Group of multicultural high school teenage high school students doing homework during school break

Ensino norte-americano no Brasil: uma nova realidade para estudantes brasileiros

Descubra, nesse blog, como funciona o ensino norte-americano e por que vale a pena escolhê-lo para o futuro do seu filho!

Você já imaginou estudar em uma escola norte-americana sem sair de casa? Estudar fora do país é o sonho de muitas pessoas, afinal, quem nunca se pegou pensando naquele famoso sonho americano? Ou, então, quem nunca viu um filme americano e ficou querendo fazer parte daquele sistema de ensino tão diferente do nosso? Hoje, tudo isso já é possível e você nem precisa sair de casa!

A oferta do ensino norte-americano no Brasil tem crescido consideravelmente. Muitas são as pessoas que estão procurando essa alternativa às escolas de inglês tradicionais aqui do Brasil, seja para aprender o inglês, como para estudar o ensino fundamental e o ensino médio nos moldes do sistema de ensino norte-americano

A Genium Education, por exemplo, é uma escola norte-americana que tem 6 anos de atuação no mercado brasileiro. Ela possui uma sede em Orlando, nos Estados Unidos e outra em São Paulo, aqui no Brasil.

Essa escola tem como objetivo proporcionar a estudantes brasileiros toda a qualidade da educação norte-americana, nos mais variáveis níveis. São ofertados diversos cursos, todos na modalidade de ensino à distância (EAD). A tecnologia está ganhando o mundo, e a Genium acredita que o futuro da educação está no ensino à distância de qualidade, com tecnologia, infraestrutura completa de apoio, acessibilidade e formação educacional e oportunidades a todos os alunos.

A Genium oferece uma série de cursos e assessorias totalmente voltados para a inserção do estudante no sistema de ensino norte-americano e que cada vez mais estão enchendo os olhos daqueles que estão aqui, mas estão olhando lá longe!

High School

escola de High School em São Paulo

O High School norte-americano é o equivalente ao ensino médio brasileiro, mas possui uma dinâmica totalmente diferente das escolas brasileiras. Assim como no Brasil, o High School é a última etapa antes dos estudantes ingressarem na universidade.

A principal diferença entre os sistemas dos dois países é a grade curricular. Enquanto no Brasil a grade curricular é mais engessada, com 13 matérias teóricas obrigatórias, nos Estados Unidos, ela é mais flexível e leva em conta as aptidões de cada aluno. Na maioria das escolas norte-americanas, as matérias obrigatórias são matemática, inglês e história, com o resto do tempo dedicado a outras atividades escolares que ficam a critério de cada aluno.

A Genium Education oferece essa modalidade de ensino à distância no Brasil, ou seja, o aluno pode cursar o ensino médio tradicional brasileiro e, ao mesmo tempo, cursar o High School norte-americano via EAD. Além do currículo obrigatório, são ofertadas diversas matérias eletivas self-study para que o aluno foque em suas aptidões. No High School Genium, todos os professores são norte-americanos e os alunos também contam com o auxílio de um Learning Coach para os estudos. Uma coisa bem legal é que o aluno não precisa ser fluente em inglês antes do ingresso, o aluno encontra tudo que precisa dentro da proposta do High School. 

Assim, o estudante se forma com um duplo diploma, um brasileiro, de sua escola no Brasil, e um norte-americano, da Genium, que é reconhecido em todas as universidades norte-americanas e oferece ao estudante novas possibilidades. Além disso, o curso é totalmente voltado para a vivência do ensino norte-americano, com uma imersão total na cultura do país, pensando na possibilidade de o aluno estudar nos Estados Unidos futuramente.

Middle School

O Middle School é o equivalente ao ensino fundamental ll no Brasil, esse período tem a função de preparar os alunos para o ensino médio, ou High School. Na Genium, alunos do 6º ao 9º ano.

A Genium Education, oferta o curso Middle School Experience para alunos do 6º ao 9º ano, a distância através da plataforma da escola e conta com toda a estrutura de uma escola online de referência. Os alunos ingressam quando turmas de tamanho reduzido são formadas. Lembrando que os alunos também devem estar matriculados no ensino fundamental II regular em sua instituição de ensino brasileira.

Esse curso tem duração de 24 meses, sendo os 12 primeiros meses voltados para o curso de inglês e, nos últimos 12 meses, o aluno realiza duas matérias do currículo norte-americano. Se desejar, o aluno pode ainda adquirir matérias eletivas self-study para estudar aquilo que gosta ou desenvolver alguma habilidade complementar.

