Grade curricular nos EUA: Como é e como montar uma?

Você foi aceito em uma universidade dos EUA e tem dúvidas sobre sua grade curricular? Não se preocupe! Nós vamos te explicar melhor sobre ela. 

Sabemos que a partir do momento que você recebe sua carta de aceitação, você irá receber muitos e-mails com informações sobre a instituição, acomodação, organizações, sobre a cidade em que a universidade está localizada e, principalmente, sobre os seus horários de aula. 

É comum que surjam dúvidas durante esse momento, por isso, preparamos este conteúdo que vai te ajudar a criar a sua grade curricular e entender melhor esse processo. Continue a leitura!

O que é uma grade curricular e como funciona nos EUA?

A grade curricular nada mais é do que uma maneira de organizar os horários e as disciplinas que serão cursadas ao longo do ano letivo. E para os alunos do primeiro ano das universidades norte-americanas, chamados de Freshman, uma das coisas mais importantes para criar seu horário de aulas. 

Mas, para isso, é preciso levar alguns pontos em consideração a respeito da grade curricular das universidades dos Estados Unidos. A primeira delas é que as aulas são mensuradas em horas, podendo ter matérias de 3, 4 e 5 horas. Essas horas correspondem a carga horária das aulas presenciais por semana.

Essas horas são importantes porque, para se formar, é necessário completar um certo número de horas de crédito, geralmente 120 a 140, dependendo de sua área de estudo. Ao freshman são, normalmente, atribuídas 15 horas no primeiro semestre. Mas esse número pode variar de 12 a 18 horas, dependendo das matérias. 

Outro ponto é que a maioria das universidades possui uma série de cursos gerais que são obrigatórios para todos os alunos. Por exemplo, você provavelmente precisará de 6 horas de matemática, 6 horas de linguagem, 6 horas de estudos de inglês, entre outras. Cada instituição possui suas próprias diretrizes para os core requirements. Além disso, é comum que os alunos iniciem seu primeiro ano sem saber o que querem estudar. Mas, isso não é problema. 

Os primeiros dois anos irão te dar a oportunidade de fazer uma variedade de disciplinas para ver com as quais você se identifica e, com isso, determinar sua área de interesse. Normalmente, você cria sua grade com alguns meses de antecedência. 

No início, pode ser um pouco difícil de conseguir se matricular em todas as matérias que você deseja, isso porque os veteranos têm a preferência. Mas não se preocupe, você terá o seu momento e poderá escolher as matérias que mais se encaixarem em seus objetivos. 

Diferenças entre as grades brasileiras e norte-americanas

Se você acompanha a Genium, sabe que já falamos muito por aqui sobre as diferenças entre o ensino dos Estados Unidos e do Brasil. É claro que a grade curricular entre os dois países também é diferente. 

A primeira diferença é que no Brasil, a grade curricular do ensino superior e as disciplinas que serão cursadas tem grande influência das determinações do MEC. Com isso, há uma flexibilidade menor para as universidades e assim para os alunos, em comparação com a realidade nos EUA. No Brasil, ao se matricular, o aluno já recebe a sua grade curricular do semestre e sabe todas as matérias que serão cursadas até o fim do curso.

E, além das matérias obrigatórias e já determinadas, os alunos brasileiros também podem escolher algumas disciplinas optativas que estejam relacionadas ao curso. 

Já nos Estados Unidos, como você viu, no primeiro momento os alunos montam sua grade curricular com base nos interesses acadêmicos e não, de fato, na profissão que vão seguir. 

Além disso, eles também contam com matérias obrigatórias, são disciplinas básicas, como inglês, matemática, ciências naturais e tecnológicas, que abordam conteúdos essenciais para formar profissionais completos e preparados para atuar em diversos segmentos.

Outro detalhe sobre essas diferenças é que os docentes possuem não só autonomia, mas também são incentivados a oferecer novos cursos, atualizados ou que sejam necessários por conta de um projeto ou pesquisa. 

O ponto positivo é que os alunos não precisam entrar na universidade sabendo no que querem se formar, eles podem decidir isso ao longo de dois anos. E, aí, sim, contam com uma grade curricular mais específica e voltada para a área de formação. 

Dicas para montar sua grade curricular 

Como você viu, a grade curricular das universidades norte-americanas não é nada complexa! Na verdade, é bem simples e flexível. Para te ajudar a montar a sua e aproveitar da melhor maneira possível seus primeiros anos na universidade, trouxemos algumas dicas do Conselheiro Americano Genium para garantir uma grade perfeita.

Olha só: 

  1. Não fique preso em detalhes ou desafios dos horários semanais. Escolha uma programação equilibrada e diversificada; 
  2. Tenha em mente que não existe uma agenda perfeita;
  3. O primeiro ano é o momento de explorar e identificar as áreas de estudo que lhe interessam. Por isso, matricule-se em cursos introdutórios como psicologia, comunicação e artes, eles vão te ajudar a descobrir seus principais interesses.
  4. Varie o tamanho das turmas. Misture algumas turmas grandes (mais de 100 alunos) com outras pequenas (menos de 20 alunos). Lembro-me que na primeira aula em que entrei, havia 1.000 estudantes (era uma série de palestras) e minha segunda matéria era um workshop com apenas 20.
  5. Explore os diversos departamentos da universidade, procure por novas áreas e não repita as mesmas disciplinas do ensino médio.
  6. Faça perguntas. Os alunos mais velhos, professores e orientadores acadêmicos possuem mais experiência e podem te ajudar nos primeiros momentos.
  7. Pesquise quem são os melhores professores para a matéria que você planeja cursar. 
  8. Lembre-se de que, quando se trata de ensino superior nos EUA, você tem flexibilidade. Isso significa que você pode explorar diversas áreas. Por exemplo, não pense que você deve ser um especialista em ciência política para participar do curso de direito.

Para fechar a lista com chave de ouro, anote esse conselho:

  • Segundo um dos counselers: “O maior erro que os novos alunos cometem é tentar obter todos os requisitos o mais rápido possível. Os alunos devem encontrar matérias e áreas que eles realmente amem. Concentre-se nos requisitos mais tarde.”

Não esqueça que você pode sempre contar com a Genium Education para garantir um futuro promissor e com muitas conquistas! Afinal, a Genium é mais que inglês, é educação americana no Brasil!

Entre em contato e confira tudo o que podemos te oferecer. 

COMPARTILHE ESTE POST

SIGA-NOS E
COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp