university south florida

Conheça a University South Florida – uma das melhores universidades dos EUA

Descubra tudo sobre a University South Florida, a universidade que foi a escolha da aluna High School Genium, aceita em seis universidades norte-americanas. 

A University South Florida é uma das melhores universidades públicas norte-americanas. Conhecida pela sigla USF, ela fica localizada em Tampa Bay, lugar perfeito para que os estudantes possam usufruir de diversas experiências culturais, artísticas e empresariais. 

A USF é a que possui o crescimento mais rápido na América, conforme o US. News and World Report 2022 Best Colleges rankings. Nos últimos 10 anos, a University South Florida subiu 67 lugares entre todas as universidades e 48 lugares entre as universidades públicas, mais do que qualquer outra universidade do país. 

Para ter uma ideia, os estudantes desfrutam durante todo o ano de um clima bonito com temperaturas amenas e muito sol, sendo que algumas das praias mais amadas do país encontram-se também a uma curta distância, na pitoresca costa do Golfo da Flórida. 

Se você deseja realizar o sonho de estudar em uma universidade norte-americana com ensino de qualidade, a USF pode ser uma ótima opção. A Malu, aluna do High School Genium que foi aceita em seis universidades dos EUA escolheu a University South Florida para continuar a trilhar o seu caminho de sucesso depois da sua formatura na Genium.

Mas não é só isso, continue lendo esse artigo até o final e conheça mais motivos que levaram a Malu a escolher a University South Florida. 

Sobre a University South Florida

Embora seja uma universidade relativamente nova, fundada em 1956, a University South Florida possui tradições ricas – voltadas ao acesso e oportunidade para os estudantes, oferecendo excelência acadêmica e de investigação inovadora.

A USF, como é conhecida, está situada na vibrante e diversificada região de Tampa Bay, com campus em Tampa, São Petersburgo e Sarasota-Manatee. Juntos, os campus atendem mais de 50.000 estudantes em busca de diplomas de graduação, pós-graduação e especialização. 

A University South Florida é a quarta maior universidade da Flórida e a 11ª maior universidade pública dos Estados Unidos. 

Em 2018, a USF foi definida como a terceira universidade proeminente da Flórida pelo sistema universitário estadual dos Estados Unidos. Para que uma instituição pública alcance um status de proeminência, ela deve atender ou superar pelo menos 11 das 12 métricas estabelecidas pelos legisladores da Flórida. 

Através das 13 faculdades, os estudantes universitários podem escolher entre mais de 200 cursos, voltados para diversas áreas, desde a empresarial e de engenharia até às artes e USF Health. 

  • Faculdade de Artes e Ciências;
  • Faculdade de Ciências Comportamentais e Comunitárias;
  • Faculdade de Negócios;
  • Faculdade de Engenharia;
  • Faculdade de Sustentabilidade Global;
  • Faculdade de Pós-Graduação;
  • Faculdade de Honra Judy Geneshaft;
  • Faculdade de Ciências Marinhas;
  • Faculdade de Medicina;
  • Faculdade de Enfermagem;
  • Faculdade de Farmácia Taneja;
  • Faculdade de Saúde Pública;
  • Faculdade de Artes. 

Os esforços de inovação e desenvolvimento econômico dos estudantes produzem benefícios tangíveis em toda a Flórida. A universidade teve um impacto econômico total de 6,02 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2019-20 e apoia 68.704 empregos no Estado. Muitos dos empregos apoiados pela USF são em indústrias de alta competência, com salários elevados e baseadas no conhecimento, tais como ciências da vida, tecnologia da informação e serviços financeiros.

Os alunos se concentram no desenvolvimento de soluções transformadoras para questões complexas que a sociedade enfrenta. Ao longo da pandemia do coronavírus, por exemplo, a USF Health tem estado na vanguarda da resposta da região de Tampa Bay. 

Os esforços incluíram trabalhar nas linhas de frente, produzir esfregaços nasais impressos em 3D, criar escudos faciais para trabalhadores da saúde, realizar ensaios clínicos e ajudar o Departamento de Saúde da Flórida com o rastreio de contatos. 