Os alunos também contam com o apoio de professores e o Learning Coach para auxiliá-los no processo de estudo. Ao final do curso, eles ganham um certificado de conclusão e estão prontos para ingressar no High School. 

English

Hoje em dia, é quase impensável não saber inglês. Ele está tão enraizado na nossa cultura que cada vez faz mais parte da nossa rotina e se tornou imprescindível para o mercado de trabalho. Com essa necessidade crescendo continuamente, cursos e escolas de inglês estão surgindo por todos os lados. 

No Brasil, atualmente, existem mais de 100 escolas de inglês e mais de 3.000 unidades pelo país, se fizermos uma contagem baixa e levando em conta as maiores redes. Mas quantidade nem sempre significa qualidade e a maioria dessas escolas não oferecem um serviço de boa qualidade. Não é à toa que apenas 5% dos brasileiros sabem inglês e desses 5%, somente 1% são fluentes na língua, de acordo com uma pesquisa do Instituto Cultural British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular. 

Tendo em vista que essa escolha influencia a vida e o futuro no mercado de trabalho, é importante escolher uma escola que ofereça um curso de qualidade. A Genium oferece um curso de inglês para adultos e jovens adultos com um escopo diferenciado.

Nesse curso, o aluno faz um investimento de um ano na plataforma e pode cursar qualquer um dos diversos módulos disponíveis, cada um voltado para uma necessidade. Os módulos do Genium English são voltados para o aprendizado do idioma, nos quais você aprende do básico ao avançado, atingindo a proficiência em inglês e ganha um certificado a cada nível que concluir. Os módulos do Genium Test Preparation ajudam o aluno a se preparar para testes de proficiência em inglês como o Toefl e o IELTS. E por último, mas não menos importante, os mais de 45 módulos do Genium for Careers ajudam você a se aperfeiçoar na sua área de atuação.

Conselheiro Americano

O processo de ingresso para universidades nos Estados Unidos é muito diferente do processo que acontece aqui no Brasil, que é através de vestibulares como o Enem ou a Fuvest, por exemplo. As universidades norte-americanas são conhecidas pelo seu rigoroso processo de candidaturas. Esse processo de candidatura inclui redação ou carta de motivação, SAT, entrevista, formulários, proficiência em inglês, carta de recomendação, etc.

Apesar do diploma válido no país, devido à complexidade desse processo, é difícil conseguir ingressar nessas universidades sem o aconselhamento de pessoas que conheçam mais a fundo esse sistema. Por isso, é válido procurar pessoas especializadas nessa área para auxiliar o aluno.

A Genium Education oferece a assessoria do Conselheiro Americano para seus alunos. Em um programa de 12 passos, o Conselheiro irá guiar o aluno desde a escolha da universidade de interesse, o processo de aplicação da candidatura aos passos seguintes após a possível carta de aceite. Além disso, ele também pode auxiliar o aluno na procura de bolsas de estudo e financiamento estudantil, já que nos Estados Unidos o ensino superior costuma ser um grande investimento. Alunos do Genium High School já contam com essa assessoria inclusa em seu programa. 

Conselheiro Americano Sports

A prática de esportes em nível universitário dos Estados Unidos é referência no mundo todo. Ele é a porta de entrada para muitos atletas profissionais e tem um papel importantíssimo na formação de atletas norte-americanos.

Por isso, o investimento em esportes no país é muito alto. Desde o Middle School, até o High School, o esporte é muito presente e é como muitos estudantes conseguem bolsas de estudos para as mais famosas universidades do país. Quantas vezes você já não viu isso em filmes?

O que você talvez não saiba é que se você é atleta aqui no Brasil, também pode tentar conseguir uma bolsa de estudos em universidades norte-americanas através do esporte. O Conselheiro Americanos Sports da Genium oferece essa possibilidade a seus alunos. 

Pessoas que praticam vôlei, tênis ou futebol podem contar com a assessoria do conselheiro com anos de experiência para ajudar nesse processo. Nesse caso, é levada muito em conta a habilidade esportiva do aluno, assim como sua carreira acadêmica, em questão para o ingresso na universidade.

São muitas as possibilidades na educação norte-americana! Apenas uma escola comprometida com um projeto educacional inovador e de qualidade poderia trazê-las todas para o Brasil. Escolha uma escola que possa, de fato, oferecer oportunidades de um futuro promissor ao aluno. 

 

vAMOS NESSA JUNTOS?
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email