5 erros que você não deve cometer na sua candidatura para uma universidade dos EUA

É comum ficar confuso na hora de fazer sua candidatura para conseguir uma vaga em uma universidade dos Estados Unidos. Além das diversas opções, você ainda precisa preparar diversos materiais e documentos para esse momento.

E se você faz tudo isso sozinho, as chances de cometer alguns erros é bem grande, o que pode atrapalhar e prejudicar sua candidatura. Por isso, para te ajudar nesse momento, trouxemos alguns dos principais erros que os estudantes fora dos Estados Unidos cometem ao se candidatar a uma universidade norte-americana. 

Continue a leitura e descubra quais são!

Antes de iniciar, por que considerar uma candidatura para as universidades dos EUA?

Se você imagina um futuro promissor e bem-sucedido, provavelmente já considerou estudar nos Estados Unidos. Além da alta qualidade na educação, o país oferece uma grande diversidade cultural que te permite conhecer novas culturas, costumes e tradições, enquanto melhora seu conhecimento na língua inglesa. 

Fazer sua graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos, sem dúvidas, irá abrir muitas portas para um futuro cheio de conquistas e oportunidades. Imagine estudar em uma Ivy League? Participar de fraternidades, grupos de estudo e pesquisa, conhecer pessoas de todos os lugares do mundo? 

Tudo isso é possível se você planejar e preparar a sua candidatura! Agora, vamos ao que realmente interessa!

Quais são os erros que você não deve cometer na sua candidatura?

Uma matéria da US News, plataforma que traz muitas informações valiosas sobre as universidades norte-americanas, trouxe uma lista dos erros mais comuns cometidos pelos estudantes internacionais que buscam por uma vaga em uma universidade do país.

Com base na lista 5 College Admissions Mistakes International Students Can Make, separamos quais são eles e como fazer para evitá-los. Confira:

1. Não pesquisar sobre as instituições

Pode não parecer, mas é muito importante que você saiba o máximo possível sobre as universidades ou faculdades que você deseja aplicar. 

Entender em detalhes sobre os cursos, bolsas de estudo, localização e acessibilidade, por exemplo, é fundamental. Além, é claro, de considerar os fatos mais simples como o clima e o custo de vida. 

Você deve se perguntar, por exemplo, se gostaria de ir morar em uma cidade que possui um inverno bastante rigoroso? Afinal, a grande parte dos brasileiros, por mais que deseje viver em um local com neve, não gostaria de enfrentar invernos rigorosos. 

Por isso, leia e pesquise muito sobre as instituições que te interessam, a cidade em que ela está, as oportunidades que pode te oferecer e muito mais. Garanta que elas serão as escolhas certas em caso de aceitação.

2. Não fazer perguntas suficientes

Você sabia que as instituições de ensino superior norte-americanas possuem bastante interesse em conseguir alunos internacionais? Isso mesmo.

Na maioria delas há pelo menos um Coordenador de Admissões dedicado exclusivamente aos alunos internacionais, como você. Um dos erros mais cometidos é não entrar em contato com esse departamento e tirar as dúvidas a respeito do processo de inscrição.

Por isso, não tenha medo! Descubra os dados de contato do departamento ou pessoa responsável e pergunte tudo o que puder. Eles estão lá para te ajudar e te ajudar a conquistar a vaga tão desejada. 

3. Não se planejar com antecedência

O processo de candidatura e admissão nas universidades norte-americanas é um tanto demorado. Por isso, é fundamental que você comece o processo o quanto antes. O ideal é ter no mínimo um ano de preparação.

Cada instituição tem seu próprio processo e, mesmo que você conte com o Common App na hora de fazer sua candidatura, ainda precisará solicitar e preparar muitos documentos.

Isso, até o momento da candidatura. Depois da aceitação, ainda terá que completar os requisitos e preencher os papéis para obter o seu visto, processo que pode levar meses. Sendo assim, tenha certeza de que você planejou tempo suficiente para cumprir com todos os requisitos!

4. Não pensar sobre o seu futuro

Aqui, vale ressaltar mais uma vez a importância de pesquisar bem sobre as universidades nas quais pretende estudar. De nada adianta escolher uma, preparar tudo o que precisa, ser aceito e perceber que vocês não têm objetivos em comum. 

Por exemplo, se você tem certeza de que quer seguir pela área de exatas, não tem porque considerar uma escola de artes. Além disso, você deve pensar no seu futuro a longo prazo e buscar universidades que te ajudem a se destacar no mercado de trabalho, oferecendo diferentes programas como estágios, projetos de pesquisa, conferências, entre outros. 

Esses recursos serão ótimos para o seu currículo no futuro. 

5. Não falar bem de você mesmo

Você já deve saber que as redações são parte do processo de aplicação. Mas, em muitos casos, os estudantes não conseguem explorá-las muito bem. O ideal é que você utilize a carta de motivação para falar sobre você e suas conquistas, não sobre outros aspectos. 

As universidades querem te conhecer melhor e entender se você será uma boa escolha para a instituição. Por isso, explore essa redação e faça quantos rascunhos forem necessários para garantir que a sua redação mostra bem quem você é, suas habilidades, competências, aspirações e o porquê você seria o candidato ideal para a universidade. 

Lembre-se de usar a carta ao seu favor e ser transparente!

Dica extra Genium

Se você sonha em estudar nos Estados Unidos, pode ler todos os conteúdos exclusivos que preparamos para te auxiliar nesse momento! São diversas dicas sobre os processos de ingresso, as universidades, bolsas de estudos e muito mais.

Acesse o blog da Genium e confira!

Conte com a assessoria do Conselheiro Americano Genium!

A melhor forma de evitar todos esses erros é contando com a assessoria do Conselheiro Americano Genium! Isso mesmo.

Não importa se o seu sonho é fazer graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos, a assessoria ofertada pela Genium é a sua grande aliada. 

O suporte do nosso Conselheiro Americano te ajuda desde a busca nas universidades que mais combinam com seu perfil, elaboração e envio da candidatura, até o que acontece depois. Além disso, os profissionais ainda te ajudam a encontrar a bolsa de estudos ideal. 

São 12 passos para te ajudar a ingressar na universidade que sempre desejou! Faça como a Mel, Malu e Júlia, que confiaram na assessoria do Conselheiro Americano Genium e conquistaram não só grandes aprovações, mas também bolsas de estudos bem competitivas.

Quer saber mais sobre a assessoria? Assista ao vídeo abaixo e entre em contato com a gente!

Assessoria do Conselheiro Americano para ingresso em universidades nos EUA

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp