O que é Ivy League? Conheça as grandes universidades dos EUA

Você tem dúvidas sobre o que é Ivy League? Então está no lugar certo! Hoje você vai conhecer mais sobre as famosas e renomadas universidades dos Estados Unidos, além dos motivos que as fazem atrair tantos jovens estudantes do mundo inteiro. 

E tem mais! Ao final desta página você irá descobrir como a Genium Education pode te ajudar a realizar o sonho de entrar em uma dessas universidades norte-americanas, como Harvard, Yale ou Princeton. Quer saber mais? Então vamos lá!

O que é Ivy League e como ela surgiu?

Criada em 1954, a Ivy League é um conjunto de oito universidades, sendo que a maior parte delas estão localizadas na região nordeste dos Estados Unidos. A liga foi criada quando a National Collegiate Athletic Association – NCAA criou a Divisão A-1. 

Essa divisão esportiva reunia as universidades que contavam com times de futebol americano e basquete. Na época, o nome Ivy League ainda não era utilizado, mas desde sempre foi sinônimo de elite. 

Em tradução literal, Ivy League significa “Liga da Hera”, e o nome foi escolhido justamente por isso. A hera é uma planta que cresce sobre os muros e paredes, algo comum entre as universidades que fundaram o grupo. Além disso, ela também é conhecida como The Ancient Eight, ou em português “As Oito Anciãs”. 

E o que todas essas instituições norte-americanas tinham em comum, além da hera? Um alto nível de desempenho entre os jogadores e, o que no início era apenas dentro de campo, ganhou força e ultrapassou as salas de aulas, formando alunos brilhantes e com mentes brilhantes. 

Com isso, as Ivy Leagues passaram a ser consideradas instituições de ensino superior da mais alta qualidade, com grande prestígio social e elevada posição acadêmica, aceitando apenas os melhores alunos em suas dependências. Por esse motivo, o processo de seleção é tão rigoroso!

Essas universidades buscam por estudantes que desejam se destacar no mundo, indo além do óbvio e preparados para transformar o ambiente em que estão inseridos. 

Quais instituições formam a Ivy League?

Como você já leu até aqui, a Ivy League é formada por oito instituições. Elas são as mais tradicionais e renomadas dos Estados Unidos, a maior parte delas foram as primeiras escolas de formação superior do país. 

Veja abaixo quais são elas! 

Brown University 

(Fonte: Brown University)

Fundada em 1764 e localizada em Providence, Rhode Island, a Brown University é a sétima universidade mais antiga do país. Ela reúne cerca de nove mil alunos entre cursos de graduação e pós. 

O campus é formado por 230 prédios e dividido em seis escolas: The College, Graduate School, School of Engineering, School of Professional Studies, School of Public Health e Warren Alpert Medical School.  

Já integraram seu quadro alunos personalidades como Emma Watson, Nadiem Makarin, Dara Khosrowshahi e muitos outros. 

Columbia University

Fundada em 1754 e localizada em Nova York, a Columbia University é universidade da Ivy League com maior número de alunos matriculados, são cerca de 32.500. É também uma das instituições com mais ganhadores do Prêmio Nobel. Entre alunos, professores e pesquisadores são 82 nomes. 

Columbia University se destaca ainda como a primeira instituição a ter uma escola de medicina no país. Além é claro das grandes personalidades que passaram por lá, como Barack Obama e Theodore Roosevelt. 

Cornell University 

(Fonte: Cornell University)

Apesar de ser uma instituição altamente respeitada, a Cornell University é pouco conhecida, principalmente pelos estudantes brasileiros. Ela também é destaque em conquistas do Prêmio Nobel, entre alunos e professores, foram 43. 

Fundada em 1865 e localizada em Nova York, a universidade foi a primeira instituição dos Estados Unidos a oferecer um diploma para o curso de jornalismo. Atualmente, conta com mais de 22 mil alunos espalhados por suas 14 escolas, oferecendo cerca de quatro mil cursos, das mais diversas áreas de atuação. 

Dartmouth College

(Fonte: Dartmouth)

Uma das universidades norte-americanas mais flexíveis, a Datmouth College foi fundada em 1769 em Hanoverm New Hampshire. A Ivy League que conta com apenas 6300 alunos, se destaca por permitir que durante o segundo e terceiro ano todos os cursos de graduação os alunos escolham entre estudar ou não no campus. 

Isso mesmo. A presença física só é exigida no primeiro e último ano da graduação. Nos outros períodos, os estudantes têm a liberdade de optar estudar no campus, fora dele, fazer estágio ou intercâmbio em alguma instituição parceira. 

Harvard University

A universidade norte-americana mais antiga e a mais famosa também, Harvard, foi fundada em 1636 em Cambridge, Massachusetts. Ao longo de sua história já formou mais de 350 mil alunos, sendo a principal responsável por levar as Ivy Leagues ao reconhecimento global. 

Atualmente, conta com cerca de 23 mil alunos, divididos em seus cursos de graduação e pós-graduação, além de doutorado. A universidade é conhecida por formar pessoas altamente notáveis em seus campos de atuação. 

Entre os ex-alunos podemos destacar John Kennedy, George Bush e, novamente, Barack Obama, que se formou em Columbia e depois cursou Direito em Harvard. 

Princeton University

(Fonte: Princeton)

Fundada em 1746, a Princeton University conta com 180 prédios, dez deles são bibliotecas que reúnem um acervo com mais de 13 milhões de peças. Tudo isso pode ser aproveitado pelos quase oito mil alunos da instituição. 

Uma das estudantes de renome que passou por lá foi Michele Obama. Além disso, a Princeton University foi um dos locais em Albert Einstein ministrou aulas em 1955. Isso mesmo! Ele era um professor associado do Instituto de Estudos Avançados e lecionava durante seis meses em cada ano letivo. 

University of Pennsylvania

(Fonte: University of Pennsylvania)

Fundada em 1740, a University of Pennsylvania ou UPenn, como é conhecida atualmente, oferece 155 cursos de graduação e 169 programas de mestrado e teve como um de seus fundadores Benjamin Franklin. Mas ele não é a única pessoa famosa que tem relação com a universidade norte-americana. 

Por lá passaram grandes nomes do ativismo político, como Martin Luther King e Noam Chomsky. A universidade, que conta com quase 25 mil alunos, foi a responsável por desenvolver as vacinas de hepatite B e rubéola, se destacando também por criar o primeiro computador de uso de pessoal. 

Yale University

(Fonte: Yale)

A Yale University foi fundada em 1701 em New Haven, Connecticut. Muito famosa por ser a primeira universidade norte-americana a formar médicos, ainda em 1861, a instituição se destacou por ser a primeira Ivy League a criar políticas de diversidade e inclusão. 

Por esse motivo, a Yale, que hoje conta com mais de 12 mil estudantes, é considerada a instituição mais inclusiva do país. Cerca de 18% dos alunos são de outros países, pode parecer pouco, mas quando comparado a outras instituições, é um índice considerável. 

Entre os alunos notáveis que passaram pela Yale University estão Samuel Morse, Hillary e Bill Clinton, além do pai da termodinâmica, Josiah Willard Gibbs.

Realize o sonho de estudar em uma Ivy League com a Genium Education!

Gostou de saber o que é Ivy League e conhecer um pouco mais sobre cada uma das instituições de ensino mais importantes e renomadas do mundo? Temos certeza que sim!

E se você sonha em entrar em uma dessas universidades norte-americanas, precisa conhecer a assessoria do Conselheiro Americano Genium. Um profissional nativo, com muita experiência nos processos de application dessas e de outras universidades dos Estados Unidos. Assim, ele consegue te ajudar a preparar uma candidatura estratégica e com maiores chances de ser aceita!

Por aqui já tivemos muitos casos de sucesso, um deles é o da Júlia Ribeiro. Ela foi aceita em três universidades dos Estados Unidos, uma delas é a Brown University. 

Já pensou que incrível estudar em uma Ivy League assim com ela? Com a Genium é possível! Isso porque aqui é mais que inglês, é educação americana que te faz conquistar um futuro promissor. 

Entre em contato e faça acontecer!

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp