intercâmbio eua

Intercâmbio EUA: Como fazer e quais as vantagens?

Intercâmbio EUA, tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

Intercâmbio EUA, você já pensou na possibilidade de realizar um? Bom, se a resposta for sim, seja muito bem-vindo ao nosso conteúdo.

Estudar ou viver nos Estados Unidos é um sonho para muitos brasileiros e não é por menos, afinal, o país é cheio de oportunidades para os estudantes, sem contar na grande diversidade cultural que ele oferece. 

Mas o que você sabe sobre isso até o momento? Para te ajudar a responder algumas dúvidas comuns sobre o assunto, preparamos este artigo! Continue acompanhando e saiba tudo sobre o intercâmbio nos EUA. 

O que é um intercâmbio?

Segundo o dicionário, a palavra intercâmbio tem um significado relacionado a trocas, o que de fato é verdade, mas um intercâmbio vai muito além disso. Por muito tempo realizar intercâmbio consistia em trocar de lugar com uma pessoa que morava em outro país por um determinado tempo. Por exemplo:

Um estudante brasileiro trocava de lugar com um estudante norte-americano, por alguns meses. Essa troca servia para os estudantes aprenderem outro idioma e conhecerem os costumes locais. 

Atualmente, a base do intercâmbio permanece a mesma, a diferença é que agora ele é muito mais abrangente. Você deve estar se perguntando: como assim? 

Bom, a primeira coisa a destacar é que hoje em dia o estudante brasileiro não depende mais de um norte-americano para trocar de lugar para realizar um intercâmbio. Em segundo lugar, os objetivos também mudaram, agora os intercâmbios nos EUA pode ser feitos por diversas razões. 

Ou seja, podemos definir um intercâmbio – nos dias de hoje – como qualquer viagem que agregue experiências pessoais, acadêmicas, culturais ou profissionais.

Na Genium, os alunos que cursam o High School Genium, têm a possibilidade de realizar um intercâmbio exclusivo e para uma cidade nova nos Estados Unidos a cada ano. O Genium Discovery Universities expande as experiências que o aluno já tem no High School Genium e busca oferecer uma vivência pessoal, acadêmica e cultural. Saiba mais sobre o High School e o Discovery Universities da Genium: Clique aqui

Quais as modalidades de intercâmbio disponíveis nos Estados Unidos?

Como já citamos no tópico anterior, os objetivos e motivos para realizar um intercâmbio são inúmeros, por isso, destacamos as 10 principais modalidades para você conhecer um pouco mais. Olha só: 

  1. Intercâmbio voltado para idiomas 

Um dos modelos de intercâmbio mais buscados pelos estudantes. Ele nada mais é do que um curso voltado especificamente para aprender ou aperfeiçoar o idioma, neste caso, a língua inglesa. Os cursos possuem duração entre duas semanas e até seis meses, voltados para estudantes com mais de 17 anos. 

  1. Intercâmbio voltado para o Ensino Médio 

Mais conhecido como High School, essa modalidade de intercâmbio é voltada para estudantes que tenham entre 14 e 18 anos e desejam cursar seis meses ou um ano do ensino médio norte-americano. Para isso, os estudantes devem ter inglês intermediário. 

Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia não é preciso sair do Brasil para estudar o High School dos Estados Unidos, sabia? Exatamente! 

Com a Genium os alunos aprendem com os melhores professores norte-americanos, estudam as matérias obrigatórias da matriz curricular, podem optar por diversas matérias eletivas disponíveis em nosso catálogo, ter a facilidade de se matricular em qualquer momento do ano é bom, as vantagens são infinitas! 

Mas, só para aumentar sua curiosidade, vamos contar mais uma: depois de formado o aluno Genium conquista um diploma de High School dos EUA com o selo Cognia, aceito em todas as universidades dos Estados Unidos, aumentando ainda mais as oportunidades de um futuro promissor! 

Clique aqui e conheça mais detalhes do High School Genium! 

  1. Intercâmbio voltado para idiomas e atividades extra

Essa modalidade de intercâmbio é perfeita para quem deseja aprimorar um idioma enquanto pratica um hobby. Você pode aliar o idioma com aulas de culinária, fotografia, dança, esportes e muitas outras. 

Geralmente, estes intercâmbios duram entre duas semanas e três meses, podendo ser realizado por estudantes com mais de 18 anos e com conhecimento intermediário no idioma. 

