O que são eletivas e como elas podem te ajudar a enriquecer o seu currículo?

Você já se perguntou o que são eletivas e como elas podem contribuir para enriquecer o seu currículo acadêmico e profissional? Presentes em universidades e escolas, esse tipo de matéria permite que você se aprofunde em áreas de interesse e, principalmente, se destaque em processos de seleção.

Se você tem dúvidas sobre o que são disciplinas eletivas, como elas funcionam e as vantagens que oferecem, este conteúdo é para você! Aqui vamos te explicar melhor sobre como essas podem enriquecer seu currículo. Continue a leitura para descobrir!

O que são eletivas?

As matérias eletivas nada mais são do que disciplinas que os estudantes têm a opção de escolher em sua grade curricular. O termo eletivas vem do latim “electivus”, que significa escolha ou seleção. Dessa forma, essas matérias oferecem aos alunos a oportunidade de personalizar sua formação e explorar áreas de interesse pessoal ou habilidades específicas. 

Ou seja, as matérias eletivas oferecem aos estudantes a oportunidade de explorar áreas de interesse pessoal e aprimorar habilidades específicas. 

Como funcionam as matérias eletivas?

Enquanto as obrigatórias são aquelas que todos os alunos devem cursar para completar o currículo exigido, as matérias eletivas são opcionais e permitem que os alunos personalizem seus estudos de acordo com seus interesses e objetivos de carreira, fazendo com que desenvolvam habilidades específicas para a área de formação e atuação que desejam seguir.

Por exemplo, atualmente, com o novo ensino médio, algumas escolas já oferecem essa opção aos seus alunos, permitindo que eles estudem e experimentem diferentes áreas de interesse antes de decidir sobre suas carreiras e especializações universitárias. 

Entretanto, ainda assim, as opções do ensino médio brasileiro são bem limitadas e não contemplam todas as áreas de atuação. Assim, os alunos não têm uma oferta abrangente de disciplinas na hora de escolher com base em suas preferências pessoais e profissionais, sem deixar de considerar a disponibilidade de horários e matérias.

No Genium Single Courses, os alunos podem se especializar em diversas áreas de conhecimento. Clique aqui para conhecer!

Exemplos de matérias eletivas em diferentes áreas de conhecimento

Saber o que são eletivas são uma ótima oportunidade para os alunos explorarem diferentes áreas de conhecimento e se aprofundarem em assuntos que lhe interessam. Abaixo separamos alguns exemplos das eletivas mais comuns:

  • Ciências da saúde: introdução à medicina alternativa e nutrição esportiva. Com o Single Courses é possível se aprofundar em matérias como health, team sports, medicine, psychology;
  • Ciências da natureza: leis da física, práticas laboratoriais e fenômenos químicos, por exemplo. No Single Courses você pode se aprofundar em temas como earth science, marine biology, space explorations e paleontology;
  • Artes e humanidades: introdução à literatura contemporânea, história da arte, teoria das artes e da música. Nessa área, o Single Courses oferece matérias como character education, media and communications, sociology e theater studies;
  • Negócios e administração: empreendedorismo, gestão de projetos, marketing digital, finanças e vendas. No Single Courses há opções como consumer math e pre-calculus.

Lembre-se que a disponibilidade desse tipo de disciplina pode variar de acordo com a instituição de ensino e o nível de escolaridade, já na Genium Education os Single Courses estão disponíveis durante o ano todo. 

Quais as vantagens das matérias eletivas?

Depois de entender o que são eletivas, agora é o momento de descobrir as vantagens. Se até aqui você continua com dúvidas de que cursar disciplinas eletivas pode ser uma ótima ideia, separamos algumas das vantagens que elas podem trazer para sua vida acadêmica e profissional. Olha só:

  • Ampliação do conhecimento em áreas específicas: as matérias eletivas permitem que os alunos tenham uma oportunidade de estudar tópicos que na maioria das vezes não estão incluídos nas matérias obrigatórias, expandindo o conhecimento e abrindo novas possibilidades de aprendizado.
  • Desenvolvimento de habilidades complementares: muitas vezes essas disciplinas têm foco em habilidades específicas, o que pode complementar o aprendizado em matérias obrigatórias e ajudar no desenvolvimento de habilidades adicionais.
  • Possibilidade de explorar áreas de interesse pessoal: essas disciplinas podem ser escolhidas com base nos seus interesses pessoais, permitindo que você explore assuntos que te interessam e possam oferecer uma experiência de aprendizado mais enriquecedora.
  • Enriquecimento do currículo acadêmico e profissional: escolher matérias eletivas pode te ajudar a diversificar o seu currículo acadêmico e a agregar valor mais valor à sua trajetória profissional. Isso porque você acaba ampliando o leque de habilidades e competências, o que pode ser útil na hora de procurar empregos ou ao decidir continuar os estudos em um nível mais avançado.

Ou seja, as eletivas ajudam você a desenvolver habilidades e competências específicas, com base em seus objetivos. Dessa forma, o aprendizado se torna mais fácil e motivador, além de destacar seu currículo. 

A importância das matérias eletivas para a carreira

Hoje em dia, diversificar o conhecimento é fundamental para se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho, afinal, as demandas e tendências das empresas e do mundo em geral estão em constante mudança. 

Além disso, desenvolver novos conhecimentos te proporciona uma visão ampla e integrada das diferentes áreas de atuação, permitindo que você identifique novas oportunidades e crie soluções criativas para os desafios do trabalho ou estudo em seu dia a dia.

Para os alunos é uma forma de, desde cedo, começar a se preparar para o futuro profissional. Isso porque, ao se aprofundar em uma área específica, é possível ter uma ideia se é isso mesmo que você deseja seguir como carreira.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é que as eletivas oferecem uma visão mais detalhada e técnica sobre os assuntos e áreas de interesse, agregando verdadeiro valor às suas experiências e repertório. 

Como escolher as eletivas ideais para o seu currículo?

Uma dúvida bem comum é sobre como escolher as matérias eletivas ideais para destacar um currículo. A verdade é que não existe regra! Cada um possui seus próprios interesses, objetivos e motivações. 

Ainda assim, existem algumas coisas que você pode fazer para decidir em quais disciplinas vale a pena investir. Abaixo, separamos alguns pontos que você deve considerar nesse momento. Confira!

Entenda seus interesses pessoais e profissionais

O primeiro passo para escolher matérias eletivas é entender quais são seus interesses, tanto pessoais quanto profissionais. Se você tem interesse em determinada área, por exemplo, pode optar por uma matéria eletiva que a explore mais a fundo. Entretanto, caso você tenha dúvidas sobre sua carreira, escolher matérias em áreas variadas pode ser uma boa forma de experimentar e encontrar as opções que mais se encaixam no seu objetivo.

Análise o histórico acadêmico e das disciplinas obrigatórias 

Na hora de escolher suas eletivas é importante considerar o seu histórico acadêmico e as disciplinas obrigatórias do seu curso para entender quais são os pré-requisitos para poder cursá-las. Dessa forma, você evita escolher uma matéria que não se encaixa em sua grade curricular, interesses ou que pode prejudicar o seu desempenho em outras disciplinas.

Converse com os seus professores e coordenadores 

Os seus professores e coordenadores podem te ajudar e oferecer dicas e sugestões valiosas para que você escolha matérias eletivas que complementem sua formação e enriqueçam sua experiência acadêmica. Na maioria das vezes, eles conhecem bem as disciplinas e podem indicar quais são as mais relevantes para seus interesses e objetivos.

Na Genium, caso você tenha dúvida na hora de adquirir sua matéria do Single Courses, é possível entrar em contato com um de nossos especialistas e tirar todas as suas dúvidas.  

Avalie a relevância das matérias eletivas para a formação acadêmica e profissional

Por fim, antes de escolher uma disciplina eletiva, é importante você que você avalie se ela possui relevância para a sua formação acadêmica e profissional. Mesmo que você goste muito da área, as eletivas devem ser uma oportunidade de complementar e enriquecer sua formação, para que você possa se destacar no mercado de trabalho e alcançar seus objetivos profissionais.

Dicas para incluir suas matérias eletivas no currículo e destacá-las em entrevistas de emprego

Um bom currículo é aquele que destaca suas habilidades e competências adquiridas, bem como os projetos e atividades realizados. Neste sentido, é importante selecionar as matérias que mais se relacionam com a área de atuação pretendida e apresentá-las de forma clara e objetiva. Ou seja, nada de fazer um currículo genérico!

Quando você for destacar as matérias eletivas no seu currículo ou em entrevistas de emprego, é importante enfatizar como elas complementam e enriquecem o seu perfil, destacando o que aprendeu e adquiriu ao longo dos estudos e como isso se relaciona com a vaga em questão. 

Além disso, vai fazer toda a diferença se você conseguir, de alguma forma, demonstrar como o conhecimento adquirido nas eletivas pode ser aplicado de forma prática e criativa no ambiente de trabalho, mostrando a sua relevância para a empresa.

Se você conseguir seguir essas dicas, sem dúvidas vai conquistar aquela vaga que tanto sonha!

Encontre a matéria eletiva ideal para suas habilidades e interesses na Genium!

Chegamos ao final deste conteúdo e agora você já sabe o que são eletivas, quais vantagens elas oferecem e que escolher as matérias certas pode ser uma excelente estratégia para maximizar sua experiência acadêmica e aumentar suas chances de sucesso profissional. 

E se você quer investir nesse conhecimento mais específico, conte com a Genium!

Aqui, você encontra o Single Courses, uma oportunidade para estudar em inglês a matéria que mais gosta, dentre 15 opções disponíveis e que seguem o mesmo conteúdo, estrutura, conceitos e tecnologia dos Estados Unidos! 

Temos apenas dois requisitos: você precisa estar cursando a partir do 8º ano do ensino fundamental e ter conhecimento nível B2 em inglês. Não se preocupe, se você não souber seu nível é só clicar aqui e realizar nosso teste gratuito

O melhor é que você pode ingressar a qualquer momento do ano e estudar onde, como e quando você quiser pela nossa plataforma 100% online. Essa é uma chance única e super acessível para você ter contato com a cultura norte-americana, conquistar a fluência e ainda, enriquecer seu currículo!

Quer saber mais? É só falar com a gente

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp