bolsa eua

Como conseguir uma bolsa de estudo nos EUA?

Venha conhecer como se candidatar nas melhores instituições de ensino nos EUA e nas oportunidades de bolsa de estudos!

Para os alunos que pretendem, ou sonham, estudar nos Estados Unidos uma das maiores preocupações são o custo da universidade e dessa experiência. Sabemos que os estudos em uma Universidade, ou até mesmo um High School fora do Brasil, tem um custo alto e que infelizmente nem todos podem arcar com eles, pois além de ter que pagar as mensalidades, existem também as despesas com passagem e de vida, como moradia, alimentação, transporte e demais necessidades.

Mas, felizmente, existem diversas instituições educacionais – tanto de ensino médio quanto de ensino superior, que contam com programas de bolsas de estudos para alunos estrangeiros.

Cada instituição tem suas regras e determinação de quando se inscrever no processo de bolsa, pré-requisitos próprios e até mesmo questões relacionadas a notas nas provas realizadas.

Bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio

Quando pensamos em bolsa para estudantes nos EUA, logo vem à cabeça programas para quem deseja ingressar em uma universidade, mas também existem opções para quem deseja cursar o ensino médio em outro país.

Algumas escolas e organizações dispõem dessa oportunidade, mas que possuem poucas vagas. Os requisitos gerais são parecidos com os de requerimento de bolsa de graduação, como a comprovação de proficiência em inglês.

Os principais programas que oferecem esse benefício são:

  • Jovens Embaixadores: esse programa é oferecido pela Embaixada Americana no Brasil desde 2002, onde são selecionados 50 estudantes por ano, da rede pública de ensino, para um intercâmbio de três semanas nos EUA. Esse modelo mais curto contempla interação com outros alunos, aulas específicas e vivência da cultura local, as inscrições começam em julho, geralmente.
  • United World College – UWC: essa é uma opção que está disponível desde 1962, onde anualmente são escolhidos diversos estudantes de mais de 150 nacionalidades, de idade entre 15 e 18 para cursar o High School de uma forma imersiva ao longo de dois anos, residindo nos alojamentos das próprias escolas.

Como conseguir bolsa de estudos nos EUA?

Antes de iniciar o processo de inscrição em bolsa nos EUA, é importante fazer uma lista de quais instituições você gostaria de fazer parte e se elas atendem o curso que você deseja.

Após isso, recomendamos entrar no site de cada uma delas, já que cada universidade possui seu próprio processo seletivo com seus requisitos, aproveite e tire todas as suas dúvidas pois esse processo costuma ser burocrático.

Para fazer a aplicação, recomendamos separar todos os documentos e processos necessários, que costumam ser: carta de recomendação de algum professor, histórico escolar, carta de motivação, teste de proficiência e visto de estudante, entre outros documentos.

Ressaltamos que para conquistar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos ter um bom histórico é importante, como ter experiência em trabalhos voluntários, atividades extracurriculares, cursos de idiomas e artes. Além disso, o que mais costuma ser levado em conta nesse processo é ter baixa renda, bom histórico acadêmico e habilidades que se destacam em esportes ou artes.

Os tipos de bolsas de estudos norte-americanas

Existem diversos tipos de bolsas nos EUA que contemplam as mais variadas habilidades e características, dando uma vasta oportunidade para quem deseja ingressar em uma universidade norte-americana.

Conheça abaixo os tipos mais comuns de bolsas de estudo que existem nos Estados Unidos, de forma que você entenda qual mais se adequa ao seu perfil.

  • Bolsa de estudo EUA para alunos de desempenho médio:

Esse tipo de bolsa é para desmistificar quem acha que apenas excelentes alunos têm chance de conseguir uma bolsa de estudos. Essa modalidade também avalia o currículo acadêmico, mas são outros fatores que são levados em conta, sendo eles: capacidade de liderança, participação em serviços comunitários e a qualidade da redação do candidato nas provas de acesso e também nas cartas de motivação.

  • Bolsa de estudos EUA para alunos criativos:

Essa é uma opção de bolsa de estudos para quem tem afinidade com o mundo das artes, para quem deseja desenvolver melhor seu lado criativo. Existem algumas instituições de artes, música e dança que possuem bolsas através de audições em programas voltados a essa área. As principais Escolas de Arte dos EUA, para que você possa pesquisar mais a fundo, são: The Juilliard School, The Curtis Institute of Music e Northwestern University.

  • Bolsa de estudos EUA para alunos esportistas:

Um dos tipos de bolsas mais conhecidas nos EUA é a para alunos atletas que tenham, em conjunto, habilidades acadêmicas e físicas bem desenvolvidas. E geralmente há uma bolsa para cada tipo de esportes, como: Futebol, Vôlei, Natação, Basquete, tem até para líderes de torcida e entre outras modalidades.

Então, se você é um aspirante a atleta em algum esporte e acha que tem chances de se destacar com ele, essa pode ser a sua chance de garantir uma bolsa de estudos e o melhor, ela abrange todos os custos de mensalidade, alimentação, hospedagem e até de torneios em outras cidades.

  • Bolsa de estudos EUA Scholarships e Grants:

Considerado um dos meios mais fáceis de conquistar uma bolsa de estudo nos Estados Unidos, o Scholarships ou Grants consiste em: hora do preenchimento do formulário você escolher a opção de recebimento de bolsa junto com as informações financeiras da sua família, apenas isso. Assim, quando você receber sua carta de aprovação já constará a porcentagem de bolsa atingida, não tem mais processos nem requisitos extras.

  • Bolsa de estudos EUA para mulheres:

Sim, existem bolsas de estudos voltadas para as mulheres! Como no passado as universidades tinham mais espaços para homens, foram criadas bolsas de estudo para que as mulheres pudessem estudar e pagar as despesas da faculdade e uma informação ainda melhor é que esse benefício está disponível em praticamente toda as áreas, incluindo nas de tecnologia, engenharia e matemática que costumam ser mais ocupadas pelo público masculino. Um exemplo de instituição de ensino é a Society of Women Engineers (SWE) e o Center for Women in Technology (CWIT), que oferece bolsas que variam de 5 a 20 mil dólares anuais durante todo o período do curso. Outra organização voltada para essa finalidade é a Raise the Nation que tem foco as mães solos, com empréstimos estudantis e alojamentos para morarem com seus filhos.

Provas e testes obrigatórios para conseguir uma bolsa nos EUA

 É normal que esse processo seja um pouco exigente, ou burocrático, por isso já adiantamos que a maioria das universidades ou instituições educacionais nos EUA pedem algumas provas ou testes para validar sua inscrição no pedido de bolsa de estudos, além do seu diploma de conclusão do ensino médio.

Inicialmente você terá que provar sua proficiência no inglês, mostrando que sabe falar, escrever e ler no idioma enviando o resultado dos testes: IELTS e TOEFL. Esse primeiro teste é criado pela Universidade de Cambridge e é administrado pelo British Council e não tem prazo de validade, podendo ser refeito sem intervalos, já o TOEFL é administrado pelo ETS, pode ser realizado online e tem validade de dois anos, porém é importante reforçar que a maioria das instituições exigem que os testes tenham sido realizados a menos de dois anos.

Também será pedido que você realize as provas do país que são semelhantes ao nosso vestibular, sendo elas: SAT e ACT.

O SAT avalia o conhecimento do aluno por meio de três áreas: matemática, linguagem e interpretação de texto e escrita, tendo a pontuação máxima de 2400. Já o ACT é divido por inglês, matemática, interpretação de texto e raciocínio científico, além de uma seção optativa de escrita, com pontuação máxima de 36 pontos.

Principais universidades dos EUA que costumam ter bolsas para alunos estrangeiros

É muito comum que as escolas e universidades dos EUA tenham programas de bolsa de estudo a parte dos apoios financeiros, então se você se candidatar para estudar em uma universidade no país e optar pela matrícula com apoio financeiro é muito provável que te ofertem algum tipo de ajuda.

E essa ajuda vai variar em relação a tipo e valor, podendo variar entre desconto na matrícula, isenção de taxas anuais ou até mesmo a garantia de acomodação dentro do campus. Isso porque, no geral, essas instituições destinam uma verba anual para estudantes que precisam desse tipo de ajuda.

Mas, há também os programas de bolsa de estudo regular, que costumam ser o mais indicado para alunos estrangeiros. Nesse caso, o benefício e os valores costumam ser sempre os mesmos, porém há universidades que se diferenciam em alguns aspectos, até oferecendo bolsas integrais para esse tipo de aluno.

Listamos abaixo algumas das universidades que entram nessa categoria de bolsas de estudo para alunos estrangeiros para te ajudar na hora de escolher! Confira:

  • Harvard:

Sendo considerada uma das universidades mais prestigiosas do mundo, Harvard está entre as que oferecem bolsas de estudo integral para alunos vindos de outro país. O seu recrutamento é conhecido como “need blind”, seguindo a regra de que se os recrutadores que te entrevistarem gostarem de você, eles poderão dar todo o apoio financeiro que precisarem, já que estudar lá está longe de ser barato. Mas, é importante lembrar que Harvard é também uma das universidades mais concorridas, então se prepare para caprichar na candidatura!

  • MIT (Massachusetts Institute of Technology):

Também sendo uma universidade renomada, eles seguem o mesmo perfil de recrutamento “need blind” para alunos estrangeiros, processo quase igual ao de Harvard. Nesse caso você precisa comprovar que tem necessidade financeira e que não conseguiria arcar com os custos para que eles possam assim validar sua bolsa.

  • Universidade do Oregon:

Essa universidade tem um programa que costuma atrair bastante alunos brasileiros, que se trata do “International Cultural Service Program”, voltado para serviços culturais, especialmente para quem não é nativo do país. Quem participa ativamente e tem bom desempenho nas ações podem ser isentos do valor da anuidade do curso escolhido, sendo necessário enviar a candidatura durante os primeiros meses do ano.

  • Illinois Wesleyan University:

Estando localizada no estado de Illinois, essa universidade possui três tipos de bolsas de estudos em apoio a estudantes estrangeiros. Iniciando no valor de US $16 mil por ano até o custo total que pode chegar em US $50 mil por ano a depender do curso. Em outras palavras, você pode conquistar uma bolsa de 30% a 100%, dependendo do programa escolhido.

Além de todas essas informações que citamos acima é importante ter uma boa preparação antes de embarcar nesse sonho, pois faz toda a diferença, tanto no aprendizado quanto no processo de admissão na bolsa de estudos.

Com os cursos e os programas da Genium Education você tem conhecimento completo em todas as áreas acadêmicas, auxílio na escolha do seu curso com um profissional especializado e um background do que esperar estudando em uma instituição norte-americana.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nossa equipe especializada estará à disposição para te atender.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email