SAT ou ACT: qual escolher e como fazer?

Você com certeza já ouviu falar sobre SAT ou ACT. Estudantes brasileiros que desejam ingressar em uma universidade nos EUA, na grande maioria das vezes, precisam realizar um dos testes padronizados. 

Mas, como escolher qual fazer? Como se preparar para cada um deles? Qual a diferença entre eles? Frequentemente, recebemos muitas perguntas como essa dos alunos do Genium High School.

Por isso, neste conteúdo você vai conhecer todas essas respostas e muito mais! Continue a leitura!

O que é SAT?

O SAT, ou Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), é um dos principais exames de ingresso nas universidades norte-americanas. Ele é administrado pelo College Board, sendo aplicado em todo o território estadunidense e fora dele. 

Pense nele como um ENEM dos Estados Unidos. Isso porque o exame é aceito em praticamente todas as instituições de ensino superior do país e tem como objetivo avaliar as habilidades e conhecimentos dos estudantes em três áreas principais: matemática, linguagem e interpretação de textos.

As pontuações do SAT vão de 400, nota mínima, a 1600 como nota máxima.

O que é importante saber sobre o SAT?

Devido à pandemia do Covid-19, ainda em 2021, houveram algumas mudanças relacionadas à realização do exame. 

A primeira e mais importante é que desde o ano de 2021, o College Board anunciou a decisão de não realizar mais os testes SAT Subjects, voltado para disciplinas mais específicas, como biologia, ciências, entre outras, e também a prova de redação. 

Outra mudança importante é que a partir de 2023, as provas do SAT serão realizadas de forma online. Isso mesmo. Os alunos poderão escolher entre realizar o exame em seu próprio dispositivo ou em um centro de aplicação autorizado. 

Além disso, o novo modelo de prova, terá duas horas de duração, ao invés de três como tem sido realizado. É importante ressaltar que no Brasil, a prova é aplicada apenas seis vezes por ano. 

Por isso, é importante fazer a inscrição o quanto antes! A princípio, nem todos os centros autorizados no Brasil oferecem os exames todas as seis vezes. Mas, também, o fato de as inscrições serem encerradas um mês antes da prova ser realizada, pode atrapalhar o processo de application.

Como se inscrever no SAT?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que o ideal é que você se inscreva no SAT o quanto antes! Assim, você terá acesso às novidades do College Board e terá tempo para se preparar para o seu teste. 

Para se inscrever no SAT é bem simples! Basta fazer o seu registro no site do College Board. Ao criar a sua conta online, você pode fazer alterações em seu cadastro, se necessário, ver sua pontuação assim que estiverem disponíveis, além de conseguir imprimir seu tíquete de admissão. 

Na hora do cadastro você pode informar se deseja receber avisos das universidades que estão com inscrições abertas, de provedores de bolsas de estudo ou empresas de preparação para exames.

Depois, você deverá enviar uma foto sua junto com o seu registro no SAT. Esse passo é importante! Na plataforma você encontrará todos os detalhes para essa etapa e, caso a sua foto não atenda aos requisitos, você não conseguirá a permissão para fazer o teste.

Por fim, basta pagar a taxa de inscrição ou solicitar a isenção. As taxas para o SAT incluem, além da inscrição, o envio da sua pontuação para até quatro universidades (caso queira enviar para mais universidades, é cobrado US$12,00 para cada). 

Para conseguir a lista completa dos valores do SAT, assim como mais detalhes da prova, recomendamos que você acesse diretamente o site do College Board! 

O que é ACT?

O ACT, ou American College Testing, assim como o SAT, é um exame muito utilizado para ingressar em uma universidade norte-americana. Ele é administrado pela ACT, Inc. e é dividido em quatro seções obrigatórias: inglês, leitura, matemática e ciências, com uma seção opcional de redação. 

O objetivo do teste é avaliar os conhecimentos que os alunos conquistaram durante o High School. No ACT, a pontuação das seções obrigatórias, pode variar entre 1 e 36. No caso da redação, ela varia entre 2 e 12 pontos. 

O que é importante saber sobre o ACT?

A respeito do ACT é importante se atentar a alguns pontos. Por exemplo, todos os estudantes que pretendem realizar a prova fora dos Estados Unidos, devem ter em mente que ela é realizada pelo computador. 

