escola dos EUA

Conheça de perto como é uma escola dos EUA

Entenda como funciona o sistema de ensino norte-americano e como é estudar em uma escola dos EUA.

Estudar em uma escola norte-americana é o sonho de muitos alunos brasileiros, tanto pela qualidade, quanto pela experiência de ter contato com cultura, pessoas, gastronomia e muitos outros aspectos diferentes. Por ser um sistema totalmente diferente do brasileiro, muitas pessoas têm dúvidas de como funciona, já que além do currículo que conhecemos, existem diversas matérias e atividades extracurriculares e liberdade de escolher entre elas. Por isso, neste guia completo sobre o ensino nos EUA, você vai conhecer como as escolas norte-americanas funcionam e descobrir tudo de mais relevante e curioso sobre o assunto. Acompanhe com a gente e boa leitura!

Como funciona o sistema educacional norte-americano?

A idade para uma criança ingressar em uma escola dos EUA é bem parecida com a do Brasil, sendo obrigatório a matrícula a partir dos 5 anos, iniciando pelo Pre-school que é o equivalente a Educação infantil no nosso país.

Após esse primeiro contato, as crianças vão para o Elementary School, que é semelhante ao ensino fundamental I no Brasil, direcionado para crianças entre os 6 e 12 anos. Caso o aluno tenha possibilidade de ingressar nesse período em uma escola dos EUA a sua adaptação tende a ser mais fácil. Pois nesse momento, a maioria das crianças tende a desenvolver uma capacidade excelente de domínio de outras línguas, no caso o inglês. Por isso, mesmo com o natural receio dos pais, não é preciso se preocupar tanto, já que crianças nessa faixa etária são adaptáveis e essa experiência mudará completamente o futuro do seu filho!

A grade de estudos nessas etapas inclui: matemática, leitura, educação física e também ensino de idiomas.

Divisão do Elementary School

  • Elementary School: 1st grade – alunos entre 6 e 7 anos- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 2nd grade – alunos entre 7 e 8 anos- equivalente no Brasil ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 3rd grade – alunos entre 8 e 9 anos- equivalente no Brasil ao 4º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 4th grade – alunos entre 9 e 10 anos- equivalente no Brasil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 5th grade – alunos entre 10 e 11 anos- equivalente no Brasil ao 6º ano do Ensino Fundamental II.

Ao concluir o Elementary School, a próxima etapa é o Middle School que a Genium Education oferece aqui no Brasil, de forma online e dinâmica a seus alunos, conheça aqui!

Neste módulo, o estudante já lida com disciplinas e conteúdos mais específicos, visando à preparação para as próximas séries e para o ensino médio. Essa etapa dura cerca de três anos e também conta com as eletivas já citadas anteriormente.

A divisão de classes no middle school é feita da seguinte maneira:

  • Middle school: 6th grade – alunos entre 11 e 12 anos – equivalente no Brasil ao 7º ano do Ensino Fundamental II.
  • Middle school: 7th grade – alunos entre 12 e 13 anos – equivalente no Brasil ao 8º ano do Ensino Fundamental II.
  • Middle school: 8th grade – alunos entre 13 e 14 anos – equivalente no Brasil ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

Em nosso site temos um blog exclusivo contando como funciona o Middle School norte-americano e como ele é oferecido aqui na Genium, para ler na íntegra, é só clicar aqui.

O próximo e último passo do ensino norte-americano é o High School, que também é oferecido pela Genium e é conhecido pelo nome de ensino secundário.

Conheça o modelo de High School no Brasil da Genium aqui, é a possibilidade de todos os alunos brasileiros de cursar o melhor do ensino norte-americano, sem sair do país

Nessa etapa, as principais disciplinas são obrigatórias, mas o aluno tem a opção de escolher algumas matérias eletivas, que vão variar de acordo com o seu interesse, que podem ser:  artes, debate, esporte, redação, culinária, entre outras.

Divisões do High School:

  • High school: 9th grade (freshman year) – alunos entre 14 e 15 anos- equivalente no Brasil ao 1º ano do Ensino Médio.
  • High school: 10th grade (sophomore year) – alunos entre 15 e 16 anos de idade- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Médio.
  • High school: 11th grade (junior year) – alunos entre 16 e 17 anos de idade- equivalente ao Brasil ao 3º ano do Ensino Médio.
  • High school: 12th grade (senior year) – alunos entre 17 e 18 anos de idade- no Brasil não há essa série.
escola dos EUA

Como é uma escola norte-americana?

A maioria das escolas norte-americanas são de domínio público, apenas cerca de 10% dos estudantes estão em escolas privadas. Essas escolas públicas são administradas pelos distritos escolares – que exercem um papel próximo de uma rede de ensino liderada por uma secretaria de educação, como acontece no Brasil.

Já sobre os professores, a maioria deles possui excelente formação, aproximadamente 48% deles possuem mestrado. Nos EUA, professores precisam de licenças para lecionar e trabalhar na educação em todos os diferentes níveis de ensino.

