faculdade americana como ingressar

Faculdade americana: como ingressar?

Se você quer saber o que precisa para ser admitido em uma faculdade americana, esse blog é para você!

O sonho de ingressar em uma faculdade americana é despertado, em algumas pessoas, desde muito cedo ao assistir filmes e séries que retratam esse cenário. Alunos ansiosos pela carta de aprovação e depois felizes em fazer sua mudança para o campus é uma imagem que não tem quem não conheça e não queira ter vivenciado pelo menos por um instante.

Devido a isso ou por conta de outros fatores como conhecer o mundo ou ter uma formação de qualidade, muitos pais e alunos se dedicam para que isso aconteça, indo atrás de boas escolas e cursos de idioma para estar bem preparado para a realização desse sonho. E há quem ainda acredite no mito de que é muito difícil e complexo o processo de admissão nessas faculdades e nem se arrisca saber mais sobre as opções disponíveis para alunos brasileiros.

Portanto, se você está em busca de iniciar esse processo e tem dúvidas de como fazê-lo, siga a leitura e aproveite as dicas que preparamos, pois atualmente existem diversas possibilidades que propiciam a entrada nas faculdades americanas.

Por que ingressar em uma faculdade americana?

Caso você seja do time indeciso, que ainda está em dúvida se deve ou não ingressar em uma faculdade americana, listando os prós e contras que essa decisão pode acarretar no seu futuro, separamos aqui alguns pontos que podem te ajudar:

  • Qualidade das faculdades americanas: um dos maiores motivos que leva o aluno a decidir estudar em outro país, mais específico nos Estados Unidos, é a qualidade que o ensino de lá tem. Essas instituições geralmente investem em pesquisa e desenvolvimento, transmitindo além de conhecimento, experiência e descobertas nas mais diversas áreas, com laboratórios dedicados a isso. E esse investimento não é apenas nas áreas de saúde, também é direcionado para os estudos de ciências humanas, políticas, sociais, entre outras. 
  • Destaque no currículo no mercado: cursar a faculdade em uma faculdade americana é, sem dúvidas, um grande peso para o seu currículo. Essas instituições possuem renome e são sempre consideradas em processos seletivos nas mais variadas empresas, já que isso também quer dizer que você tem proficiência na língua inglesa, outro ponto bem avaliado. Portanto, essa decisão pode ajudá-lo profissionalmente.
  • Oportunidade de desenvolver a mentalidade global: vivenciar essa experiência pode dar a você, além de tudo, um diferencial que o mercado está procurando atualmente: a mentalidade global. Pois muitas empresas precisam estabelecer contratos com parceiros dos mais diversos lugares do mundo e ter uma pessoa na equipe que tenha essa visão pode ser crucial para a efetividade dessas parcerias. Esse fator se dá por conta da qualidade entregue nessas faculdades, mas também porque cerca 14% da população atual que vive nos EUA nasceu no exterior. 
  • Flexibilidade acadêmica: uma boa vantagem da faculdade americana é que você não precisa escolher seu curso logo ao ingressar, você pode optar pelo método “Undecided” e só posteriormente decidir qual área exatamente seguir. E também tem a opção de fazer duas graduações (majors) ao mesmo tempo, chamado de “Double Major”. Essa flexibilidade poucas faculdades do Brasil proporcionam e que nos EUA você pode ter tranquilamente.

Reforçamos também a importância de fazer uma boa pesquisa entre as faculdades americanas que mais interessam a você e que tenham o curso que você pretende seguir. Busque na internet em sites e blogs sobre o assunto quais os cursos oferecidos, as avaliações sobre a sua qualidade, procure também grupos que relatem experiências reais de brasileiros e que seja possível você tirar todas as suas dúvidas em relação ao processo e ao dia-a-dia no futuro país que você irá morar.

Quais os documentos necessários?

Uma das partes mais trabalhosas de preparar o processo de ingresso em uma faculdade americana é a separação de documentos exigidos pois são vários além dos certificados e eventuais diplomas.

Por ter um papel muito importante em toda a admissão, fizemos um checklist para que você saiba quais são os documentos essenciais para se mudar de país como um estudante e para que consiga colocá-los em dia antes de viajar.

  • Documentos pessoais traduzidos:

Para enviar sua candidatura a faculdade americana que você pretende ingressar é necessário providenciar todos os seus documentos pessoais e suas cartas de recomendação e traduzi-los para o inglês por um profissional tradutor registrado.

