School uniforms

School uniforms: como funcionam os uniformes escolares nos EUA

Você sabia que a maioria dos colégios nos Estados Unidos não exigem o school uniforms, ou uniformes escolares? Você já deve ter reparado em filmes norte-americanos que os alunos não costumam usar uniformes, salvo algumas exceções. Isso é bem diferente do que os alunos de escolas brasileiras estão acostumados. Venha conhecer mais sobre esse assunto aqui neste artigo.

School Uniforms

A maioria das escolas nos Estados Unidos não exige uniformes, mas, ao invés disso, impõe um código de vestimenta padronizado de quais tipos de roupas são apropriados para os alunos usarem na escola. Esses códigos de vestimenta variam de escola para escola, mas normalmente se baseiam em políticas mais amplas definidas pelo conselho escolar eleito do condado.

As escolas particulares, que são as escolas que exigem mensalidades e aceitação formal para frequentar, e outras escolas especializadas são normalmente as únicas escolas que exigem uniformes de escolha da administração escolar.

Entenda a polêmica

O debate sobre se os alunos devem usar school uniforms nos Estados Unidos já dura mais de uma década. Enquanto algumas pessoas afirmam que o uso dos uniformes tem um impacto positivo nos alunos e no ambiente escolar, outras temem que os uniformes impeçam as crianças de se expressarem através das suas escolhas de roupas.

As pesquisas sobre uniformes escolares costumam ter resultados mistos. Embora algumas escolas tenham considerado os uniformes benéficos, outras pesquisas descobriram que eles têm pouco efeito e podem até mesmo ser prejudiciais.

Porque algumas escolas optam pelo school uniforms?

Algumas escolas vêem o uniforme e o código de vestimenta como uma forma de unir os alunos e afirmar a identidade do colégio. Para justificar o uso do uniforme, as escolas costumam apontar alguns benefícios tanto para os alunos, quanto para o ambiente escolar. Vamos ver?

Identidade da equipe e cultura escolar

As escolas afirmam que quando os alunos usam o mesmo uniforme, isso ajuda a promover um sentimento de espírito de equipe. Todos são facilmente identificáveis como estando no mesmo time, assim como os jogadores de um time de basquete, futebol ou torcida, afirmando a identidade de equipe da escola.

Promoção de comportamento positivo

Pesquisas mostram que quando as escolas implementam uma política uniforme, isso influencia na melhora das notas, na redução de atrasos, faltas às aulas e suspensões e por último, mas não menos importante, na redução de problemas disciplinares.

Como eles não precisam perder tempo escolhendo o que vestir todas as manhãs, os alunos conseguem ficar prontos mais rápido. Tudo isso ajuda a evitar os atrasos e as faltas.

Minimização da competição e as diferenças socioeconômicas

No Middle School e no High School, a moda e o alto preço das marcas de estilistas podem criar uma hierarquia perceptível entre os alunos. Através do uso de uniforme, igual para todos, esse tipo de comportamento diminui bastante.

Para muitos alunos, as roupas podem ser uma grande fonte de estresse. Não ter certas roupas de marca ou não usar itens da moda pode levar a sentimento de insegurança. Por isso muitas escolas enxergam no uniforme uma alternativa para melhorar essa situação. Algumas instituições alegam inclusive que o uso do uniforme ajuda os alunos a melhorarem a concentração, disciplina e desempenho acadêmico.

Identificação de convidados no Campus

Quando os alunos usam uniformes das mesmas cores, é fácil para a administração e as equipes de ensino determinar quem pode ser um convidado ou um intruso no campus. Isso ajuda bastante com problemas de segurança e na hora de ajudar a encontrar alguém.

Agora, quais são as desvantagens dos school uniforms?

Como você deve saber, toda moeda possui dois lados e não é à toa que esse debate existe há mais de anos nos Estados Unidos. Para nós, brasileiros, que estamos acostumados com o uso de uniformes tanto nas escolas particulares como nas públicas, é até difícil entender tanta polêmica. Mas para um país que não está acostumado com esse código de vestimenta, isso implica em muitas mudanças. Venha conhecer um pouco mais sobre algumas das desvantagens do uso do uniforme escolar.

Monitoramento da aplicação do código de vestimenta

Quando uma instituição opta pelo uso do uniforme escolar, muitos funcionários da escola passam muito tempo policiando os códigos de vestimenta. Aplicar as políticas pode exigir muitos recursos, pois os professores podem mandar as crianças para a diretoria e o diretor ou coordenador precisam determinar se as roupas são muito largas, inadequadas ou reveladoras. Ou seja, uma enorme perda de tempo para os funcionários. E algumas crianças podem acabar perdendo muito tempo aguardando as consequências disso ou receber repetidas suspensões pela violação do código de vestimenta.

Questão financeira

É impossível falar de uniformes escolares sem pensar na questão financeira. É preciso ter em mente que nem toda família possui as mesmas condições financeiras e o uniforme escolar implica em custos. Os opositores ao uso do uniforme escolar alegam que, principalmente as escolas públicas, não deveriam exigir esse código de vestimenta, já que pode ser um grande problema para algumas famílias.

Questão identitária

Bom, estamos no século XXI, e a questão identitária, mais do que nunca, é muito importante, principalmente para jovens em formação. Algumas pesquisas afirmam que o uso do uniforme escolar pode prejudicar os jovens, justamente porque é nessa fase que eles começam a se reconhecer e encontrar sua própria identidade, limitando a sua liberdade em se expressar.

O uso do uniforme escolar não diminui as diferenças socioeconômicas

Muitos opositores ao uso do uniforme escolar afirmam que ele não diminui o contraste econômico entre os alunos. Os alunos podem até estar vestidos iguais, mas os seus pertences são diferentes: sapatos, mochilas, celular, material escolar. Ou seja, pode até não haver uma discriminação em relação as roupas, mas os alunos vão procurar outro motivo para isso. Além disso, isso pode enviar uma mensagem aos alunos de que qualquer coisa considerada diferente é ruim, o que não é verdade.

Na Genium Education você não precisa usar uniforme!

 É isso mesmo, a boa notícia é que você está livre de toda essa polêmica porque na Genium Education você não precisa usar uniforme.

A Genium é uma instituição de ensino norte-americano que atua no Brasil oferecendo aos alunos brasileiros essa oportunidade de ensino. Somos uma instituição totalmente online, ou seja, você estuda como, quando e onde quiser e claro, não precisa usar uniforme para isso.

Aqui você encontra o Middle School Experience, para alunos do ensino fundamental ll aqui no Brasil, um curso onde o aluno desenvolve a fluência na língua inglesa e a pode se aprofundar em disciplinas relevantes para o futuro, como Scratch Coding e Earth And Space Science.

Você também tem a oportunidade de obter o diploma do High School norte-americano sem sair de casa com o Genium High School. No Genium High School, o aluno estuda as matérias exclusivas do High School norte-americano e ainda pode escolher matérias eletivas self-study para complementar o seu currículo. Ele ainda conta com o auxílio de Learning Coaches para as dúvidas e do Conselheiro Americano, para ajudar no processo de candidatura a universidades dos Estados Unidos.

Mas não se esqueça, para estudar na Genium é preciso estar matriculado em uma escola brasileira. Assim, ao se formar, o aluno garante o seu diploma do ensino médio através da escola, e o do High School norte-americano através da Genium Education.

E aí, o que você achou? É a favor ou contra o uso de uniformes nas escolas? Conte para gente qual a sua opinião. Ah, se você tiver alguma dúvida sobre nossos cursos, entre em contato com a gente! https://www.geniumeducation.com.br/contato/

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email