aprender inglês

Dicas para aprender inglês sozinho e no dia a dia

Todo mundo já sabe que aprender inglês é indispensável nos dias de hoje, afinal, com o mundo globalizado, o mercado de trabalho exige cada vez mais. Para suprir essa necessidade, cada vez mais pessoas buscam por escolas de inglês estudar ou para relembrar o conhecimento já esquecido. E com o surgimento dessa demanda de pessoas querendo aprender inglês, novas escolas e cursos milagrosos surgem todos os dias.

A questão é que você não precisa necessariamente se matricular em uma escola para aprender a língua. Muitas pessoas optam por enfrentar esse desafio de estudar sozinhas e a maioria delas se sai muito bem. Mas é claro, é preciso ter muita determinação para isso.

Se você é uma dessas pessoas que querem optar por aprender inglês sozinha, leia este conteúdo, pois ele foi feito para você!

3 passos básicos para você começar os seus estudos

Apesar de parecer estranho uma pessoa optar por aprender inglês sozinha, é preciso levar em conta que existem vários fatores por trás dessa decisão, como por exemplo o dinheiro. O fato é, aquele modelo tradicional das salas de aulas já está ultrapassado e aprender inglês sozinho, no conforto da sua casa é perfeitamente possível.

Como já dissemos anteriormente, para que isso aconteça você precisa traçar uma estratégia e ter muito empenho e disciplina. Para te ajudar, separamos 3 passos básicos para você ter por onde começar os seus estudos.

1- Descubra qual é o seu nível de inglês

Para começar os seus estudos e traçar uma estratégia adequada, a primeira coisa que você deve saber é qual é o seu nível de inglês. Normalmente para identificar o nível de inglês que uma pessoa se encontra é utilizado o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CERF), que é dividido em níveis e subníveis.

  • Básico (A1 e A2)
  • Independente (B1 e B2)
  • Proficiente (C1 e C2)

Para essa avaliação, é levado em conta a compressão da língua e a expressão oral e escrita de cada aluno. Se você tem dúvidas sobre qual é o seu nível, é possível realizar um teste online disponibilizado pela Genium aqui.

2- Crie uma rotina

Assim como qualquer outro aprendizado, é preciso estabelecer uma rotina, seja aprendendo sozinho ou não. No caso, quando você opta por aprender sozinho é muito mais fácil você deixar os estudos de lado em épocas mais atarefadas, quando está cansado ou até com preguiça.

Quando você aprende em uma escola, seja ela online ou presencial há o incentivo e a cobrança de outras pessoas, assim como pode pesar na consciência o investimento feito. Mas isso não acontece quando você estuda sozinho.

Por isso, crie uma rotina consistente de estudo e a torne um hábito. O estudo diário é que vai garantir que você consiga aprender. Também é preciso definir um objetivo: onde você quer chegar e em quanto tempo deseja fazer isso?

Assim, é mais fácil traçar uma rotina de estudos, levando em conta outros afazeres e também o seu objetivo. Fazendo isso, é só se dedicar e esperar que os resultados cheguem!

3- Encaixe a sua rotina de estudos no seu dia a dia

Depois que você definiu qual é o seu objetivo e qual é o tempo que deseja levar para alcançá-los, é a hora de organizar como isso será inserido no seu dia a dia. É claro que além de aprender inglês, você tem outras ocupações no seu dia a dia, seja trabalhar, estudar, ir à academia, ou qualquer outra tarefa.

O fato é que você precisa analisar a sua rotina e ver quantas horas do seu dia você pode disponibilizar para aprender inglês. Poder 1, 2 horas ou até meia hora, o importante é que você tenha o compromisso de estudar todos os dias no mesmo horário e pelo tempo estipulado.

E claro, ter consciência de que o tempo estipulado poderá tornar o progresso mais lento ou rápido.

Dicas para quem quer aprender inglês

Ao contrário do que se pensa, o aprendizado se dá de muitas formas. Não necessariamente uma pessoa precisa estar sentada em uma sala de aula na frente do professor para aprender. Muito pelo contrário, existem mil formas de se aprender a mesma coisa e com a tecnologia, isso tudo está cada vez mais ao alcance das pessoas. Por isso, separamos algumas dicas para você que está aprendendo ou quer aprender inglês sozinho, em casa ou online, essas dicas valem para todos!

Consuma conteúdo em inglês

Cada um tem seu gênero preferido, mas todo mundo aqui curte filmes, séries e música, não é? A ótima notícia é que eles são uma excelente forma de aprender e treinar o seu inglês.

Com as músicas você pode treinar o seu listening, ou seja, a capacidade de ouvir, e quando tiver dúvidas, sempre tem acesso às letras para te ajudar, seja entender uma palavra, uma expressão e até um sotaque diferente.

Com os filmes, é a mesma coisa, mas você pode treinar além da sua capacidade de listening, você pode treinar a sua leitura também, o reading. Num primeiro momento, assista a filmes com áudio em inglês e legenda em português, depois mude para a legenda em inglês, até que já tenha confiança para assistir sem legenda! E você ainda se diverte!

Outra forma de treinar essas habilidades é com o Youtube e Podcast. Essa forma é boa para você ter contato com o diálogo em condições não tão ideais, ouvindo conversas e entrevistas. Ouvir discursos políticos também é muito bom para aprender, já que eles falam com mais calma e pausas.

Estude gramática

Por mais que existam várias formas de se aprender inglês, em nenhuma delas a gramática deve ser deixada de lado. As estruturas gramaticais são fundamentais para você entender a língua e desenvolver as habilidades de fala, leitura e escrita. A dica é: se aprofunde bastante em aprender gramática e quando estiver aprendendo, não fique tentando traduzir e encontrar alguma lógica com a língua portuguesa. São línguas diferentes, com estruturas gramaticais diferentes. Ficar tentando achar ligações só irá te confundir ainda mais.

Leia em inglês

A leitura é fundamental para o aprendizado de qualquer língua, até mesmo a sua língua materna. É como diz o ditado: quem não lê, não escreve! Por isso, para treinar as suas habilidades em inglês, leia!

Se você ainda está no nível básico, escolha leituras que sejam confortáveis e conhecidas. Não precisa começar por um livro de 500 páginas, um gibi, uma revista, ou até mesmo livros que você já leu em português, comece por eles!

Não tenha pressa! Leia no seu tempo, tentando entender cada sentença e expressão. Quando tiver dúvidas sobre uma palavra, antes de consultar o dicionário, tente entender através do contexto. Quando você faz isso, você obriga o seu cérebro a pensar e a fazer ligações para achar o significado daquela palavra. Mas claro, quando isso não funcionar, recorra ao dicionário.

Aos poucos você perceberá que estará lendo com muito mais facilidade, terá aumentado o seu vocabulário, terá uma compreensão muito melhor da língua e terá treinado a sua capacidade de leitura e também de escrita.

Não tenha medo de falar!

Para treinar a fala da língua não tem jeito, é preciso falar! Isso pode parecer irônico, mas um dos maiores medos de quem está aprendendo uma nova língua é falar, falar errado e passar vergonha. Mas esse é justamente o medo que você não pode ter, o processo de aprendizado passa por esses erros. Ou você acha que nasceu sabendo falar tudo direitinho?

Procure treinar a conversação com falantes nativos, há vários aplicativos e sites que disponibilizam essa troca. Mas você também pode treinar com amigos que também estejam aprendendo e até mesmo falando sozinho. O importante é falar e não ter medo de falar! E com o tempo, tudo vai ficando mais fácil!

Bônus

Uma dica de ouro para o seu dia a dia é mudar o idioma dos seus aparelhos eletrônicos, como computador e celular. Assim, você tem contato diário e constante com a língua sem perceber!

Aprender inglês com a Genium sempre é uma boa escolha

Muitas pessoas acabam optando por aprender inglês sozinhas pelo conforto de estudar em casa e quando e onde quiserem. A boa notícia é que com o Genium English você tem tudo isso e também professores nativos e Learning Coaches, profissionais preparados para te auxiliar sempre que precisar.

O Genium English é um curso diferente de tudo o que você encontra no mercado, já que ele foi feito para você. Ele atende a todas as necessidades que uma pessoa precisa quando escolhe aprender inglês.

Neste curso, você faz o investimento de um ano e nesse período você pode aprender do jeito que quiser. Você irá do básico ao avançado com o Genium English, pode se preparar para testes como o TOEFL e IELTS com o Genium Tests Preparation e também pode dar um up na sua carreira com o Genium for Careers, que contém mais de 45 módulos especializados em diferentes áreas.

Você ainda conta com aulas ao vivo com professores nativos e o auxílio dos nossos Learning Coaches para te ajudar sempre que precisar. É muito mais do que as escolinhas de inglês, não é?

Se você ficou interessado no Genium English, entre em contato com nossa equipe e será um prazer te explicar ainda mais sobre esse curso inovador! É só clicar aqui!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email