Como fazer intercambio

Como fazer intercâmbio? Saiba todos os detalhes!

Se você está aqui deve estar interessado em como fazer intercâmbio, certo? Quando pesquisamos sobre intercâmbio diversas informações aparecem, mas nunca de maneira completa, então ficamos perdidos, sem saber quais são as etapas que temos que seguir.

Normalmente, o intercâmbio é feito pelos estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior que procuram aperfeiçoar seu conhecimento em um idioma e entrar em contato com uma cultura, costumes e rotinas diferentes das suas próprias.

Nesse artigo vamos trazer para você todos os detalhes de como fazer intercâmbio, iniciando em como decidir qual local é ideal para você, quais são as opções de intercâmbio oferecidas, qual é a melhor idade e a média de custos. Continue lendo para saber mais!

Primeiros passos do intercâmbio

Primeiro de tudo, é muito importante pesquisar diversos destinos e suas vantagens para verificar qual é o local ideal para você. Então, você tem que ter em mente qual é o objetivo do seu intercâmbio, trabalhar, estudar, conhecer mais sobre o ambiente, entre outros.

Após definir seu local de viagem e o tipo de intercâmbio, é preciso verificar se é necessária alguma avaliação de proficiência na língua. Normalmente são exigidos para o ingresso em universidades e para estágio em empresas no país. Caso seja necessário fazer algum teste, os exames de proficiência mais comuns são:

  • TOEFL: tem a duração de 2 anos e é necessário para tentar conseguir bolsas nas universidades, além de ser importante para conquistar espaço na área de trabalho. O teste é de múltipla escolha para avaliar as habilidades de reading, listening, writing e  speaking.
  • Cambridge English: com ele você consegue um certificado vitalício que comprova seu nível de inglês, podendo refazer o teste caso desenvolva mais a língua inglesa ao decorrer dos anos. Nela são avaliados a escrita, leitura e oralidade.
  • IELTS: é um pré-requisito para entrar nas universidades e pós-graduação, ele enriquece o currículo e a prova é feita para avaliar a interpretação de texto e redação, além da entrevista individual para avaliar a fala e audição.

Ufa! Agora é só viajar? Não, você precisa verificar onde você irá morar e se você consegue se adaptar ao dia a dia do local.

Tipos de intercâmbio

O intercâmbio é perfeito para quem quer aperfeiçoar o idioma e evoluir no nível de fluência, nele você pode estudar e trabalhar, apenas trabalhar ou até mesmo fazer trabalho voluntário. Através dele você cria experiências únicas, conhecendo novas culturas, costumes e fazendo amizades para a vida. Veja alguns tipos mais conhecidos:

  • Intercâmbio de idiomas: quando se pesquisa como fazer intercâmbio, a opção mais comum é essa, normalmente eles duram de duas semanas a seis meses. 

Nele o aluno tem aulas de inglês diárias de acordo com seu nível de fluência. São estudantes de diversos países, fazendo com que além de contato constante com o idioma, você tenha contato com diversas culturas.

Muitos se atraem por esse intercâmbio pela sua flexibilidade, pois é possível realizá-lo durante as férias. Além disso, muitas escolas disponibilizam diversas experiências e excursões fora do ambiente escolar, como em parques, festas, cafeterias, entre outros.

  • Intercâmbio no Ensino Médio: um dos mais conhecidos na procura de como fazer intercâmbio é o High School. Onde o estudante pode passar até um ano cursando o Ensino Médio no exterior.

Nele o estudante tem uma experiência mais imersiva no idioma e na cultural, estando em constante contato com as pessoas do país escolhido. Além disso, o High School oferece mais liberdade para o adolescente escolher as matérias que quer cursar e quais habilidades desenvolver com as atividades extracurriculares.

Para embarcar nessa aventura presencial o estudante é recomendado ter inglês intermediário. 

Já na Genium você não precisa ter experiência com o idioma e muito menos sair do país. Se você tem interesse em aprimorar seu inglês e realizar uma imersão cultural, além de melhorar suas applications, temos o curso perfeito para você.

Com o Genium High School, proporcionando a experiência do intercâmbio de forma totalmente online. Nele você também pode escolher matérias exclusivas do Ensino Médio dos Estados Unidos, melhorando não só seu currículo acadêmico, mas também suas chances de ingressar em uma Universidade norte-americana.

  • Intercâmbio de trabalho e estudo: aqui é indicado o intercambista ter um conhecimento básico do idioma, além de pesquisar bastante sobre o programa e destino antes de ir, para conseguir alinhar o tempo de trabalho e estudo.

A maior vantagem desse estilo de intercâmbio é que, em sua maioria, com o dinheiro do trabalho você pode realizar diversos passeios pelo país, além de ter contato constante com o idioma.

Os países mais procurados, em como fazer intercâmbio de trabalho e estudo, são a Irlanda e o Canadá, onde os estudantes podem trabalhar até 20 horas por semana e até 40 horas durante as férias. Lembre-se, confira as regras do seu país de destino e do visto oferecido.

