junior high school

Quais as vantagens de um Junior High School?

Você já ouviu falar em Junior High School? O termo, Junior High School, é usado para se referir a uma etapa do sistema de ensino norte-americano. Esse período escolar inclui, nos EUA, o 7º e 8º ano e possivelmente o 6º e 9º ano. Como você pode perceber, alguns anos letivos podem ser compartilhados com o Middle School ou High School. Se você quer saber mais sobre esse período e oportunidades de acesso ao ensino norte-americano no Brasil, fique com a gente e leia este artigo!

O Junior High School, normalmente, é o período cursado na escola por alunos que têm entre 11 e 14 anos. Independente do nome, esse período é uma etapa base no sistema de ensino norte americano.

O período letivo no Junior High School, tem como principal objetivo desenvolver a habilidade dos alunos, desde cedo, no que diz respeito a forma de se expressar na língua, ou seja, fala, leitura, escrita e audição.

De onde vem o termo Junior High School?

O sistema de ensino norte-americano em muitos aspectos é muito diferente do nosso aqui no Brasil e por isso, a forma como os estudantes são classificados também muda.

Nos Estados Unidos, os estudantes costumam receber uma certa “classificação” de acordo com a idade ou ano que estão cursando. Apesar de não ser uma classificação não oficial, ela é muito utilizada para diferenciar os estudantes uns dos outros.

Termos como freshman, sophomore, junior e senior são utilizados para distinguir as turmas mais novas das mais velhas, seja no ensino médio ou no ensino superior. Para ficar mais fácil entender, lembre-se que na universidade costumamos usar os termos “calouro” e “veterano” para falar quem está chegando e quem já está se formando.

Ainda não entendeu? A gente explica!

Por exemplo, o ensino médio nos Estados Unidos tem 4 anos e para diferenciar os estudantes de cada ano, são utilizadas as seguintes nomenclaturas:

  • Quem está no primeiro ano ou 9th Grade é chamado de freshman (nosso calouro);
  • Quem está no segundo ano ou 10th Grade é chamado de sophomores;
  • Quem está no terceiro ano ou 11th Grade é chamado de junior;
  • Quem está no último ano ou 12h Grade é chamado de senior (nosso veterano).

Essa nomenclatura não é exatamente uma classificação de turma ou de desempenho do estudo e sim apenas a forma de diferenciar os mais velhos dos mais novos. Ela é utilizada em diferentes graus acadêmicos, desde o ensino básico até o ensino universitário.

E por isso, o Junior High School é uma forma de se identificar quem já está quase no High School, mas ainda tem um tempinho no Middle School, pois se trata de estudantes que ainda não completaram o último ano, mas também não fazem mais parte dos primeiros.

Como funciona o Junior High School?

Como explicamos anteriormente, o termo Junior High School é apenas uma forma diferente de se referir a alguns anos letivos cursados no Middle School e High School. Ou seja, os alunos que cursam o Junior High School são equivalentes aos estudantes brasileiros entre o 7º e o 9º ano do ensino fundamental ll. O Middle School norte-americano tem em média a duração de 3 anos.

Nos Estados Unidos, essa etapa é considerada uma época de transição, então os alunos começam a ter mais tarefas e responsabilidades no seu dia a dia, sem deixar de lado também a diversão.

Nessa fase, os professores passam a possuir uma sala de aula fixa e não os alunos, fazendo-os transitarem pela escola para assistir às aulas. Essa metodologia onde os professores possuem sala de aula fixa, acaba tornando os estudos mais divertidos e também aprofundados, já que cada sala é decorada de acordo com a matéria em questão.

Essa dinâmica também é responsável por fazer com que os alunos comecem a criar responsabilidade e organização em relação aos seus estudos, já que quem administra essa rotina são eles mesmos.

junior high school
Alunos do Junior High School em aulas eletivas.

Matérias obrigatórias

A grade curricular do sistema de ensino norte-americano é bem diferente da brasileira em geral. No Junior High School ou Middle School, por exemplo, as matérias obrigatórias costumam ser matemática, ciências, língua inglesa, estudos sociais, ciências e artes, mas elas podem variar de acordo com o estado.

Além disso, os alunos têm a opção de escolher matérias eletivas entre as áreas de informática, atletismo, carreiras técnicas, arte, línguas estrangeiras, entre outras. E assim os alunos montam a sua grade horária, que é dividida entre as atividades obrigatórias e as eletivas.

