nova escola planos de aula

Nova escola e planos de aula: tudo o que você precisa saber sobre o novo ensino médio

A nova escola e os novos planos de aula estão chegando ao Brasil. Não entendeu? É que o novo ensino médio já foi aprovado e com isso, muitas mudanças estão por vir nas escolas de todo o Brasil.

Não entendeu ou quer saber mais sobre o que estamos falando? Vem que a gente te explica tudo!

Antes de mais nada… o que é o novo ensino médio?

Sabe os filmes americanos em que os alunos podem escolher diferentes matérias para cursar, de acordo com a sua área de preferência? É mais ou menos sobre isso que se trata a nova escola e planos de aulas que deverão ser implementados no Brasil até 2022.

O novo modelo de Ensino Médio foi aprovado aqui no Brasil em 2017 e alterou as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que é a responsável por estabelecer o currículo obrigatório comum a todos os estudantes. Essa mudança busca, além de aumentar o tempo dentro de sala de aula, oferecer mais flexibilidade aos alunos.

Para entender melhor, podemos dividir as principais mudanças em 3 tópicos, venha ver quais são!

Carga horária

Neste novo modelo, o tempo dos alunos em sala de aula aumenta. Atualmente os alunos devem passar no mínimo 2.400 horas na sala de aula. Com a reforma, esse tempo mínimo passa a ser de 3.000 horas.

Essa mudança se deve ao fato de que, dessas 3.000 horas, apenas 1.800 serão utilizadas para as matérias comuns determinadas pela BNCC. As outras 1.200 horas são flexíveis, que serão destinadas ao chamado itinerário formativo.

Base Nacional Comum Curricular

A partir dessa reforma, a base curricular do ensino médio brasileiro foi organizada por 4 áreas de conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Linguagens e suas tecnologias;

Matemática, inglês e português passam a ser as únicas matérias obrigatórias durante os 3 anos de ensino médio. Mas é importante ressaltar que a BNCC não exclui as outras disciplinas, mas elas passam a ser disponibilizadas de forma diferente. Não entendeu? A gente explica!

Todas as escolas devem oferecer, obrigatoriamente, o ensino de competências e habilidades relacionadas à Geografia, História, Química, Física, Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física, Biologia, Filosofia, Inglês e Sociologia e o aluno possui 1.800 horas para concluir essas matérias.

Itinerário formativo

Esse itinerário formativo garante ao estudante flexibilidade durante a sua trajetória escolar. Ou seja, essa nova proposta curricular faz com que o aluno escolha de maneira responsável e consciente quais matérias deseja cursar, levando em conta seus interesses pessoais e projeto de vida profissional.

Isso significa que essa nova base curricular é composta por diversos elementos eletivos, como projetos, oficinas e outros métodos de aprendizado que permitem ao estudante a oportunidade de se aprofundar em diferentes temas, ou ainda escolher uma formação técnica e profissional.

Para isso, essa reforma obriga que as escolas criem espaços e formas de diálogo com os estudantes, permitindo assim que eles possam conhecer todas as suas possibilidades e tomar a melhor para o seu projeto de vida, sempre levando em conta seus interesses e habilidades.

No ensino médio norte-americano, onde o funcionamento de cada escola pode variar de acordo com o estado, as matérias obrigatórias, eletivas e atividades extracurriculares podem ser diferentes. No Brasil não será muito diferente.

Em relação ao itinerário formativo, as eletivas, as redes de ensino terão autonomia para definir os temas levando em conta a realidade do local onde está inserida. No caso de oferecerem formação técnica profissionalizante, ao final do curso os alunos deverão receber o diploma nas duas áreas: o ensino médio e o profissionalizante.

Vale ressaltar que essa formação técnica só poderá ser oferecida de forma que integre os estudos regulares dos alunos matriculados no ensino médio, visto que é proibido que ele seja oferecido antes disso.

Quais as diferenças e semelhanças do novo ensino médio brasileiro e dos EUA?

No Brasil, o novo ensino médio promete trazer grandes mudanças aos estudantes, mudanças essas com as quais os norte-americanos estão mais que acostumados.

As semelhanças entre ambos países, pela primeira vez, serão maiores que as diferenças no quesito estudo. Isso porque o novo ensino médio brasileiro terá o mesmo objetivo que o dos Estados Unidos: contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, com base em suas vontades e escolhas.

Entre as semelhanças, do ensino médio dos dois países, podemos citar:

  • Período integral de aulas – 6 horas no Brasil e 7 horas nos EUA;
  • Matérias eletivas – tendo como base a grade curricular – associadas à inovação, sustentabilidade, autonomia e criatividade;
  • Incentivo a projetos, oficinas, atividades práticas e cursos;
  • Foco no desenvolvimento do estudante;
  • Preparação para a vida profissional;
  • Entre outras.

Agora, entre as diferenças que vão permanecer, a maior delas sem dúvidas é a condução do ano letivo. Aqui no Brasil, o ano para os estudantes começa em fevereiro e vai até o meio de dezembro, com as férias escolares no meio do ano, geralmente em julho. Nos Estados Unidos é bem diferente, por lá as aulas iniciam em meados de agosto ou no começo de setembro e vão até maio ou junho do ano seguinte, com alguns recessos ao longo desse período.

A forma de pontuação ou, como conhecemos, o sistema de notas também é diferente entre ambos os países. Aqui são usadas escalas de 0 a 10, enquanto nos EUA são usadas letras combinadas com o sinal de positivo ou negativo. Para ter uma ideia, as notas seriam equivalentes a:

A: 9 ou 10

B: 9 ou 8

C: 8 ou 7

D: 7 ou 6

F: menos que 6, sendo considerada uma nota abaixo da média.

Assim como no Brasil, o sistema norte-americano também inclui a contabilidade de crédito, que são somados junto com as notas e determinam se o estudante passou ou não de ano. Esses créditos variam de acordo com cada escola, mas geralmente, contemplam as atividades extracurriculares, participação e quantidade de faltas.

Uma outra coisa a ser considerada é a infraestrutura das escolas. No Brasil é perceptível a diferença entre as públicas e particulares. Nos Estados Unidos até mesmo as escolas públicas tem uma infraestrutura que oferece inúmeras possibilidades aos alunos, principalmente na área do esporte com quadras esportivas com equipamentos profissionais, laboratórios e anfiteatros.

O novo ensino médio, a nova escola planos de aulas e as diretrizes buscam tornar o ensino brasileiro melhor para cada aluno e tão completo quanto o tradicional ensino norte-americano.

Ensino médio norte-americano da Genium

Aqui na Genium Education, oferecemos aos estudantes brasileiros a oportunidade de cursar o melhor do ensino médio norte-americano, ou como gostamos de chamar por aqui, o tradicional High School.

Isso mesmo!

Todos os estudantes que estão cursando entre o 8º ano do ensino fundamental II e o 3º ano do ensino médio podem se matricular e participar do nosso programa. Aqui, os benefícios são inúmeros para quem busca o melhor do ensino norte-americano. Por exemplo, você sabia que o nosso programa é realizado no formato EAD? Pois é, isso porque nos preocupamos com os nossos alunos e queremos que eles estudem no melhor momento do dia e da semana.

Eles possuem toda a flexibilidade para gerir os seus estudos da melhor maneira, estudando como, quando e onde quiserem. Mas ao mesmo tempo que possuem essa flexibilidade, também ganham a responsabilidade de gerir suas próprias atividades, desenvolvendo habilidades que farão toda a diferença no mercado de trabalho e no seu futuro.

No High School Genium, o aluno estudará em EAD as matérias exclusivas do currículo norte-americano, essas são:

  • Economics
  • U.S. History I
  • U.S. History II
  • US. Government
  • Technology (self-study)
  • Fine Arts (self-study)

Ao finalizar essas matérias, e também se formando no seu colégio brasileiro, o aluno vai obter um diploma dos EUA de High School com selo Cognia e também um Transcript (histórico acadêmico) para a vida toda! 

Todas as aulas são ministradas ao vivo por professores norte-americanos, especialistas em suas áreas de atuação e certificados nos EUA. Nossos alunos assistem aulas ao vivo e com uma hora de duração média cada, permitindo que interajam entre si e com o professor também, o que só aprofunda a vivência da cultura norte-americana.

E os estudos no High School não param após o fim do currículo obrigatório. A Genium High School, possui um catálogo completo com mais de 150 matérias eletivas self-study que contempla diversas áreas de atuação. Aqui o aluno pode escolher o que deseja cursar, adicionando conteúdo ao seu currículo, vivenciando novas experiencias e dando um grande passo para o futuro que escolher. Visite o catalogo completo: https://www.geniumeducation.com.br/catalogo-2020-2021/ (As matérias eletivas são vendidas separadamente e individualmente e não são obrigatórias para a emissão do diploma).

Durante toda a jornada, os alunos também contam com o auxílio de profissionais especializados para ajudar em qualquer momento e situação, são os famosos Learning Coaches. São eles que sempre auxiliam com qualquer dúvida ou na montagem da rotina de estudos. Os Learning Coaches também ficam à disposição dos pais para informar sobre o progresso do aluno no curso.

Os Conselheiros Americanos são os responsáveis por orientar e auxiliar aqueles estudantes que desejam se candidatar a universidades norte-americanas com uma assessoria individualizada.

Falando em universidades norte-americanas, depois de concluído o nosso programa de ensino médio o aluno recebe um diploma com o selo Cognia que é referência em todo o território norte-americano. Isso mesmo, com ele você pode se candidatar em qualquer universidade dos Estados Unidos.

Quer conhecer todo o potencial do diploma de High School Genium? Acesse o link!

Cursos Genium

Gostou do High School da Genium?! Então se prepare porque tem mais!

Aqui na Genium, temos diversos cursos que oferecem uma formação norte-americana completa e garante a fluência no inglês.

O Middle School Experience é o primeiro passo para uma jornada de sucesso. Ele é o equivalente ao ensino fundamental II brasileiro e é o primeiro contato com o ensino norte-americano.

O Opportunity Courses é aquele curso para você estudar o que mais gosta! Você garante a fluência no inglês e ainda sai com bagagem e experiência para os futuros desafios!

O Genium English é o curso onde você vai desenvolver a fluência na língua inglesa do jeito que você sempre sonhou. Mas não é só isso não, ele ainda te ajuda a se preparar para o TOEFL e IELTS e tem módulos específicos para dar aquele UP na sua carreira.

Continue acompanhando o nosso blog e se quiser saber mais sobre os nossos programas é só entrar em contato com a gente pelo site ou telefone (11) 93208-7231.


COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email