  • Intercâmbio com trabalho voluntário: esse programa é focado na participação do intercambista em projetos sociais e desenvolvimento de novas habilidades. 

Ele oferece um leque de opções e suas atividades podem envolver ajudar comunidades carentes, ONGs, fazendas, retirada de lixo dos oceanos, entre outros.

Diversas plataformas digitais, como o Worldpackers Brasil, oferecem locais de como fazer intercâmbio com trabalho voluntário, para se inscrever é necessário conhecimento básico na língua.  

Na Genium, os alunos Genium High School também têm a oportunidade de fazer trabalho voluntário, os alunos Genium podem entrar em contato com diversas organizações filantrópicas, praticando ações voluntárias totalmente online! Veja todas as nossas oportunidades na página Genium Volunteers.

  • Intercâmbio durante a graduação: muitos universitários buscam como fazer um programa de intercâmbio durante o período da faculdade. Para isso é essencial ter um bom desempenho acadêmico, além de ser necessário conhecimento intermediário do idioma.

Muitas instituições de ensino superior possuem programas aliados com universidades internacionais, onde os estudantes passam um período, geralmente de seis meses, fazendo um curso de inglês ou acrescentando matérias a sua grade curricular.

  • Intercâmbio de verão: essa é uma alternativa para quem quer um curso de curta duração e que não precisa de investimento muito alto. O Summer School dura de um a três meses, seu principal objetivo é a prática do idioma local para aumentar o nível de fluência e o desenvolvimento de diversas habilidades.

Como proporcionamos uma experiência completa para nossos alunos, a Genium também possuiu o Summer Camp. Nele os alunos fazem duas matérias self-study durante um mês, além de receber convidados especiais para contar suas experiências com o mercado de trabalho, deixando os alunos mais inspirados para conquistar seus objetivos.

Depois de saber esses passos de como fazer intercâmbio, você consegue conquistar bolsas em diversas universidades e escolas e só precisa se preocupar em preparar seus documentos para a candidatura e ajustar o visto.

Qual idade ideal para fazer o intercâmbio e seus custos

Como você pôde perceber, as opções de como fazer intercâmbio são extensas e não se limitam a apenas uma idade. A viagem pode ser realizada em diversas fases da vida e a única exigência, dependendo do programa, é o conhecimento básico do idioma e, claro, um planejamento prévio.

Ou seja, para realizar o sonho de conhecer outros países e adquirir mais conhecimento é preciso pesquisar bem todos os detalhes sobre a viagem e planejar os custos.

A Genium proporciona essa imersão sem você precisar sair do Brasil.

Aqui na Genium nós proporcionamos o melhor da educação norte-americana sem você precisar sair do país, conquistando um currículo internacional e tendo contato diário com o idioma. 

O Genium High School oferece uma experiência completa do Ensino Médio dos Estados Unidos, com matérias exclusivas e aulas ao vivo com professores norte-americanos. No final do curso você conquista fluência em inglês além de um diploma norte-americano com o selo Cognia, referência nos Estados Unidos e reconhecido por todas as universidades do país.

Para guiá-lo durante toda a sua jornada do High School nós temos o Learning Coach, que auxilia os alunos durante toda a jornada de aprendizado. Também, há uma assessoria individualizada do Conselheiro Americano Genium, um profissional nativo, que ajuda na construção das melhores candidaturas a universidades dos Estados Unidos.

Também realizamos o Summer Camp, onde os alunos têm a oportunidade de escolher duas matérias eletivas self-study para estudarem durante um mês. Para quem já é aluno High School Genium, essas duas matérias vão constar no seu histórico acadêmico, conseguindo mais créditos e melhorando o currículo do estudante!

Nele o aluno conta com um cronograma de office hours todas as semanas, tendo o acompanhamento necessário para conseguir finalizar esse desafio em um mês. Sem contar que durante essa jornada, os alunos recebem dois convidados em webinars exclusivos para dividir suas experiências e realizar um bate-papo com os estudantes.

O que você está esperando para fazer parte dessa jornada? Entre no nosso site e conheça todos os nossos diferenciais!

Por que escolher a Genium?

Nós oferecemos aos alunos brasileiros a oportunidade de conquistar a fluência no idioma, melhorar seu histórico acadêmico e conseguir o melhor diploma norte-americano de High School, sem sair do Brasil, tudo totalmente em EAD, com a flexibilidade que se adapta a sua rotina e a segurança e economia que você deseja.

Sem contar que temos atendimento individualizado e especializado para desenvolver o melhor de nossos alunos, aumentando suas chances de passar em universidades norte-americanas.

Conquiste todos os seus sonhos com a gente! Nosso aprendizado é feito de forma natural e divertida, sempre incentivando nossos alunos a atingirem seu melhor potencial! Faça sua matrícula!

COMPARTILHE ESTE POST