Com isso, o resultado acaba saindo mais rápido, geralmente, entre dois dias úteis após a realização do exame. Já para os alunos que optam por realizar a seção de redação, o resultado sai entre duas e três semanas. 

Quando os resultados estiverem prontos, você receberá um e-mail, além de conseguir acessar a sua nota pelo site, com o login e senha que você usou para se inscrever. 

Outro detalhe bem importante é que, a média final, considera apenas a soma das seções de inglês, leitura, matemática e ciências. Ou seja, a nota da redação não entra na média. Mas, nem por isso você tem que deixar essa seção de lado. 

A redação é bem importante e serve como um critério de eliminação para as universidades, por isso, apesar de ser opcional, algumas instituições exigem a realização da prova. 

Por fim, você sabia que é possível realizar o ACT até 12 vezes? Isso foi possível graças ao ACT Superscore. Nele, os alunos que realizarem o ACT mais de uma vez, receberão de forma automática uma pontuação superior com a média das quatro melhores pontuações das partes de inglês, matemática, leitura e ciências do teste.

Ou seja, para os alunos que não atingiram a nota ideal da primeira vez, podem continuar tentando até atingir a melhor pontuação. 

Como se inscrever para realizar o ACT?

O processo de inscrição do ACT é bem semelhante com o do SAT e para garantir sua vaga é importante realizar a inscrição o quanto antes. 

O primeiro passo para realizar o ACT é se inscrever no campo MyACT do site. Assim que sua conta for criada, você poderá imprimir seu tíquete de admissão, fazer alterações em seu perfil e ver sua pontuação assim que estiverem disponíveis. 

Ainda no registro você deve indicar se irá ou não realizar a seção de redação do ACT, como citamos, algumas universidades exigem o teste, enquanto outras não. Por isso, antes de se inscrever no exame, verifique com a universidade a necessidade de realizá-la. 

A redação pode ser realizada no mesmo dia que as outras seções do ACT, mas em alguns casos, é possível que você tenha que realizá-la em um dia separado, por conta da disponibilidade de datas e horários nos centros de aplicação. 

O envio da foto também é obrigatório para o ACT e você deve enviar sua foto, com no máximo uma semana antes do dia do teste. Por fim, basta pagar as taxas ou solicitar a isenção delas. 

As taxas incluem o registro, relatórios para você e sua escola e o envio dos resultados para até quatro universidades. Importante ressaltar que os valores são diferentes para as provas com a opção de redação ou sem. 

Para conferir os valores atualizados, visite o site do ACT

Qual a diferença entre SAT e ACT?

Apesar de muito semelhantes, existem diferenças práticas e significativas entre o SAT e ACT, as mais importantes de se considerar são:

  • As perguntas do ACT são mais diretas e simples de entender;
  • O SAT tem um vocabulário mais amplo, com diversas palavras diferentes;
  • A prova de matemática do ACT é mais avançada, contempla perguntas desde as mais básicas, até mais complexas como trigonometria;
  • O SAT é dividido em seções, enquanto o ACT em uma única seção;
  • O ACT é mais generalista, importando mais a nota final;
  • No SAT as instituições avaliam o desempenho em cada área;
  • A duração do SAT muda se você escolher realizar o teste de redação.

Além delas, o objetivo de cada exame também é diferente. O Scholastic Assessment Test, SAT, tem como objetivo medir as habilidades de alfabetização, numeramento e escrita que são necessárias para o sucesso acadêmico na universidade nos EUA. 

Já o American College Testing, ACT, mede o desenvolvimento educacional geral dos alunos no ensino médio, assim como a sua capacidade de concluir o trabalho de nível universitário, abrangendo quatro áreas de habilidades: inglês, matemática, leitura e ciências. 

Com base nessas diferenças você já consegue ter uma ideia de qual escolher! Mas, se quiser realizar as duas provas e aumentar suas chances de ingressar em uma universidade norte-americana, você pode. 

Dessa forma, torna sua candidatura mais completa e atraente para os escritórios de admissão. 

Como fazer o SAT ou ACT? 4 dicas para se preparar para as provas

Agora que você já sabe mais sobre esses exames tão importantes, que tal conferir as dicas do nosso Conselheiro Americano, Andy, para te ajudar a se preparar e conquistar as melhores notas? 