Ela é considerada um dos melhores lugares voltados para os estudos científicos e medicina avançada para tratamento de diversas doenças incluindo alzheimer, parkinson e huntington.   

A University South Florida prioriza uma sociedade mais justa. Por isso, estudantes, professores e funcionários trabalham em conjunto para desenvolver práticas, recursos e iniciativas que contribuam para uma sociedade mais igualitária. 

Como todas as grandes universidades, a USF é guiada pelos ideais tradicionais do ensino superior. Mas a missão, como universidade, é muito mais do que a das instituições tradicionais do ensino superior.

A University South Florida acredita que todos os estudantes serão bem sucedidos se lhes for dada a oportunidade. Todos os estudantes da USF, independentemente dos seus antecedentes ou circunstâncias, serão bem sucedidos se escolherem a universidade. 

  • Vida acadêmica na USF

A relação aluno e professor na University South Florida é de 22 para 1, sendo que a escola tem 46% das suas aulas com menos de 20 alunos. Entre as disciplinas mais populares na da universidade estão:

  • Negócios, Gestão, Marketing, e Serviços de Apoio Relacionados; 
  • Profissões da Saúde e Programas Relacionados; 
  • Ciências Biológicas e Biomédicas; 
  • Ciências Sociais; 
  • Engenharia;
  • Psicologia; 
  • Educação;
  • Ciências Informáticas e da Informação e Serviços de Apoio; 
  • Artes e Ciências Liberais, Estudos Gerais e Humanidades. 

A taxa média de retenção de calouros, um indicador da satisfação dos estudantes, é de cerca de 92%.

A University South Florida tem como base um sistema semestral, assim o calendário acadêmico da universidade é composto por três semestres letivos durante o ano. 

O ano letivo da USF começa no outono, de agosto a dezembro. O semestre da primavera geralmente começa em janeiro e termina no final de abril ou início de maio. Já o semestre de verão é dividido em três seções – A, B e C – que geralmente duram seis ou dez semanas.

A universidade ainda conta com a Tampa Library, a maior e mais abrangente biblioteca do Sistema USF. Além de fornecer aos alunos o acesso a mais de 2 milhões de conteúdos acadêmicos, bancos de dados e livros. 

A biblioteca da University South Florida possui sete andares e oferece diversos serviços como tutoria e redação, laptops, um centro de recursos de carreira e reservas de cursos e salas de estudo em grupo. 

Além da biblioteca de Tampa, o sistema USF Libraries inclui dois espaços regionais de biblioteca e USF Health Libraries. Os espaços da biblioteca regional são a Nelson Poynter Memorial Library, localizada no campus da USF St. Petersburg, e o Information Commons Hub, localizado no campus da USF Sarasota-Manatee. 

A University South Florida é uma das universidades norte-americanas de pesquisa que mais cresce nos EUA. Para ter uma ideia, entre 2017 e 2018, a universidade recebeu mais de US$ 485 milhões em prêmios de pesquisa. 

Qualquer atividade onde os estudantes se envolvam pode ser acrescentada às suas transcrições co-curriculares, documentos oficiais que a escola oferece para ajudar os estudantes a mostrar o seu envolvimento extracurricular e competências especializadas a futuros empregadores. As equipes atléticas da USF Bulls, por exemplo, competem na NCAA Division I American Athletic Conference.  

  • Vida estudantil na USF

No campus, existem mais de 400 organizações estudantis para os alunos escolherem, assim como uma grande quantidade de fraternidades. Os estudantes do primeiro ano são obrigados a viver no campus, com algumas exceções:

  • A menos que morem em um dos vários condados próximos;
  • Tenham mais de 21 anos ou sejam casados;
  • Entre outras isenções.

Para os estudantes que não vivem no campus, a escola organiza uma rede de estudantes de comutação e oferece transporte para se deslocarem até a instituição.

