inglês como aprender rápido

Inglês: como aprender rápido em 8 passos fáceis o terceiro idioma mais falado no mundo!

Seja por vontade ou necessidade, falar inglês é um investimento para a vida toda. Leia nosso blog sobre inglês como aprender rápido em 8 passos! 

Falar inglês deixou de ser um hobby e tornou-se uma obrigatoriedade para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, conquistar novas oportunidades no exterior ou simplesmente agregar ainda mais aos conhecimentos. O inglês é o terceiro idioma mais falado no mundo, com aproximadas 500 milhões de pessoas que o falam como segunda língua, segundo o site Revista da Babbel

Apesar do grande número de falantes da língua estrangeira, há quem encontre dificuldade em se familiarizar com o idioma e aprender a dominá-lo. Para quem está procurando pela primeira experiência, pode encontrar novidades no caminho: palavras com sonoridades e pronúncia muito semelhantes são um exemplo.

Entretanto, falar inglês pode ser mais fácil, desde que haja disciplina e dedicação. Neste blog, preparado pela Genium Education, você vai saber tudo sobre inglês, como aprender rápido e sair falando por aí. Acompanhe! 

Inglês como aprender rápido em 8 passos

O inglês é um idioma muito requisitado em entrevistas de emprego, pelas empresas exigirem conhecimentos caso o futuro funcionário precise realizar uma conversação com estrangeiros. Mas além disso, é essencial para complementar currículos e abrir portas para oportunidades fora do Brasil. Abaixo, você confere as 8 principais dicas que a Genium trouxe para você sair falando inglês:

  1. Tenha um objetivo 

A primeira pergunta que você deve se fazer ao pensar em aprender inglês é: “por que eu quero aprender?”. Podem ser diversas as respostas:

  • Para visitar outro país;
  • Para uma entrevista de emprego;
  • Para passar no vestibular;
  • Porque vai te ajudar no trabalho.

Enfim, são muitas respostas para essa pergunta. E ter um propósito definido ao longo do tempo é o que vai te ajudar a não desistir diante das dificuldades e continuar na caminhada para aprender inglês!

O melhor cenário é se o seu objetivo tiver um prazo. Quando mais especificação, melhor. Se você for estudar no exterior, por exemplo, saber a data e o prazo que você tem para aprender o idioma ajuda a dosar a quantidade certa de estudo que você precisa. 

Não é uma obrigatoriedade ter uma meta tão detalhada, mas é comprovado que as metas ajudam a concluir os objetivos mais rapidamente. Dividir esses objetivos em etapas é essencial para fazer dar certo.

  1. Comece a ler em inglês

De primeira, ler um livro em inglês pode parecer um pouco intimidante, mas é uma ótima maneira de introduzir o estudante a este universo. E você não precisa ler especificamente um livro; jornais, sites, e-mails e redes sociais já podem ajudar no seu desenvolvimento.

Essa dica te ajuda a adquirir vocabulário, o que ficará na sua memória, reforçando as palavras lidas na sua cabeça. É importante praticar a leitura também para aprender novas expressões, que são mais utilizadas em conversas no cotidiano, das quais provavelmente você participará. 

  1. Escreva tudo o que você aprendeu 

Não é modéstia à parte, mas essa dica realmente funciona! Simplesmente escrever uma coisa nova que você aprendeu ajuda a memorizá-la e, assim, fixar a palavra ou frase na mente. 

Apesar disso, nem tudo é guardado de primeira. É importante anotar as novas palavras sempre e estudá-las. Anotar o contexto no qual conheceu a palavra ajuda muito também. Exemplo: escreva a frase e o significado dela.

  1. Fale…inglês!

Esta dica poderia facilmente estar ocupando as primeiras posições. Não há nada melhor para aprender inglês do que praticar. Muitas pessoas dizem que conseguem entender o inglês, mas não conseguem acertar na pronúncia, e por isso é essencial se comunicar dessa forma.

Falar inglês não é um bicho de sete cabeças! E existem diversas formas (divertidas) de se fazer isso:

Aulas de inglês: nas aulas, você não somente pode falar o tempo todo inglês, assim como é obrigado(a) a fazer isso. O profissional que estará te orientando poderá, ainda, te auxiliar em casos de erros gramaticais e de pronúncia.

Falar sozinho: já começou a dar risada só de se imaginar falando inglês sozinho? Esse é um excelente método para aprender mais facilmente. Você ainda se sente mais confiante, pois não terá vergonha, é só você e o espelho. 

Parceiros de conversa: Muitas plataformas na internet reúnem estudantes do mundo todo para que possam conversar em outras línguas, aumentando o aprendizado. Já pensou ensinar o português para um americano e vice-versa? É uma excelente forma de praticar! 

Praticar todos os dias fará com que você chegue mais rápido ao seu objetivo. Falar outra língua é como fazer um esporte: é com treino e repetição que você vai se tornando melhor. Se você desistir por conta dos erros, não fará progresso nunca. O importante é corrigi-los. 

  1. Faça High School com a Genium

Entre as melhores opções para sair falando inglês por aí, está o High School da Genium! Além de oferecer benefícios únicos, como um diploma ao final do curso com o selo Cognia (que é reconhecido em todas as universidades norte-americanas), a Genium tem uma excelente opção para alunos que ainda não estão familiarizados com a língua.

A princípio, o aluno realiza um teste de nível de proficiência. Se estiver em um nível intermediário ou básico, será encaminhado para um curso de inglês preparatório até que atinja o nível exigido. Esse curso de inglês está incluso no valor do High School, se o aluno faz Genium não precisará fazer inglês em nenhum outro lugar! Porém, se já tiver um nível de proficiência intermediário ou avançado o aluno já pode prosseguir para as matérias do currículo do High School, começando por economia!

O High School é uma excelente forma de aprender o idioma e contar com mais benefícios, como a carteirinha de estudante dos EUA, diploma reconhecido em universidades norte-americanas e profissionalização!

Além disso, existe uma maneira melhor de aprender inglês do que literalmente vivendo com o idioma?  

  1. Realize uma verdadeira imersão cultural

Se você assiste filmes e séries em inglês, escuta músicas internacionais e vivencia a cultura norte-americana, é muito mais fácil aprender o idioma. Muitas pessoas relatam que aprenderam a falar inglês ou começaram a gostar do idioma através de músicas. 

Você pode tentar também através de podcasts e vídeos no YouTube. O “listening”, como é chamado o hábito de escutar as palavras, é muito interessante para complementar seus estudos. 

  1. Estude muito e procure evoluir

Frases como “eu não consigo aprender inglês” e “eu não sei falar essa língua” podem prejudicar – e muito – a sua caminhada. Desmotivar-se não é uma boa ideia. Fique tranquilo(a): aprender um novo idioma requer estudo, tempo e muita dedicação, e caso você perceba dificuldades ao longo do caminho, procure ajuda de seus professores, amigos e na internet. Com a Genium, você tem o apoio do Learning Coach e de todos os professores norte-americanos para te ajudar com o idioma.

Se você está fazendo curso de inglês, não tenha medo de perguntar: é para isso que eles estão lá. Se estiver estudando sozinho, “Google it!” (expressão utilizada para quando queremos pesquisar alguma coisa). Só não fique com a dúvida na cabeça, deixando-a atrapalhar a sua evolução. 

Você sabia que a maioria dos norte-americanos nem sequer fala um segundo idioma? Veja só o tamanho do diferencial que você carrega! 

  1. Foque no que realmente precisa

Para finalizar, o último tópico complementa muito bem o primeiro. Se você tem um objetivo traçado, deve estudar para alcançá-lo. Se a sua meta é participar de um intercâmbio, então foque no vocabulário relacionado a estudos e a como sobreviver em outro país (como pedir comida, como falar com estrangeiros, etc). Terá uma entrevista de emprego toda em inglês? Foque em termos da sua carreira. Exemplo: networking, business e workshop são termos bastante utilizados por profissionais de comunicação.

Essa dica te ajuda a centralizar os seus esforços, para posteriormente aprender cada vez mais. 

Dica extra: pratique um pouquinho todos os dias 

A dica extra que a Genium Education traz é de sempre praticar o idioma. Como já citado anteriormente, a repetição e o treino levam à perfeição. Por isso, é muito importante que você coloque o idioma em prática para aperfeiçoar o seu speaking, listening, writing e reading. Se você treinar todos os dias, verá uma evolução clara! 

Aprender inglês mais rapidamente e facilmente não é tão impossível quanto parece: existem formas super divertidas de estudar o idioma de maneira descontraída.

Gostou das dicas preparadas pela Genium Education? Somos uma instituição com 6 anos de mercado que oferece aos alunos brasileiros o High School, sem sair do Brasil e totalmente online! 

Nossa ideia é oferecer a melhor experiência possível para que os alunos brasileiros possam conquistar o diploma de High School e terem mais chances de ingresso em universidades norte-americanas, além de desfrutarem de benefícios como o contato com os profissionais da Genium, carteirinha de estudante dos EUA e muito mais.

A Genium é uma excelente forma de facilitar o seu aprendizado de inglês! Ficou interessado e quer conhecer mais sobre a gente? Acesse www.geniumeducation.com.br, vamos juntos dar início aos primeiros passos do seu sonho. 


Para continuar por dentro das novidades mensais sobre cultura norte-americana, estudos e mais, fique de olho em nosso blog: www.geniumeducation.com.br/blog

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email