado, três ou mais anos para programas de doutorado), os custos são semelhantes, e talvez até menos por ano. A maioria dos estudantes estrangeiros que fazem pós-graduação financia sua própria educação ou recebe alguma ajuda financeira das universidades que planeja frequentar.

Se você sabe que terá fundos limitados para pagar o(s) seu(s) estudo(s) de graduação ou pós-graduação, certifique-se de perguntar aos escritórios das universidades onde você se inscreve sobre os tipos de bolsas de estudo, assistantships e fellowships disponíveis para novos alunos internacionais. Se você estiver se candidatando a um programa de mestrado, pode haver bolsas de mérito acadêmico e / ou estágios de pós-graduação. Para programas de doutorado, pode haver financiamento para assistantships e fellowships.

Etapa 2:  Candidaturas para alunos de pós-graduação

Para candidatos internacionais de graduação ou pós-graduação, o processo de “como se inscrever” pode ser diferente para cada programa na mesma universidade dos EUA e pode até ser diferente para programas de mestrado e doutorado no mesmo departamento. Portanto, preste muita atenção aos detalhes que você recebe em quaisquer comunicações desses departamentos ou ao que é publicado em seus sites.

É fundamental que você cumpra os prazos de candidatura dos programas de pós-graduação de seu interesse. Para muitos programas de doutorado, os candidatos são considerados apenas para a entrada no outono (agosto / setembro) e têm prazos de inscrição entre dezembro e fevereiro. Se você perder o prazo de candidatura, pode ter que esperar um ano inteiro antes de poder se inscrever novamente.

Os requisitos de candidatura para estudantes internacionais que se inscrevem em programas de pós-graduação são semelhantes aos programas de graduação, com algumas diferenças importantes. Aqui está o que você pode precisar:

  • Transcrições acadêmicas de seus estudos de bacharelado
  • Pontuações de teste
  • Declaração de propósito
  • Proposta de pesquisa
  • Recomendações de professores
  • Passaporte válido
  • Comprovante de finanças – a menos que você se inscreva separadamente para bolsas de assistentes ou bolsas, você precisará mostrar financiamento para cobrir o custo total de sua educação (subtraindo quaisquer bolsas disponíveis)

Se o seu programa de mestrado ou doutorado for altamente considerado, os candidatos podem ser obrigados a fazer uma entrevista no campus ou por vídeo (via Skype ou similar) com o comitê de admissão do programa. Esteja preparado!

E, assim como acontece com as candidaturas para graduação, todas as universidades dos EUA aceitam candidaturas para pós-graduação online, normalmente por meio de seus próprios sites. Não existe um aplicativo comum para candidatos de pós-graduação.

Depois que sua candidatura for concluída e todos os documentos e materiais de apoio recebidos, você geralmente receberá um e-mail ou carta notificando-o quando as decisões forem tomadas e quando você receberá informações sobre as próximas etapas.

Etapa 3: Carta de aceite e a sua decisão final

Candidatos internacionais de graduação ou pós-graduação cairão em decisões regulares ou cronogramas de admissão rotativos para serem notificados sobre a aceitação. Depois de ter sido notificado do aceite da universidade e de você ter confirmado que irá cursar, o mesmo processo que os alunos de graduação aplica-se aos alunos de pós-graduação:

  • Certifique-se de ter tempo suficiente para tomar todas as providências necessárias
  • Obter visto(s) apropriado(s)
  • Arranjos financeiros são finalizados
  • Arranjos de moradia
  • Determine o que você precisará para a escola
  • Finalize qualquer programa de trabalho / estudo em que você possa estar envolvido
  • Arranjos de transporte e viagem
  • Ao viajar, certifique-se de manter toda a papelada oficial com você
  • Chegue e comece os estudos
  • Aproveite esta fantástica experiência e tire o máximo proveito do seu programa!

E se você tiver várias cartas de aceite chegando, parabéns! Crie uma lista dos critérios que você usaria para determinar qual universidade é a melhor para você.

Se candidatar em programas de pós-graduação é muito parecido com os programas de graduação. Se você fez seu programa de graduação nos Estados Unidos, já sabe o que fazer.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nossa equipe especializada estará à disposição para te atender.

Não se esqueça, aluno High School Genium tem o Conselheiro Americano para ajudar nas candidaturas a universidades dos EUA. A assessoria do Conselheiro Americano também pode ser adquirida a parte, caso deseje.

Quer mais conteúdo? Confira esse blog sobre como funcionam as universidades nos Estados Unidos: https://www.geniumeducation.com.br/universidade-dos-eua/

Escrito e editado em inglês por Andy Ross, Conselheiro Americano Genium Education.

Traduzido e editado em português por Victor Vasques.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email