Hoje, com a tecnologia, é possível aprimorar o idioma inglês conversando com professores nativos sem sair do Brasil, você já conhece o Genium English? Clique aqui.

  1. Intercâmbio voltado para Au Pair

Esse é o intercâmbio mais escolhido entre as jovens com idade entre 18 e 26 anos que querem trabalhar e viver nos Estados Unidos por um tempo. É um trabalho remunerado onde as mulheres exercem a função de babá em casas de família norte-americanas. 

O intercâmbio voltado para Au Pair é regulamentado pelo governo, possui carga horária de até 45h por semana e atividades como levar e buscar as crianças na escola, cuidar da alimentação e dia a dia delas, levar para passeios, entre outras. 

Embora existam mais vagas para mulheres, algumas agências especializadas já oferecem vagas como babá para o público masculino. 

  1. Intercâmbio voltado para o trabalho voluntário

Voltado especificamente para quem possui conhecimento intermediário na língua, os intercâmbios voluntários aliam a imersão na cultura e no idioma com a oportunidade de fazer a diferença em algum projeto social. 

O aconselhável é realizar esse programa depois dos 18 anos, por conta das atividades. Muitas opções desse programa contam com ajuda na construção de vilas locais, ajudar crianças e idosos, cuidar de animais, dar aulas em comunidades carentes, entre outras. 

  1. Intercâmbio voltado para estudantes de graduação

Esse é um caso bem específico e dependerá de algumas questões. Por exemplo, algumas universidades brasileiras possuem programas de mobilidade em parceria com outras universidades. Neste caso o estudante deve verificar com a instituição, suas opções e como funcionam os processos de admissão. 

Em outros casos, o estudante precisa comprovar o conhecimento na língua inglesa por meio de testes de proficiência e depois, se submeter aos processos de admissão da universidade norte-americana escolhida. Caso seja aprovado, poderá cursar parte da sua graduação nela. 

Se você sonha em estudar em uma universidade nos Estados Unidos e busca mais informações conheça a assessoria do Conselheiro Americano Genium: Clique aqui

  1. Intercâmbio voltado para pós-graduação ou especialização profissional

Voltado para quem já possui um diploma de graduação, essa modalidade de intercâmbio é perfeita para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, aumentando seus conhecimentos acadêmicos e profissionais, além de se tornar fluente na língua inglesa.

Nas opções estão os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, MBA, pesquisas e especializações. 

  1. Intercâmbio voltado para oportunidades de estágio e trainee

Nessa opção, quando o estudante estiver finalizando ou acabado a sua graduação, ele pode consegue se inscrever em um programa de intercâmbio de estágio ou trainee diretamente em algumas empresas norte-americanas. É possível, também, que algumas empresas com filiais no Brasil ofereçam essa oportunidade aos estudantes que integram seu quadro de colaboradores. 

É uma ótima opção para colocar em prática tudo o que aprendeu durante a faculdade. Mas para isso, é necessário ter um  conhecimento aprofundado de como é e como funciona a área de atuação profissional, além de fluência no idioma. 

  1. Intercâmbio voltado para estudo e trabalho

Conhecido como “Work and Travel”, esse programa de intercâmbio é voltado para quem deseja estudar e trabalhar nos Estados Unidos. Geralmente, a carga horária é combinada para alinhar o estudo e trabalho sem sobrecarregar o estudante.  

É necessário ter um conhecimento intermediário na língua inglesa, entre as vagas disponíveis é comum encontrar ajudantes e auxiliares de hotéis, atendentes de restaurantes, monitores de acampamento de férias, entre outros mais voltados para o atendimento público. 

  1. Intercâmbio voltado para + 50 anos

Sim, os intercâmbios não são apenas para os jovens! Hoje em dia, existem agências especializadas em programas voltados para a terceira idade. Neste caso, são realizados passeios e atividades culturais para se aprofundar ou conhecer um novo idioma com turmas formadas por pessoas da mesma faixa etária e de diferentes países. 

Com essa lista ficou fácil ter uma noção de quão abrangente é realizar um intercâmbio nos EUA, não é mesmo?  

Intercâmbio EUA: como se planejar?

Planejar o intercâmbio é fundamental, afinal, sem planejamento nada vai para a frente, certo? É nesse processo que você terá uma visão geral do programa de intercâmbio, ou seja, tudo o que precisará ser feito e organizado para tirar o sonho do papel. 