Olha só:

1. Determine sua pontuação alvo no SAT ou ACT

Os especialistas em preparação para o teste SAT e ACT costumam dizer que o primeiro passo para estudar para o ACT ou SAT é encontrar sua pontuação “alvo” ou “objetivo”. 

Para encontrar a sua, observe as pontuações médias dos testes de calouros recém-matriculados nas universidades às quais você planeja se candidatar. Todos os sites de universidades terão essas informações relatando a faixa de pontuação ‘50% média’ para os testes de leitura, com base em inglês (EBRW) e matemática do SAT, bem como a pontuação média composta de 50% do ACT.

Como exemplo, imagine que a faixa de pontuação média de 50% do ACT da ‘Universidade A’ esteja entre 28 e 34. Isso significa que 25% dos calouros matriculados nesta universidade pontuaram abaixo de 28 no ACT e 25% pontuaram acima de 34. 

Os 50% restantes dos calouros matriculados pontuaram entre 28 e 34. Se você espera ser admitido na mesma universidade, sua pontuação ideal do ACT ficaria na extremidade mais alta desse intervalo e, de preferência, acima dela.

Você deve analisar sempre as faixas médias de pontuação médias 50% para cada universidade em sua lista, selecione a mais alta entre suas universidades e tente obter uma pontuação próxima ou acima dessa faixa. 

Pense que, se a faixa de pontuação mais alta do ACT para todas as universidades da sua lista for de 28 a 34, sua pontuação alvo do ACT pode ser 34 ou 35.

2. Faça simulados dos SAT ou ACT para ver onde você está e como está melhorando.

Fazer testes práticos de SAT ou ACT vai te ajudar a determinar sua pontuação “baseline” e até onde você precisa ir para atingir sua pontuação alvo. Simulados também podem ajudá-lo a identificar as áreas do teste em que você tem mais ou menos facilidade.

É importante fazer um simulado oficial oferecido pelas próprias plataformas, porque eles são os que mais te oferecerão uma visão real das perguntas que você verá nos testes.

No entanto, fazer um simulado e anotar sua pontuação não é suficiente. A Kaplan Test Prep, organização oficial de preparação para o teste ACT, recomenda que você analise cada resposta incorreta cuidadosamente para entender onde você errou, familiarizar-se com as perguntas do teste e analisar seus resultados. 

3. Crie um cronograma de preparação para o teste SAT ou ACT

Há vários conselhos e estratégias diferentes para o número de horas de estudo necessárias para atingir pontuações diferentes. Independentemente de seus objetivos, um cronograma de estudo é fundamental. 

Sua programação pode consistir em algumas horas de estudo em alguns dias por semana, ou uma hora todas as manhãs durante a semana, com períodos mais longos de estudo nos fins de semana. Depende dos seus objetivos, do número de áreas que você precisa praticar e do tempo que você tem disponível para estudar.

Uma boa ideia é montar um calendário, criando seu plano de estudos até o dia do teste agendado. O site da Kaplan possui um cronograma de preparação para o teste ACT de 3 meses, mas se você for realizar o SAT, pode contar com a Khan Academy para montar seu cronograma personalizado com base na data do seu teste.

Há muito o que fazer para se preparar para um ou mais desses testes. Certifique-se de ter tempo suficiente para se preparar. E lembre-se que você pode repetir cada um desses testes, se necessário.

4. Aproveite todos os recursos disponíveis

Felizmente, há uma variedade de recursos de preparação disponíveis na internet e você deve utilizar todos eles! 

Você pode contar com livros de preparação para o teste, assistir a vídeos do YouTube ou baixar um aplicativo de preparação para o teste SAT ou ACT em seu celular.

Um tutor virtual, aulas virtuais ou um grupo de estudo on-line são outras opções de preparação para o ACT e SAT que você pode considerar para adicionar variedade à sua rotina de estudos. 

Os sites ACT Academy e Khan Academy oferecem uma variedade de opções gratuitas de preparação para testes SAT e ACT, incluindo vídeos, jogos e muito mais.

Ah, não se esqueça, alunos Genium High School contam com o Conselheiro Americano para ajudar nas candidaturas a universidades dos EUA! Já temos muitos casos de sucesso por aqui, como a Mel Gatti, a Júlia, a Laura e a Malu. 
Na Genium Education é mais que inglês, é educação americana no Brasil! Se você quer conquistar uma vaga em uma das universidades norte-americanas, assim como elas, é só falar com a gente!

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp