business school harvard

Business School Harvard: conheça a escola de negócios mais prestigiada do mundo

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Business School Harvard, a escola de negócios mais famosa e prestigiada do planeta?

Não faz muito tempo que fizemos um artigo aqui no blog da Genium Education sobre a Universidade de Harvard, uma das instituições de ensino mais famosas e prestigiadas do mundo. Se quiser saber mais sobre a universidade de Harvard, você pode conferir o artigo completo aqui, porque hoje vamos falar da Business School, a escola de negócios de Harvard.

A Business School Harvard

Conhecida também como HBS, a Harvard Business School é uma das mais tradicionais, importantes e prestigiadas escolas de negócios do mundo. Fundada em 1908, mais de 250 anos depois da fundação da Universidade em 1636, a centenária escola de negócios carrega alguns feitos incríveis e a honra de ter formado grandes nomes da nossa história.

Prestígio

A escola figura constantemente na liderança absoluta das listas dos principais MBAs do mundo, mostrando a sua força e qualidade de ensino. Ao todo, a escola já formou mais de 76 mil alunos, de 167 países diferentes.

Assim como a própria universidade carrega uma grande lista de personalidades notáveis como alunos, a Business School Harvard não fica para trás. Nomes como George W. Bush (ex-presidente dos EUA), Michael Bloomberg (fundador da Bloomberg L.P e ex-prefeito de Nova York), Mitt Romney (Senador pelo estado de Utah), Sheryl Sandberg (COO do Facebook), Meg Whitman (ex-executiva da Walt Disney Company e Dreamworks) e o brasileiro Jorge Paulo Lemann (empresário fundador da Ambev e considerado o homem mais rico do Brasil) frequentaram a renomada escola de negócios.

O processo de seleção da escola é extremamente rigoroso. Em média, menos de 15% dos inscritos são aceitos como alunos pela escola.

Conheça quais são os cursos da Harvard Business School

A Harvard Business School conta com basicamente 3 modalidades de estudos, que juntas abrangem diversos graus de formação no nível da pós-graduação. Vamos conhecer cada uma delas?

MBA

Como você já viu acima, os programas de MBA da Harvard Business School possuem dois anos de duração e em período integral, o que significa que são programas bastantes exigentes. A metodologia da escola chama a atenção por ser baseada, principalmente, em cases, ou seja, em estudos de caso. A aula começa com a pergunta “O que você faria?” e o ambiente de ensino que a escola propõe também é bastante favorável à formação de networking, indispensável para o mercado de trabalho.

Durante o programa que une a teoria à prática, o aluno é colocado como agente decisório. Eles também moram no campus, prática que favorece a formação de parcerias e networking. Estima-se que o salário médio de um ex-aluno da instituição seja em torno de $8.179.

Executive Education

O programa Executive Education promove cursos de curta duração com temas como empreendedorismo, liderança, estratégia, finanças, inovação, entre outros. Os cursos são voltados para altos executivos e podem ter aulas nos diversos campus da universidade, como Boston, Mumbai, Shangai, entre outros.

Doutorado

O doutorado da Harvard Business School, conhecido também como PhD ou DBA, oferece oito programas de estudo. O PhD dura em média de 4 a 5 anos e a universidade exige que os estudantes morem no campus ao menos dois anos desse período para que possam assistir às aulas e também fazer contatos.

Como funciona o processo seletivo da HBS?

O programa de pós-graduação da Harvard Business School possui algumas exigências além dos tradicionais requisitos do processo seletivo norte-americano, como a aprovação em testes como o TOEFL, redações, cartas de recomendação, e outros.

O aluno que pretende se candidatar a esta escola deve prestar atenção a alguns detalhes desse processo que são bastante relevantes e até mesmo desclassificatórios.

  • O teste IELTS não é aceito para cursos de PhD (doutorado);
  • Até mesmo para os cursos de curta duração e para o executive education é preciso passar por um rigoroso processo seletivo;
  • Candidatos do curso de MBA devem ter ao menos 4 anos de formado e podem ser convidados para uma entrevista durante o processo seletivo;
  • Os candidatos devem submeter uma reflexão escrita sobre o processo seletivo da instituição 24h após a realização da entrevista;

Essas são algumas das exigências da HBS, que há mais de 100 anos procura desenvolver e formar líderes engajados e com capacidade analítica para transformar a sociedade.

Quanto custa estudar na Business School Harvard?

Bom, a Universidade de Harvard é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo e é também uma universidade particular. Por isso, você deve estar imaginando que não é nada barato estudar na instituição. E realmente não é.

Para começar, a cidade de Boston, onde a universidade está localizada, é bem cara. Em média, um apartamento com dois quartos no campus da HBS custa U$2.500/mês*. Fora a hospedagem, a anuidade da universidade chega a mais de U$60 mil.

*Os valores apresentados são estimativas considerando a média de custo de tuition. Os valores podem variar ou estar desatualizados. Confira no site da universidade de seu interesse o valor atual.

Bolsa de estudos

Para ajudar a custear os estudos de alunos brasileiros na Business School Harvard, existem algumas instituições brasileiras que concedem bolsas de estudos. A Fundação Lemann, de Jorge Paulo Lemann, executivo brasileiro e ex-aluno da instituição, oferece bolsas específicas para alunos aceitos no MBA.

A Fundação Estudar, uma ONG (Organização Não Governamental) também fundada por Lemann, oferece bolsas de estudos para alunos do mestrado e doutorado.

Além disso, a própria escola tem programas de bolsas de estudos para seus alunos. Segundo a instituição, cerca de 65% dos alunos matriculados recebem algum tipo de ajuda financeira da universidade.

Conheça algumas das áreas de estudos da HBS

Para honrar seu nome e sua história e continuar sendo considerada uma das instituições mais importantes do mundo, a Business School Harvard possui um programa de ensino completo. O programa abrange diversas áreas de estudos, com temas atualizados e sempre atentos às tendências e necessidades da sociedade.

Contabilidade e Gestão

Os estudiosos da contabilidade estudam como as informações afetam a alocação de capital entre as empresas, a alocação de recursos dentro das empresas e o comportamento das principais partes interessadas, como acionistas, reguladores, clientes e fornecedores. Os alunos do programa também estudam o processo pelo qual essas informações são produzidas e divulgadas e a qualidade dessas informações. O trabalho acadêmico em contabilidade utiliza principalmente métodos estatísticos/econométricos e modelagem econômica teórica para examinar essas questões. Frequentemente, extrai e amplia as estruturas desenvolvidas na economia da informação e na economia financeira. Os alunos que estudam sistemas contábeis dentro das empresas geralmente combinam essas técnicas estatísticas com métodos de pesquisa de campo, que incluem a realização de entrevistas de campo, coleta de dados de campo de empresas e planejamento e execução de experimentos de campo.

Gestão

Gestão é um campo dinâmico que se sobrepõe a muitas outras áreas de negócios. Os interessados nessa área também podem demonstrar interesse no PhD de Administração de Empresas, especialmente nas áreas de estudo de Estratégia e Tecnologia e Gestão de Operações, bem como o Doutorado em Comportamento Organizacional.

Marketing

Os estudiosos de marketing exploram os processos sociais e gerenciais pelos quais bens, serviços e informações são trocados em um mercado para satisfazer as necessidades e desejos de indivíduos e organizações. Os pesquisadores estudam como as empresas, incluindo entidades sem fins lucrativos, podem facilitar essas trocas, descobrindo maneiras de entender melhor o comportamento do consumidor e determinando os tipos de atividades que podem ser usadas ​​para melhor educar os clientes em potencial sobre a disponibilidade e o valor das ofertas relevantes para eles.

Além disso, o marketing como um campo se preocupa em como diferentes formas de comunicação, como plataformas de mídia social, permitem interações significativas entre empresas e consumidores e entre consumidores e consumidores.

Pesquisadores acadêmicos em marketing usam uma série de métodos para lançar luz sobre fenômenos de interesse. Os estudos empíricos empregam as técnicas econômicas e estatísticas mais recentes para examinar a ligação entre as ações da empresa e a resposta do consumidor a essas ações. Cada vez mais, o big data é analisado por meio de técnicas como aprendizado de máquina e linguística computacional, com o objetivo de descobrir padrões no comportamento do cliente e fornecer insights preditivos. O trabalho experimental em marketing, tanto em laboratório quanto em campo, visa compreender as motivações psicológicas e sociais por trás da resposta dos indivíduos a vários estímulos. A modelagem teórica se baseia na microeconomia e na teoria dos jogos para oferecer diretrizes normativas para as estratégias de marketing de uma empresa.

Estratégia

Os pesquisadores em estratégia buscam entender os mecanismos pelos quais as empresas criam valor e sustentam um desempenho superior ao longo do tempo. Ao abordar essas preocupações gerais, os estudiosos da estratégia abordam desafios mais específicos enfrentados pelas empresas, incluindo decidir quais clientes a empresa atenderá, quais recursos precisam ser desenvolvidos para apoiar essas escolhas de posicionamento, a dinâmica da competição dentro dos mercados e o escopo apropriado da empresa em termos de produtos ou geografias. Muitos estudiosos da estratégia também enfocam os desafios enfrentados por organizações sem fins lucrativos e governamentais, que compartilham mecanismos comuns com suas contrapartes com fins lucrativos, mas normalmente no contexto de diferentes funções objetivas e restrições.

Dada a gama de problemas abordados por pesquisadores no campo da estratégia, os estudos em estratégia usam uma variedade de métodos quantitativos e qualitativos, que vão desde a análise econométrica de conjuntos de dados de grandes amostras a experimentos de campo e de laboratório a estudos etnográficos de uma única organização. Os alunos do programa de doutorado em Estratégia da HBS desenvolvem uma base disciplinar em microeconomia com formação complementar em econometria. Normalmente, esses alunos estendem a base para outra disciplina (por exemplo, sociologia) ou campo de negócios (por exemplo, empreendedorismo), que é importante para obter mais tração no problema escolhido ou aprofundar sua compreensão da microeconomia, perseguindo uma ou mais sequências de campo da economia, como como organização industrial, teoria do contrato ou economia do desenvolvimento.

Gestão de Tecnologia e Operações

Tecnologia e Gestão de Operações prepara os alunos para examinar como e por que as empresas criam e implantam produtos e serviços inovadores, bem como como a difusão de novidades tecnológicas gera crescimento econômico e transforma a sociedade. Eles também estudam como e por que as organizações – tanto empresas com fins lucrativos quanto empresas sem fins lucrativos – traduzem as metas organizacionais em ações produtivas, aproveitando pessoas, processos e capacidades. As questões de pesquisa de fronteira nessas áreas abrangem um amplo e diversificado conjunto de tópicos e surgem em alguns dos setores mais importantes da economia, incluindo saúde, tecnologia da informação e comunicação, energia e meio ambiente. Os alunos neste programa conduzem pesquisas que abordam problemas gerenciais relevantes, integrando a teoria baseada em disciplinas com métodos de pesquisa rigorosos. Os alunos do programa de gestão de tecnologia e operações selecionam a trilha da inovação ou a trilha do empreendedorismo.

Genium Education

Viu só quantas oportunidades a Universidade de Harvard e o Harvard Business School oferecem para seus alunos? Se você sonha em estudar em alguma dessas instituições, saiba que a Genium Education pode te ajudar a dar o primeiro passo.

O Genium High School é o curso perfeito para você que deseja obter um diploma do ensino médio norte-americano e estudar em uma universidade nos Estados Unidos.

Nele, estudantes brasileiros que estejam estudando em uma escola brasileira podem se matricular a partir do 8º ano até o 3º ano do ensino médio. Durante o curso o aluno estudará as matérias exclusivas do High School em aulas ao vivo com professores norte-americanos. Além disso, ele também pode adquirir matérias eletivas self-study separadamente para deixar o seu currículo ainda mais chamativo.

Ao final de tudo, o Conselheiro Americano dará todo o suporte para os processos de candidaturas às universidades nos EUA. Esse é o só primeiro passo para o seu futuro promissor. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais! https://www.geniumeducation.com.br/contato/

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email