inglês com música

7 motivos para você estudar inglês com música

Aprender inglês com música pode ser uma boa alternativa para aqueles que não se dão bem com os métodos de ensino tradicionais ou querem complementar os estudos. Neste artigo veremos 7 motivos para você se dedicar a estudar a língua inglesa com música.

            Aprender inglês com música pode ser uma boa alternativa para aqueles que não se dão bem com os métodos de ensino tradicionais ou querem complementar os estudos. Neste artigo veremos 7 motivos para você se dedicar a estudar a língua inglesa com música.

Porque aprender inglês com música?

            Nós sempre pensamos no estudo como uma atividade chata e monótona, mas a verdade é que ela pode ser bem divertida e dinâmica. Então, escolher uma maneira de aprender que se adeque a você é muito importante durante esse processo. Além disso, aprender através de situações ou coisas que estão inseridos na rotina torna tudo isso muito mais fácil e prazeroso.

            Já que as músicas, principalmente as internacionais, estão tão presentes na nossa vida, por que não aprender inglês com música? Essa é uma maneira de aprender que pode ser muito proveitosa e mais fácil para o começo dessa jornada. Vamos ver como você pode aprender inglês com música?

1- Treine as 4 habilidades básicas do inglês

            Quando você se dedica a aprender inglês com música, você consegue treinar as 4 habilidades básicas da língua que são listening, speaking, writing e reading.

            Treinar essas habilidades através da música já é um grande e importante passo para começar os seus estudos e se aprofundar na língua. Aos poucos você irá perceber que começará a entender melhor as letras através da escuta.

2- Incorpore à sua rotina

            É difícil encontrar quem não escute ao menos uma música durante o dia, não é? Por isso, essa pode ser uma boa alternativa de aprendizado, já que esse é um hábito que está muito presente no dia a dia da maioria das pessoas.

            Ouvimos música enquanto nos deslocamos para o trabalho, no banho, enquanto cozinhamos. Então, se você quer aprender, mas não possui muito tempo, essa é uma excelente maneira, já que você não precisa necessariamente parar para estudar.

3- Linguagem simples e do dia a dia

            Assim como no Brasil, as músicas em inglês também são feitas com uma linguagem mais simples e coloquial, a linguagem falada por eles no dia a dia. Nesse caso, quando você estuda inglês com música, isso é muito bom para conhecer e entender expressões linguísticas do idioma, que estão sempre atualizadas. Por causa da linguagem mais simples, aos poucos já conseguirá identificar algumas palavras e expressões para aumentar o seu vocabulário.

4- Treinar a escuta

            Quando estudamos inglês normalmente focamos muito em aprender a escrita, a gramática, a fala e às vezes nos esquecemos da escuta. Porém a escuta é importantíssima para o aprendizado da língua. É através dela que compreendemos a conversação e a pronúncia correta das palavras.

            Se treinar o listening é tão importante, porque não fazer isso com música? Esse é um modo bem divertido, prático e simples de treinar essa habilidade. Com a música, além da pronúncia, você conseguirá treinar a compreensão do ritmo, batida e tom da língua.

5- Você pode treinar a tradução

            Uma ótima maneira de estudar inglês com música é treinar a tradução de letras de música. Escolha uma música e com o auxílio de um dicionário, traduza a letra. Não se preocupe tanto com as traduções literais, foque em entender o sentido e contexto geral da música.

            Depois desse primeiro exercício, pesquise a tradução da música na internet e compare com a sua. Observe se a sua tradução se aproxima ou não da tradução da internet e vá trabalhando isso. É normal que elas fiquem diferentes num primeiro momento, mas com treino você verá que se sairá cada vez melhor nesse exercício.

6- Enriqueça o seu vocabulário

            Durante esse processo de tradução, você irá se deparar com muitas palavras que não conhece. Anote no celular ou em um caderninho e procure o significado e os sinônimos das palavras. Isso fará com que você conheça e aprenda muitas palavras novas e irá enriquecer o seu vocabulário.

            Isso também ajuda a instigar a sua curiosidade e condiciona o seu cérebro a estar sempre atento a palavras desconhecidas enquanto ouve música. Esse hábito é muito eficaz tanto para treinar a escuta como a escrita, já que estará aprendendo novas palavras.

7- Cante junto: você aprende e se diverte

            Isso mesmo, aprenda cantando! Estudar inglês com música, é estudar com diversão! Depois de todos os passos acima, de treinar a escuta, a tradução, a leitura, agora é hora de treinar a fala! Escolha uma música que goste e cante junto. Se preferir, pegue a letra da música para acompanhar a letra, o importante é cantar, soltar a voz!

            Nesse exercício você consegue treinar muito o speaking. Cante a letra em voz alta, preste atenção a pronúncia das palavras e na sua dicção. No começo pode ser difícil acompanhar, principalmente por causa do ritmo da música, mas com o tempo você vai se aperfeiçoando.

            Se sentir dúvida na pronúncia de alguma palavra recorra aos dicionários online como o Cambridge Dictionary e Oxford Dictionaries, onde há a opção de escutar a pronúncia correta de determinada palavra. Com o tempo e com treino, você verá que já estará cantando algumas músicas sem nem olhar a letra, só exercitando a sua habilidade de listening.

Aqui na Genium, por exemplo, prezamos pelo aprendizado de forma mais divertida e dinâmica. Clique aqui, confira nossos cursos e descubra que há várias maneiras de aprender!

Bônus

            Para aprender inglês com música, escolha músicas que você gosta para estudar, isso ajuda bastante. Mas, existem algumas músicas que são mais fáceis para começar esse processo, que têm um vocabulário mais simples, as palavras são pronunciadas de forma mais clara e possuem histórias mais fáceis de entender.

            Viu como pode ser fácil, divertido e eficiente aprender inglês com música? Comece já a estudar!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email