Vale destacar que a universidade oferece uma série de serviços para estudantes, incluindo:

  • Atendimento 24h para emergências;
  • Assessoria médica;
  • Seguro saúde,
  • Segurança no campus – com acesso controlado aos dormitórios – chaves, cartões de segurança, etc. 
  • Transporte noturno. 
  • Admissão e financiamento 

A USF é uma das universidades mais seletivas dos EUA, com uma taxa de aceitação de 49%. Metade dos candidatos admitidos têm uma pontuação SAT entre 1160 e 1320 ou uma pontuação ACT de 25 e 30. 

É importante atender todos os requisitos da universidade, ou seja, preparar uma boa carta de motivação ou recomendação, ir bem no GPA e conseguir excelentes pontos nas provas – SAT ou ACT. 

Para estudantes internacionais e que não tem inglês como língua oficial no país em que vive é necessário apresentar um certificado de proficiência, neste caso, vale tanto o TOEFL ou IELTS.  

Na University South Florida, 56% dos estudantes em tempo integral recebem alguma ajuda financeira baseada nas necessidades, e a média de bolsas de estudo ou subsídios baseados nas necessidades é de US$8.160,00.

Conheça a Malu 

A Maria Luiza, ou como gostamos de chamá-la por aqui Malu, entrou no curso Genium High School no segundo semestre de 2016 enquanto estudava o 8º ano do ensino fundamental II. Ela aproveitou essa oportunidade para mergulhar na cultura norte-americana através das matérias obrigatórias: 

  • Economics;
  • U.S. History 1 e 2; 
  • U.S. Government;
  • Fine Arts;
  • Computer Sciences

Ela também incluiu algumas matérias eletivas self-study na sua grade, como International Business, Advertising and Sales Promotion e Entrepreneurship 1. 

Durante sua experiência com a Genium ela pôde contar com a ajuda dos nossos Learning Coaches, que a auxiliaram em diversas questões, desde o primeiro momento na ajuda com as matérias até a sua aplicação às universidades. 

Por falar em universidades, a Malu foi aceita em 6 universidades norte-americanas! Isso mesmo. Durante o processo de aplicação ela contou com a ajuda do nosso Conselheiro Americano, essencial para os resultados finais de suas aplicações.

A Malu foi aceita nas seguintes universidades norte-americanas:  

  • University of South Florida (USF);
  • University of Central Florida (UCF);
  • University of North Florida (UNF);
  • Valencia College; Hillsborough Community College;
  • Tallahassee Community College.

Ela acabou escolhendo a University of South Florida, para cursar o bacharel em Business Advertising

Durante o bate-papo, Malu ainda deu dicas bem interessantes para quem deseja seguir os seus passos e comentou também sobre as diferenças entre os processos de ingresso nas universidades brasileiras e norte-americanas. 

Para ler a entrevista completa com a Malu clique aqui. Se preferir, assista esse destaque especial que fizemos com ela no nosso Instagram. 

Conte com a Genium 

Quer fazer como a Malu e se preparar para um futuro promissor? Conte com a Genium Education!

Por aqui os alunos e responsáveis têm suporte a todo momento para tirar as mais diversas dúvidas e ajudar com o que for necessário. Contamos com diferentes cursos para você ficar fluente no inglês, abra novas portas e aumente suas oportunidades. 

A partir do 8º ano do ensino fundamental II os estudantes já podem se matricular no High School Genium e começar a trilhar um caminho de sucesso.

Todas as aulas são realizadas à distância, mas ao vivo, o que possibilita maior flexibilidade na rotina e as aulas ministradas por professores especializados em suas áreas de atuação, garantindo uma imersão completa na língua inglesa.

E o melhor, as matrículas podem ser realizadas a qualquer momento!

Já pensou em realizar o sonho de estudar em uma universidade norte-americana e contar com o apoio e auxílio de uma equipe totalmente engajada em te ajudar a realizá-lo? Então não perca mais tempo! 

Entre em contato e matricule-se já!

*Imagem retirada do site oficial da University of South Florida.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email