Carga horária

Nos Estados Unidos, os estudantes do Junior High School ou Middle School costumam estudar no período integral. Eles entram na escola entre 07h30 e 08h30 e saem entre 14h30 e 15h30, com uma média quatro a seis aulas por dia, a depender do tempo de duração das mesmas que podem variar.

Eles também possuem de 30 minutos a 1 hora para o almoço, a depender do estado onde a escola está localizada. As atividades esportivas acontecem fora desse período.

Ano Letivo

O ano letivo dos Estados Unidos é bastante diferente do daqui do Brasil. Ele começa em agosto ou setembro e termina entre maio e junho. Isso acontece porque, como os Estados Unidos está no Hemisfério Norte, as estações do ano são inversas as nossas daqui.

Então, as aulas começam quando as férias de verão, também conhecidas como Summer Break acabam e esse é o período de férias mais longo, justamente para que os alunos possam aproveitar a estação mais quente do ano.

Sistema de avaliação

Outro ponto do sistema de ensino norte-americano que é bastante diferente do Brasil são as notas, que são feitas através de letras e não números. Pode parecer difícil, mas é bem mais simples do que parece.

Do mesmo jeito que aqui no Brasil as avaliações vão de 0 a 10, nos Estados Unidos ela vai de A até F, sendo A um 10 e F o equivalente menos de 60% de acertos.

Posso fazer o Junior High School no Brasil?

Sim, é possível fazer um Junior High School no Brasil! Atualmente muitas instituições estão oferecendo o Junior High School, ou seu equivalente, nas escolas brasileiras como uma porta de entrada para os alunos brasileiros no sistema de ensino norte-americano.

O Junior High School, mais conhecido como Middle School no Brasil, normalmente é feito com o ensino fundamental ll nas escolas brasileiras. E quando os alunos terminam essa fase, já estão preparados para o ensino médio e consequentemente, também para o High School norte-americano, que é a última fase antes de ir para a universidade.

No Brasil, o ensino norte-americano é oferecido de várias formas: presencial, online ou até mesmo junto com a escola brasileira. Basta você escolher o melhor para a sua família!

O Middle School da Genium

A Genium é uma instituição de ensino que oferece o Middle School Experience, equivalente a experiencia vivida no Junior High School vamos te contar um pouquinho mais sobre esse curso que tem vários diferenciais!

O modelo de ensino da Genium é totalmente online e assim, os alunos têm a oportunidade de ter uma experiência totalmente imersiva no sistema de ensino norte-americano sem sair de casa. Nossa plataforma intuitiva e online permite que os alunos estudem como, onde e quando quiserem, com mais liberdade, mas também com mais responsabilidade.

No Middle School Experience os alunos têm 24 meses para fazer essa imersão e aprender muito com aulas ao vivo semanalmente. Nos primeiros 12 meses, os alunos terão o curso de inglês da Genium, que os ajudará a alcançar a fluência na língua, com aulas ao vivo, divertidas e dinâmicas. Nos últimos 12 meses, os alunos se aprofundam em duas matérias que os ajudam a se preparar para as profissões que são tendência no futuro: Earth and Space Science e Scratch Coding. Uma para explorar os mistérios do espaço e outra os mistérios da tecnologia e programação.

Além disso, um dos maiores diferenciais da Genium é que todos os alunos contam com Learning Coaches, que são profissionais treinados que ficam disponíveis durante todo o curso para ajudar, tirar dúvidas sobre tarefas e conversar sobre qualquer aluno. Um apoio durante toda a jornada!

Alunos do 6º ao 7º devem ficar atentos às novas turmas para ingressar no Middle School Experience e não há a necessidade de fazer algum outro curso de inglês antes. O curso de inglês da Genium será o suficiente para fazer o aluno alcançar a proficiência, mesmo que ele não tenha estudado a língua antes. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão e podem dar início ao High School aqui na Genium!

Agora que você já sabe tudo sobre o Junior High School e todas as oportunidades que o Middle School Experience te oferece sem precisar sair de casa, dê o primeiro passo para garantir um futuro brilhante e cheio de experiências.

Se você gostou e quer saber mais, entre em contato com a nossa equipe aqui! E não se esqueça que a próxima turma começa em setembro, não perca essa chance!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email