ingles para iniciantes

Inglês para iniciantes: 9 dicas para você começar a aprender

Pensando em você que tem interesse em começar a estudar a língua, separamos algumas dicas de inglês para iniciantes para te ajudar nessa tarefa.

Pode até parecer besteira, mas tomar a decisão de escolher um curso de inglês para iniciantes é muito importante! Pensando em você que tem interesse em  começar a estudar a língua, separamos algumas dicas de inglês para iniciantes para te ajudar nessa tarefa.

Já faz muito tempo que o inglês deixou de ser um diferencial e virou uma habilidade essencial no nosso mundo, afinal, hoje quase tudo é feito em inglês! Por isso, é muito importante ter um certo domínio nessa língua, que é a terceira mais falada do mundo.

Ter fluência em inglês ou até mesmo algum conhecimento intermediário faz toda a diferença em diversos contextos, seja na hora de conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, de estudar fora ou até mesmo uma viagem internacional. Mas sempre é preciso começar de algum lugar, não é mesmo?!

Então vamos às dicas de inglês para iniciantes para você começar essa jornada!

1- Mantenha a calma e seja realista

Não adianta se desesperar e querer aprender inglês em dias ou poucos meses. Esse é um processo que leva um tempo e é preciso levar em conta que cada um tem o seu tempo de aprendizado. Por isso, procure algum curso de inglês para iniciantes e comece do início.

Querer aprender já é o primeiro passo! Estabeleça metas e uma rotina de estudos saudável. Você pode, por exemplo, definir quantas horas por dia vai estudar. Mantenha a calma! Estude no seu ritmo e foco no que você quer alcançar! Quando menos esperar, não será mais um iniciante!

2- Estude gramática

Existem milhões de maneiras de se estudar inglês para iniciantes, mas uma coisa é certa, não dá pra fazer isso sem saber o mínimo de gramática. Para atingir a fluência desejada, é preciso saber construir frases corretamente. Você não precisa ser expert, mas é importante saber o básico.

Estude os tempos verbais e as estruturas mais usadas para se comunicar. Comece pelo básico e vá aprofundando aos poucos. Quando você menos esperar, vai estar utilizando essas regras gramaticais de forma natural  e vai perceber   que era bem mais fácil do que você imaginava.

3- Não traduza tudo do inglês para o português

Quando estamos estudando inglês, temos o costume de ficar traduzindo tudo para o português. Mas, ao contrário do que parece, isso só atrapalha o aprendizado. Ao fazer isso, nós estamos pensando em português e não em inglês. 

Esse tipo de prática quebra todo o nosso raciocínio em inglês. Fazendo isso, a tendência é entender a frase pelo contexto ou por alguma palavra chave conhecida e não pelo que de fato está escrito. Assim, você não vai estar de fato aprendendo e sim entendendo por dedução e vai continuar no curso de inglês para iniciantes por mais tempo!

4- Insira o inglês na sua rotina

Uma forma muito eficiente de aprender inglês para iniciantes é praticar  o idioma em atividades básicas do seu dia a dia. Ao inserir na sua rotina, você acaba treinando o inglês em pequenas ações sem perceber.

Algumas formas simples de inserir o inglês na sua rotina são:

  • Mude o idioma do seu celular
  • Faça lista de compras em inglês
  • Escreva na sua agenda em inglês
  • Consuma conteúdos em inglês: instagram, vídeos, revistas, desenhos, o que for melhor para você!
  • Use post-its para nomear os objetos em casa ou no escritório

5- Pense em inglês

Sabe aquele momento em que você está tomando banho e pensando na vida? Continue fazendo isso, mas faça em inglês! Esse hábito é o oposto de ficar traduzindo tudo para o português.

Quando você pensa em inglês, o seu cérebro está criando ligações e memória para aquela ação. Assim, você compreende melhor as frases, palavras e estruturas gramaticais de uma frase. Fazendo isso sempre, com o tempo fica mais fácil.

6- Exercite a fala, a escrita, escuta e a leitura

Toda habilidade precisa de treino para ser desenvolvida. É assim com o futebol e com o inglês não seria diferente. É muito importante assistir às aulas, mas depender só dela não vai te dar fluência na língua.

É preciso exercitar a fala, a escrita e a escuta continuamente para aprender, atingir a fluência e também para não esquecer. Muitas dessas atividades podem ser praticadas em atividades simples do dia a dia. Assistir filmes, séries, ouvir músicas, ajudam a treinar a escuta. 

Para a leitura, você pode procurar livros de inglês para iniciantes, com vocabulário e escrita mais simples para facilitar o entendimento. Durante a leitura, você também pode praticar a fala, repetindo palavras e frases. Além de treinar a leitura e a fala, você também enriquece o seu vocabulário.

Para treinar a escrita, treine construir frases em inglês de acordo com o que estiver estudando. A leitura também ajuda, afinal, em qualquer idioma quem não lê não escreve!

7- Aprenda inglês à sua maneira

Existem milhões de maneiras de se aprender. A gente tem na cabeça aquela ideia quadrada de uma sala de aula, com uma lousa e um professor. Esse é um dos métodos, mas não é o único.

Hoje, a internet nos dá milhões de possibilidades de aprender e praticar inglês. Assistir filmes e séries com legendas em inglês, por exemplo, são uma ótima alternativa para você praticar inglês para iniciantes. Ouvir músicas em inglês e estudar suas letras também é um ótimo exercício.

Além disso, hoje existem centenas de cursos online para aprender. Aqui na Genium por exemplo, tem o Genium English que é um curso de inglês EAD com professores norte-americanos. Neste curso, você se matricula e tem total liberdade para aprender inglês do seu jeito. Temos módulos de inglês para iniciantes, para testes como o TOEFL e IELTS e também com matérias eletivas para você dar um up na sua carreira.

Se você ficou interessado no Genium English clique aqui para acessar nosso site e conhecer mais vantagens sobre o curso.

8- Registre seus estudos

Tenha um local para anotar tudo o que você aprender, pode ser caderno, celular, computador, o que preferir! O importante é você anotar novas expressões, frases, vocabulário novo. Anote tudo de uma maneira criativa e que funcione para você!

Isso é bom para que você possa relembrar sempre as próprias anotações, que foram feitas por você e de um jeito que você entenda com facilidade. Isso é muito importante em inglês para iniciantes, pois escrever também é uma maneira de aprender e fixar o conteúdo no cérebro. Além disso, é importante anotar questões referentes à gramática e tempos verbais. Como eles podem ser mais difíceis de aprender, é legal ter anotado para olhar sempre que precisar.

9- Perca o medo de falar

Por último, mas não menos importante (talvez uma das coisas mais importantes), não tenha medo ou vergonha de falar. Ninguém nasce sabendo tudo, então é normal errar! A gente erra até mesmo no português, que é nossa língua nativa!

Por isso, não tenha medo de entender ou falar errado! Isso é normal! Aproveite todas as oportunidades que você tiver para praticar o seu inglês. É com a prática que você aprende e consegue atingir a fluência na língua! 

Agora que você já sabe algumas dicas de como estudar inglês para iniciantes, que tal colocar em prática? Lembre-se da importância de escolher uma escola e um curso de qualidade para ter a melhor experiência possível!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email