  • Passaporte e visto de estudante:

Depois de ser aceito na universidade escolhida, é hora de dar entrada no processo, você precisa em primeiro lugar do passaporte e visto de estudante que será realizado com documentos oficiais fornecidos pela instituição que comprovem o seu vínculo acadêmico com a instituição para que os apresente em sua entrevista de visto no consulado americano no Brasil. Um aviso importante é que estando no país seus documentos devem permanecer em segurança, por isso não ande com eles na sua bolsa e mochila para evitar perdê-los.

  • Resultado dos testes:

Os principais testes de proficiência exigidos pelas faculdade americana são: IELTS ou TOEFL, portanto, tenha com você as certificações que comprovem a realização deles. Além desses, há também os resultados em provas como o SAT e o ACT, dos Estados Unidos, que comprovem o seu preparo acadêmico.

  • Comprovantes financeiros:

Outro documento necessário e que não é tão falado é o comprovante da sua situação financeira, uma vez que a faculdade quer ter certeza que você terá plena condição de se manter durante o período que durar seus estudos, juntando todos os gastos como moradia, alimentação, transporte e lazer. Com isso, para conseguir seu visto, já na entrevista no consulado, é preciso mostrar esse documento que comprove uma quantia específica que você terá disponível enquanto estiver no exterior, além de boletos bancários e uma carta oficial de uma agência bancária. Ah, você também pode precisar apresentá-los na passagem pela imigração.

  • Carteira de vacinação e seguro de vida:

Alguns países exigem que o estudante que vá migrar comprove ter tomado certas vacinas para prevenir a entrada de doenças no país, mesmo o Brasil não sendo zona de risco de algumas doenças é importante checar quais são as exigências feitas pelo país para onde você vai. Não se esqueça de levar sua carteira de vacinação. Caso seu plano de saúde valha internacionalmente leve sua carteirinha ou qualquer outro tipo de comprovante que faça com que você seja atendido, caso não, recomendamos que seja feito um ou pelo menos um bom seguro de saúde que te dê respaldo em algumas questões de saúde.

A importância de ter a ajuda de um especialista

O método de seleção das faculdades americanas pode gerar muitas dúvidas, o que é natural, principalmente em estudantes estrangeiros que ainda não estão acostumados com o sistema de ensino norte americano. Por isso, ter o auxílio de um profissional especializado em intercâmbio e com conhecimento sobre o sistema de ensino superior nos Estados Unidos pode fazer toda a diferença no processo de ingresso em uma faculdade americana e no seu respectivo sucesso acadêmico.

Como a Genium Education pode te ajudar nesse processo?

É claro que a Genium Education não poderia deixar de te ajudar nesse processo que causa ansiedade e que desperta tantas questões, buscamos sempre levar ao aluno apoio e tranquilidade para que seu andamento seja feito da melhor maneira e sem erros.

Confira abaixo como a Genium Education pode participar do seu processo de ingresso em uma faculdade americana:

  • Conselheiro Americano ou Conselheiro Americano Sports:

A Genium Education oferece assessoria exclusiva e especializada para candidatos a faculdades americanas. Nossos Conselheiros trabalham junto com o aluno e suas famílias para realizar o sonho de ingresso e encontrar as melhores oportunidades. São 12 passos desenvolvidos pela Genium para obter sucesso em sua candidatura, de forma organizada e segura, desde a busca pelas faculdades de seu interesse, o passo a passo das candidaturas e seu envio, até o que ocorre, ao o que ocorre após o aceite das instituições.

O Conselheiro Americano Sports segue a mesma premissa que o citado acima, mas é voltado para quem pratica vôlei, futebol ou tênis e acha que tem chances de conquistar uma bolsa de estudos pelo esporte e não sabe por onde começar. Importante lembrar que atletas profissionais não podem participar de seleções de bolsas universitárias nos EUA, apenas atletas amadores.

  • Genium English:

Na Genium English, a partir da data da matrícula, o aluno tem um ano para aproveitar como puder todo o conteúdo oferecido. Cursando um módulo de cada vez, o aluno pode estudar inglês do nível básico ao avançado, estudar em nossos módulos para preparação para provas como TOEFL ou IELTS, ingresso na faculdade americana ou aproveitar o Genium English for Careers, onde encontrará módulos específicos para dar uma elevada na sua carreira.

  • Genium High School:

Cursando o High School oferecido pela Genium seu currículo estudantil se internacionaliza com a conquista do diploma norte-americano de ensino médio. Com ele, você é capaz de conquistar oportunidades no mundo todo e se candidatar em todas as renomadas faculdades americanas tudo isso através da nossa plataforma de estudos online,

A Genium High School abre um mundo de oportunidades, seja em faculdades americanas ou no mercado de trabalho. Seu futuro promissor começa aqui. Se você ficou interessado, entre em contato conosco e será um prazer apresentar os nossos cursos para você!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email