aula de inglês online

Como é ter aulas de inglês online?

Com esse blog fique por dentro de quais as principais vantagens em ter aulas de inglês online, dicas de organização e como treinar o idioma na internet!

Não é de hoje que o ensino a distância (EAD) ou online tem despertado o interesse de muitas pessoas, especialmente os adolescentes que gostam de estar em casa e que preferem fazer seu próprio horário e rotina de estudos. Nos EUA, por exemplo, o ensino a distância é uma coisa tradicional desde que muitos pais preferem ensinar suas crianças em casa. Antes do advento da internet, o conteúdo pedagógico era enviado pelo correio, mas é claro que nos dias de hoje a conectividade gerada pela internet facilitou muito e expandiu as possibilidades dessa modalidade de ensino. Para nós no Brasil as oportunidades dessa opção ficaram óbvias com o momento emergencial vivenciado desde 2020. É fato que a tecnologia está cada dia mais presente no nosso dia-a-dia, e é claro que as aulas de inglês online não ficariam de fora dessa realidade. Aprender e praticar o idioma está ainda mais descomplicado e acessível. Por isso, hoje vamos te dar dicas de como organizar uma rotina de estudos e apresentar as principais vantagens em aderir ao método de ensino EAD e/ou online. 

Vantagens de ter aula de inglês online

Aulas online de inglês vem se tornando cada vez mais populares e interessantes ao público. Além das opções pela internet, existem diversas modalidades idealizadas para ensinar inglês e cada uma tem seus prós e contras. Porém, o modo mais tradicional, com aulas presenciais, pode ser mais cansativo e monótono, além de demandar mais tempo. Quem nunca teve que encarar o trânsito para chegar até a aula? Esses e outros tantos inconvenientes quem estuda online não enfrenta.

Por isso, e por tantas outras coisas, ter aulas de inglês online se tornou uma das melhores alternativas oferecendo diversas facilidades e benefícios em relação ao estudo presencial. Vamos te contar quais são algumas dessas vantagens:

  • Flexibilidade e praticidade: como já mencionamos, o modelo de aula tradicional obriga o aluno a seguir um calendário de aulas fixo, com dias e horários específicos, tendo que ter disponibilidade para comparecer a um lugar físico que nem sempre é de fácil acesso, podendo ter conflitos com outros compromissos. Se chove, se você se atrasa ou se acontece algum imprevisto você acaba perdendo a aula, mas tendo aulas de inglês online é quase garantia que empecilhos desse tipo não vão mais acontecer, já que ela está a um clique de você e no conforto da sua casa ou de onde desejar;
  • Comodidade: esse é um benefício que é muito levado em conta também, pois para assistir sua aula de inglês online basta ter um computador, tablet ou celular com uma conexão estável com a internet. Tendo isso, você pode escolher o lugar mais confortável e ali mesmo dar seguimento ao curso, podendo ser seu quarto, um escritório ou coworking, uma biblioteca ou até mesmo no shopping. Além disso, ter acesso ao material do curso de qualquer lugar e a qualquer momento faz com o seu conhecimento possa ser expandido sem restrições;
  • Interação: muitas pessoas imaginam que ao estudar inglês online vão estar perdendo a parte da interação com os outros alunos, mas isso não é verdade! Com esse modelo de aulas é possível conversar e interagir com pessoas de diversos locais do país e do mundo, aumentando a troca de conhecimento e cultura que na sala de aula física fica muito mais limitado, assim surge a possibilidade de praticar a conversação com nativos de outros idiomas, bem como eles praticarem com você;
  • Custo benefício: por se tratar de um curso totalmente online, o custo pode ser relativamente bem menor para o aluno. Além de poder encontrar um curso dentro das suas possibilidades, o aluno pode economizar, por exemplo, com o transporte até as aulas. Dessa forma, você economiza mais e ainda tem ensino excelente sem sair da sua casa;
  • Aulas ao vivo mesmo a distância: um medo recorrente é que não haja mais a troca entre aluno e professor, dificultando o esclarecimento de dúvidas. Porém, dependendo da escola, você pode ter suas aulas de inglês online ao vivo, assim é possível que tenha mais segurança ao assistir as aulas, fazer perguntas diretamente ao professor, ser respondido na hora e se conectar com mais facilidade ao idioma por ter mais recursos e momentos de interação que uma aula tradicional;
  • Contato diário: além de todos esses tópicos citados, muitas escolas de inglês oferecem contato diário ao aluno, ou seja, mesmo nos dias em que ele não tem aula agendada é possível acessar a plataforma e revisar os conteúdos propostos, ver e refazer exercícios e treinar para garantir um bom vocabulário e aprendizado da gramática. Essa facilidade é importante para estimular o aluno e faz muita diferença em sua performance nas aulas.
aulas de inglês online

Dicas para se organizar durante as aulas de inglês online

É normal que ao iniciar a rotina de estudos em casa o aluno fique um pouco perdido, já que está acostumado com o sistema presencial. Por isso, pensando em ajudar quem tem dificuldades em se adaptar, preparamos algumas dicas valiosas para tornar as aulas de inglês online mais tranquilas:

  • Escolha o melhor ambiente: para ter um bom rendimento e não perder o foco durante as aulas é importante estudar em um local que seja calmo, confortável e que você se sinta à vontade. Evite lugares onde tem muita circulação de pessoas, como sala de estar ou cozinha. Também é importante verificar se a conexão com a internet é boa para que não haja interrupções durante as vídeo aulas, além de se atentar a ergonomia escolhendo cadeira e mesas adequadas para evitar dores nas costas;
  • Tenha uma rotina: manter uma rotina de estudos é uma dica valiosa para evitar a perda de foco e procrastinação. É importante ter horários estabelecidos e não deixar de lado hábitos como se arrumar para as aulas pois assim seu cérebro entende que aquele momento é voltado para estudos;
  • Não tenha vergonha, pergunte: um problema muito comum nas aulas de inglês online é o aluno ter vergonha na hora de tirar de tirar dúvidas sobre a matérias. Por isso, não se sinta mal ou acanhado, converse com o professor por e-mail ou chats para aproveitar ao máximo o conteúdo e não ser afetado posteriormente.

É possível aprender inglês online sozinho?

Atualmente existem diversos conteúdos online e plataformas (algumas até gratuitas) para quem tem interesse em aprender o idioma sozinho. Essa é uma alternativa caso você não tenha condições de investir em um curso pago no momento e queira aprimorar seus conhecimentos no inglês.

Até jogos, filmes e músicas podem estimular a escrita, audição e conversação na língua, fazendo com que você fique mais familiarizado e possa se aprofundar cada vez mais. Mas para isso é importante ter em mente seus objetivos com o idioma e como você pretende alcançá-los para assim encaixar seus estudos nessa realidade.

Mas claro que ter o auxílio de um professor no processo de aprendizagem torna tudo mais fácil, além de que o contato com os colegas é necessário para a troca de experiência no curso, por isso, se puder optar por ter aulas de inglês online com um professor especializado ou em uma escola própria com certeza fará diferença nos seus estudos.

Quais cursos a Genium oferece online?

A Genium Education oferece diversos cursos online para que o aluno possa ter toda a flexibilidade de horário e local para não perder nenhum conteúdo, mesmo na correria do dia a dia. Do ensino fundamental II, ensino médio, ou para a vida toda, na Genium existe um curso para você!

Se você ficou interessado, entre em contato conosco e será um prazer apresentar os nossos cursos para você!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email