Separamos alguns passos para te ajudar a fazer com que tudo ocorra bem! Olha só:

  • Defina o seu objetivo

Com base em todas as informações já destacadas no tópico anterior, qual das modalidades de intercâmbio mais se encaixam nos seus objetivos? Respondendo essa pergunta, vamos para o próximo passo.

  • Escolha o destino da viagem

Acredite ou não, os Estados Unidos possui mais de 30 mil cidades, pertencentes aos seus 50 estados. Já dá para ter uma ideia de quantas opções você pode ter, não é mesmo? Faça uma lista dos que você mais se identifica e depois pesquise detalhadamente sobre cada um até encontrar o perfeito para você e seus objetivos. 

  • Escolha uma agência

Se você não for fazer o High School Genium e aproveitar as viagens exclusivas do Genium Discovery Universities – deverá contar com uma agência especializada para te auxiliar na escolha da escolha e do curso que você pretende estudar. 

Em alguns casos é possível fechar o contrato diretamente com a escola, sem o intermédio de uma agência. Ah, vale destacar que todo cuidado é pouco na hora de escolher uma agência de intercâmbio, ok? Fique atento e desconfie de propostas muito facilitadas, infelizmente é comum que algumas pessoas sofram golpes. Por isso, pesquise bastante, leia avaliações e referências da agência em que está interessado. 

  • Faça um planejamento financeiro e organize o orçamento

Planeje todos os seus gastos, de antes e durante a viagem. Crie uma planilha com valores de acomodação, alimentação, transporte, passeio, escola, vistos e documentações. Depois disso, organize o seu orçamento e comece a economizar. 

  • Solicite o visto

O visto é essencial para a sua permanência e, principalmente, a entrada nos Estados Unidos. O país não permite a entrada de estrangeiros sem algum tipo de visto. 

Neste artigo sobre os Vistos de estudante nos EUA você encontra todas as informações que precisa sobre esse processo. 

  • Acerte os últimos detalhes 

Depois de ter tudo já acertado e definido é preciso confirmar alguns detalhes, por exemplo, a acomodação, serviços de translado, seguro de saúde e viagem, a compra das passagens, entre outras coisas que só são recomendadas acertar depois de ter conseguido o visto. 

Vantagens de um intercâmbio nos Estados Unidos

Realizar um intercâmbio nos EUA é uma oportunidade e tanto, cheia de vantagens que vão agregar tanto a vida pessoal quanto profissional do estudante. Vamos te apresentar apenas três delas:

  • Mais autoconfiança e coragem

Ir para os Estados Unidos vai te ajudar muito a desenvolver questões de autoconfiança, autoconhecimento e claro, coragem para lidar com situações desafiadoras que podem acontecer no dia a dia. 

  • Mais independência

Se você deseja se tornar mais independente e ser responsável pelas suas próprias ações, um intercâmbio é perfeito para te ajudar com isso. 

Com ele você tem a oportunidade de conseguir sua independência emocional, financeira e até mesmo profissional. 

  • Imersão em uma nova cultura

Essa seja talvez uma das maiores vantagens de fazer um intercâmbio nos EUA. A chance de poder conviver com nativos, vivenciar a cultura do dia a dia em um novo país, aprender ou aprimorar um novo idioma. 

Tudo isso só é possível com um intercâmbio para os Estados Unidos e com a Genium!

Isso mesmo, todas essas vantagens que você acabou de ler se encaixam nas inúmeras vantagens que os cursos da Genium Education oferecem. 

Por aqui, no High School Genium, todos os alunos contam com aulas ministradas por professores norte-americanos, com conteúdos atualizados e que realmente agregam ao currículo. 

Fora isso, os alunos têm suporte em todos os momentos do curso com os Learning Coaches. Aqueles que fazem o nosso High School e desejam se candidatar às universidades norte-americanas, contam com a ajuda e orientação do Conselheiro Americano que oferece várias dicas para os processos de aplicação além de ajudar a encontrar bolsas e financiamentos estudantis. 

A Genium tem tudo o que os estudantes brasileiros precisam para ter um futuro promissor! Quer saber mais? Entre em contato! 

Para isso é só preencher este formulário ou entrar em contato pelo nosso Whatsapp (11) 93208-7231.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email