o que é bilingue

O que é bilíngue? – Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Tudo o que você precisa saber sobre o que é bilíngue e como isso pode mudar a sua vida!

Para algumas pessoas ser bilíngue é falar ou saber se comunicar em várias línguas de forma fluente. Para outras, é apenas o conhecimento de outras línguas. Independente de qual grupo você faça parte, saber o que é bilíngue e qual é a sua importância pode transformar sua vida e abrir muitas oportunidades!

Antes de mais nada, vamos entender o que é o bilinguismo em si. Ele é a base para conhecer o conceito de bilíngue.

Bom, de acordo com o dicionário Oxford Languages, bilinguismo é a coexistência de dois ou mais sistemas linguísticos diferentes, geralmente usados por determinadas exigências, que levam em consideração o lugar em que está inserido e suas situações cotidianas.

Ou seja, o conceito de bilíngue está diretamente relacionado com o fato de poder se comunicar em duas ou mais línguas de forma eficiente, podendo ou não ser de forma simultânea. Essa habilidade pode ser dividida de duas maneiras:

  • Bilinguismo nativo – é considerado uma pessoa bilíngue nativa quando ela convive com dois idiomas até os três anos de idade. Por exemplo, uma criança que é filha de brasileiros e foi criada nos Estados Unidos provavelmente será considerada bilíngue, já que os pais são falantes da língua portuguesa dentro de casa e a sociedade em que está inserida é falante da língua inglesa.
  • Bilinguismo adquirido – Nesse caso, o próprio nome já diz tudo! Ou seja, um brasileiro que estuda e convive desde os seus nove anos com outra língua, em determinada idade ele será capaz de se comunicar de maneira bem eficiente, dominando ambos os idiomas.

Sabemos que a necessidade de se comunicar com o mundo é algo real, principalmente para quem vive viajando a trabalho, não é mesmo? Por isso, aprender e desenvolver habilidades como novos idiomas é essencial para que as portas se abram.

O que é bilíngue? Passo a passo para desenvolver essa habilidade

Você quer saber como se tornar bilíngue? Então pode comemorar! E sabe o porquê[VV1] ? Nós separamos algumas dicas para te ajudar a destravar essa habilidade, olha só:

  1. Entenda a razão pela qual você quer aprender um novo idioma: Isso é importante para te manter motivado, uma boa razão é essencial para você manter o foco nos estudos;
  2. Se jogue de cabeça no idioma: Sim! Pratique todos os dias, nos primeiros dias com mais intensidade. Use e abuse das ferramentas de áudio, vídeo, leitura e escrita;
  3. Tenha um parceiro: Contar com um parceiro de estudos pode te ajudar ainda mais, sabia? Isso porque ele vai te estimular a continuar e não desistir e você pode fazer o mesmo por ele, até atingirem seus objetivos!
  4. Concentre-se apenas no que é importante: Por exemplo, se o seu objetivo é a conversação, foque nisso. Conversas com pessoas nesse idioma vai ser o mais importante.
  5. Divirta-se como uma criança: Isso mesmo, as crianças se divertem e não tem medo de errar quando estão aprendendo coisas novas, faça o mesmo!

Essas pequenas dicas podem te ajudar e muito na hora de se tornar uma pessoa bilíngue, mas uma das formas mais eficientes de se aprender é através de uma instituição internacional. Você sabe o que é uma escola internacional?

Se a resposta for não, recomendamos que leia o próximo tópico. Ele vai explicar o que é e como funciona esse tipo de escola. Mas se a resposta for sim, você pode ir para o tópico sobre as vantagens de ser uma pessoa bilíngue!

O que é uma escola internacional?

Uma escola internacional é aquela que segue toda a estrutura e grade curricular com base na educação internacional, ou seja, ela utiliza materiais e metodologias estrangeiras, com todas as matérias e aulas sendo lecionadas em inglês. A grande vantagem desse tipo de instituição é a valorização do currículo e do diploma com certificação internacional, o que facilita na hora de tentar entrar em uma universidade fora do país.

Olha só as principais diferenças entre uma escola bilíngue e uma escola internacional:

  • Na bilíngue: currículo brasileiro, inglês como segunda língua e aulas extras em inglês.
  • Na internacional: currículo com base no ensino estrangeiro, todo o conteúdo é em inglês e os alunos se formam com diploma válido no exterior.

A melhor opção deve ser escolhida de acordo com as suas necessidades e objetivos. Uma boa escola, seja ela bilíngue ou internacional, precisa contar com profissionais especializados e professores com formação no exterior para garantir a qualidade e aprofundamento do ensino de uma língua estrangeira.

Para se tornar internacional uma escola pode contar com o apoio da Genium Education. Com a Genium, qualquer escola no Brasil pode oferecer aos seus estudantes um diploma de High School e possibilidades que só a educação internacional oferece. Conheça mais aqui

Agora, chegou a hora de descobrir quais são as vantagens de ser uma pessoa bilíngue!

Vantagens de ser uma pessoa bilíngue

Chegamos, talvez, no momento mais aguardado deste artigo! Entender quais são as vantagens de ser uma pessoa fluente em dois ou mais idiomas vai mudar a sua percepção e afirmar a importância sobre o que é ser bilíngue e as suas habilidades.