A organização e a exatidão das instituições escolares também é algo a ser admirado, os alunos são orientados desde que iniciam a vida escolar a agirem com disciplina e respeito ao próximo, principalmente aos seus professores e aos mais velhos. Dessa forma, é frequente o uso de senhor e senhora ao se dirigir ao professor assim como o respeito a todos os funcionários da instituição de ensino.

Além de todos esses tópicos citados acima, a infraestrutura da maioria das escolas dos EUA é considerada muito preparada, pois além de salas de aula modernas muitas contam com amplo espaço para a prática de esportes, estudo da música e muitas outras atividades. Sendo possível a cada instituição promover diversas atividades obrigatórias e optativas.

Diferenças entre uma escola dos EUA e uma brasileira

As escolas norte-americanas têm diversas diferenças em comparação com as escolas brasileiras. Desde a liberdade e flexibilidade da grade curricular, até a carga horária, são inúmeras questões que podem confundir o estudante brasileiro que vai iniciar seus estudos em uma escola dos EUA.

Então, para ficar mais familiarizado com esse sistema, separamos algumas das principais diferenças entre elas:

  • Escolas dos EUA são mais flexíveis: a principal característica do ensino norte-americano é a vivência do aprendizado, incentivando o estudante a refletir sobre como as suas escolhas acadêmicas podem fazer a diferença em seu futuro. Diferente do Brasil, que tem uma diretriz curricular obrigatória que todo aluno deve seguir, as escolas dos EUA possuem sim disciplinas obrigatórias, como matemática e inglês, mas os alunos têm autonomia para traçar o percurso que desejam fazer, com um leque de matérias eletivas que o estudante pode escolher de acordo com seu perfil e interesse.
  • Modelo de notas: o sistema de notas também é bem diferente do nosso. Se no Brasil é feito por números de 0 a 10, nos Estados Unidos, a maioria das escolas avalia os alunos utilizando uma escala de letras que vai de A (nota mais alta) até F (nota mais baixa).
  • Horário escolar: geralmente os horários praticados nas escolas dos EUA são das 8h30 às 15h30, com pausa para o almoço, no ensino fundamental e das 7h30 às 14h30, também com pausa para o almoço, nas escolas secundárias. Pois os alunos costumam fazer atividades extracurriculares dentro da escola, utilizando o horário após o término das aulas para se dedicar a esses projetos, prática de esportes ou qualquer outra atividade.

O que é o SAT?

Ao finalizar os estudos no Brasil temos o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos EUA existe o SAT (Scholastic Aptitude Test – Teste de Aptidão Escolar), são avaliadas três principais áreas: matemática, linguagem e interpretação de textos e redação, com o intuito de avaliar de forma padronizada e em uma medida comum os conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o High School. Cada seção da prova tem uma pontuação máxima de 800 pontos, sendo no total, 2.400 como nota máxima.

O objetivo do SAT é além de servir como avaliação da própria instituição de ensino, fazer com que o estudante consiga se destacar com uma boa nota. Caso consiga, é muito provável que o aluno tenha visibilidade durante sua candidatura para uma universidade americana.

Sobre o SAT e candidaturas para universidades, uma nota “boa” ou “ruim” depende muito das universidades em que ele pretende se candidatar. Assim como no ENEM, não existe “não passar” no SAT, mas na verdade, não ter um bom aproveitamento e tirar uma nota baixa, o que pode atrapalhar a sua candidatura.

O estudante pode realizar o SAT quantas vezes quiser durante o Ensino Médio. Além disso, o aluno pode aproveitar a sua melhor nota alcançada em cada uma das seções das provas anteriores para usar na sua candidatura, uma ação conhecida como “superscore”.

Ufa! Depois de toda essa explicação completa sobre como é o dia-a-dia em uma escola norte-americana e como ela funciona na prática, sabemos que pode ter despertado em você aquela vontade de vivenciar essa experiência única.

Por isso, saiba que a Genium oferece ensino norte-americano de qualidade e totalmente online, sem precisar sair do Brasil, desde o Middle School até o High School, com professores fluentes no idioma e horário flexível, contando também com o programa de Conselheiros Americanos e Conselheiros Americanos Sports que podem te guiar até o sonho de cursar uma universidade nos EUA com uma assessoria especializada, além disso, disponibilizamos também o Genium Opportunity Courses, que possibilita que alunos do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio vivam a experiência de estarem matriculados em uma escola norte-americana totalmente online.

A Genium Education é a oportunidade de realizar uma imersão cultural, conquistar a fluência na língua inglesa, sem contar que no final do High School você se forma com diploma com selo Cognia, reconhecido em todo os EUA!

E então, que tal dar o primeiro passo para um futuro promissor desfrutando do melhor ensino norte-americano sem sair de casa? Acesse www.geniumhighschool.com.br/contato-alunos para saber mais sobre a Genium!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email