Fluência em outra língua: O ponto principal para quem deseja ser bilíngue é adquirir a fluência em outro idioma. Essa é uma das habilidades mais importantes para quem deseja um futuro promissor, seja nos estudos ou na carreira profissional.

Cérebro mais ativo: Sim! Ser uma pessoa bilíngue vai fazer o seu cérebro se exercitar. Quanto mais aprendemos e desenvolvemos novas habilidades, mais ativas ficam as nossas funções cerebrais. Outro fator importante é que quanto mais ativas forem essas funções, menores são as chances de retardar o processo de envelhecimento do cérebro e consequentemente, desenvolver doenças degenerativas.

Mais controle cognitivo: Quem desenvolve as habilidades bilíngues têm muito mais controle sobre a forma de se concentrar, planejar e agir. Assim, podemos tomar decisões melhores e mais assertivas na nossa vida – de maneira geral, porque deixamos de agir pelas emoções e passamos a agir de forma mais sistemática.

Novas pessoas e novas culturas: Pois é, aprender um novo idioma e mais do que isso, se tornar uma pessoa bilíngue vai fazer com você tenha acesso a novas culturas e possa se comunicar com muitas outras pessoas.

Oportunidades de carreira: Essa é provavelmente uma das maiores vantagens de ser bilíngue. A fluência em outro idioma, principalmente o inglês, vai com certeza abrir muitas portas na sua carreira e te fazer ir cada vez mais longe em sua área de atuação. Aqui na Genium temos cursos específicos para isso, sabia? É só clicar aqui para conhecer.

Sem contar que depois que você aprende um novo idioma, muito provavelmente vai querer aprender outro e outro e assim vai até se tornar – quem sabe – um poliglota! Já pensou nisso? Pois é, as vantagens são inúmeras, só depende de você!

Saia da sua zona de conforto e não tenha medo de errar! Aprender pode não ser fácil no início, mas com certeza valerá a pena.

Se você quiser mesmo aprender e garantir a fluência na língua inglesa, recomendamos que você conheça todos os nossos programas de ensino, o High School, o Middle School Experience, o Genium English e o Opportunity Courses. Cada um com um objetivo específico para ajudar na tão sonhada fluência do inglês norte-americano.

Conheça os principais programas da Genium Education

A Genium Education é uma instituição de ensino online com sede em São Paulo e em Orlando, cidade da Flórida, nos Estados Unidos. O principal objetivo é proporcionar aos estudantes brasileiros a chance de acesso à educação norte-americana para se aprofundar na cultura e obter diplomas e certificações dos EUA.  

Os nossos principais programas são:

High School: Voltados para os estudantes que estão cursando a partir do 8º ano do ensino fundamental II até o 3º ano do ensino médio, esse programa oferece a oportunidade dos alunos cursarem o High School norte-americano sem sair de casa.

Fora isso, eles ainda podem optar por adicionar em sua grade as eletivas self-study que podem ser adquiridas separadamente e que contemplam diversas áreas de atuação. Ao final do curso o aluno conquista um diploma de high school norte-americano com o selo Cognia, reconhecido pelas principais universidades dos Estados Unidos.

E para realizar o sonho de entrar em uma dessas universidades, os nossos alunos contam com o apoio exclusivo dos Conselheiros Americanos, que são os profissionais que ajudam e auxiliam durante todo o processo de candidatura.

E tudo isso, sempre com muita diversão. Porque na Genium é assim, você aprende se divertindo!

Middle School Experience: Esse é o nosso curso voltado para os estudantes do 6º e 7º do ensino fundamental II. Ele tem a duração de 24 meses, sendo que nos 12 primeiros meses os alunos fazem um curso de inglês do básico até o avançado para garantir a fluência no idioma e nos 12 últimos, aprendem e se dedicam às disciplinas: Earth and Space Science e Scracth Coding que são mais específicas e abordam temas que estão em alta e são tendência para um futuro promissor.

Um dos diferenciais da nossa instituição é que os nossos programas são cursados em conjunto com o ensino brasileiro, legal né? Isso significa que você faz o ensino tradicional brasileiro e o estudo norte-americano ao mesmo tempo. Mas no ensino norte-americano, você nem precisa sair de casa! Ah, todos os nossos alunos podem contar com o apoio dos Learning Coaches que os profissionais que estão sempre disponíveis para ajudar em qualquer situação.

Ressaltamos que todos são realizados de forma online, com aulas ao vivo e professores altamente qualificados, garantindo a interação entre o aluno e o professor/ turma e o aprofundamento na cultura dos Estados Unidos.

Opportunity Courses: Esse curso é voltado para estudantes do 8º ano do ensino fundamental ll até o 3º ano do ensino médio. Nele o aluno tem acesso ao curso de inglês da Genium para garantir a fluência no idioma.

E tem mais! O aluno tem acesso a um catálogo com mais de 150 matérias eletivas para estudar e se aprofundar na área que mais gosta. Essa é uma excelente oportunidade para ter o primeiro contato com a profissão que deseja seguir no futuro.

Ficou curioso e quer saber mais?

Acesse o nosso site e preencha o nosso formulário de contato, uma pessoa da nossa equipe logo irá entrar em contato com você. Mas caso queira ser atendido imediatamente entre em contato por um dos telefones: (11) 2598-8640 | (11) 93208-7231. Ou se preferir, clique no botão “Atendimento Online” no canto inferior da página.

Esperamos por você!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email