dxd high school

DXD High School: do anime para a realidade do High School dos EUA

DXD High School é uma light novel japonesa que se passa no ensino médio, ou seja, no High School. A história tem como personagem principal um estudante de ensino médio, Issei Hyoudou, que estuda em uma escola mista cheia de segredos. Esse anime foi um sucesso, chegando a vender mais de 5 milhões de cópias no Japão e chegando à 2ª posição de best-sellers no The New York Times.

Se você não acompanhou a história do DXD High School mas tem vontade de conhecer como funciona o famoso High School dos Estados Unidos, leia este conteúdo preparado especialmente para você!

O High School norte-americano

O High School dos Estados Unidos é conhecido no mundo inteiro. O cinema e as produções audiovisuais em geral retratam esse período da vida escolar dos adolescentes norte-americanos de forma bem característica, gerando inveja em muitos estudantes ao redor do mundo.

Apesar das cheerleaders, torneios esportivos e matérias eletivas chamarem a atenção, não é só disso que trata os High School dos Estados Unidos. Venha conhecer mais sobre o High School dos Estados Unidos aqui na Genium Education!

Duração

Ao contrário do ensino médio brasileiro e até mesmo do ensino médio japonês retratado no anime DXD High School que tem duração de 3 anos, o ensino médio norte-americano, conhecido como High School, possui duração de 4 anos. 

Mas calma! Isso não quer dizer que eles estudem mais do que os estudantes brasileiros! Ao final do período escolar básico, alunos dos dois países completam 12 anos de estudos. Mas, nos Estados Unidos, o nono ano já é considerado uma série do ensino médio, enquanto aqui no Brasil ele é o último ano do ensino fundamental ll.

No High School norte-americano, cada série do ensino médio possui uma denominação específica. Vejam:

  • 9th grade – Freshman: são os chamados calouros. Essa é a denominação usada para alunos que estão no primeiro ano do ensino médio. Essa série é voltada para alunos entre 14 e 15 anos.
  • 10th grade – Sophomore: apesar de já estarem no segundo ano do ensino médio, eles ainda são considerados calouros dentro da hierarquia escolar. Esse é considerado um ano de transição, já que a carga horária das disciplinas obrigatórias ainda não é tão extensa. Neste período estão os alunos entre 15 e 16 anos.
  • 11th grade – Junior: a partir deste momento os alunos passam a ser considerados veteranos. Aqui, a carga horária passa a ser mais extensa e o período de estudo se torna integral, podendo escolher as matérias eletivas e as atividades extracurriculares desejadas para compor a rotina de estudos.

A estrutura de ensino e a dinâmica das aulas se alteram e os professores passam a ter salas fixas enquanto os alunos trocam de sala de acordo com a sua grade curricular. É aqui que o High School norte-americano se torna o divertido High School como vemos nos filmes. Nesta fase estão os estudantes entre 16 e 17 anos.

  • 12th grade Senior: nesta etapa alunos entre 17 e 18 anos estão bastante focados nos processos seletivos para as universidades. Nos Estados Unidos não existe um ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que serve como vestibular para universidades em todo o Brasil. Eles possuem o SAT (Scholastic Aptitude Test), que é um teste de teste de admissão, mas não é o único critério. Cada universidade pode exigir um critério diferente para a aplicação, como desempenho acadêmico, esportivo, carta de recomendação, hobbies, habilidades comportamentais, entre outros. Após se formar no 12th grade, o aluno está pronto para ir para a universidade!

Aqui na Genium, o curso de High School para alunos brasileiros dura em média 2 anos e meio e é realizado de forma online e simultaneamente com os estudos na escola no Brasil. Toda a jornada é realizada através de uma plataforma virtual mundialmente reconhecida.

Ano letivo

O ano letivo norte-americano também é bastante diferente do que estamos acostumados, mas isso se deve, principalmente, à localização geográfica do país. Os Estados Unidos está localizado no Hemisfério Norte, o que significa que as férias de verão lá acontecem no meio do ano, quando é inverno no Hemisfério Sul.

Por esse motivo o ano letivo costuma começar no fim de agosto ou início de setembro, após as férias de verão, também bastante conhecidas como Summer Break. Ele termina entre maio e junho, no início do verão. No final do ano, para as festividades de Natal e ano novo, os alunos também possuem um pequeno recesso escolar.

Grade curricular

A grade curricular do ensino médio norte-americano é bastante diversificada. Lá, além das matérias obrigatórias, os alunos podem escolher o que estudar entre as chamadas matérias eletivas. Ou seja, o aluno é quem monta parte de sua própria grade curricular entre as centenas de opções oferecidas pela escola, sempre alinhadas com a área de interesse vocacional.

As matérias obrigatórias podem variar de acordo com a escola e o estado, mas no geral são matemática, língua inglesa e história. Quanto às matérias eletivas, os alunos possuem inúmeras opções, que vão desde as matérias tradicionais como Física, Biologia, Química, até as mais diferentes, como Dança, Arte, Culinária, Marcenaria, Fotografia, etc.

Aqui na Genium Education você pode cursar o High School dos Estados Unidos sem sair de casa. Em nosso curso, alunos brasileiros regularmente matriculados em escolas brasileiras entre o 8º ano no ensino fundamental ll e o 3ª ano do ensino médio podem ingressar a qualquer momento.

No curso do High School Genium, os alunos cursam as matérias obrigatórias do ensino médio americano como:

  • Economics;
  • U.S. Government;
  • U.S. History;
  • Math Foundations;
  • Fine Arts;
  • Computer Fundamentals.

Durante o curso os alunos terão aulas ao vivo ministradas por professores norte-americanos, garantindo que o aluno tenha a imersão desejada na cultura dos Estados Unidos. Além disso, eles ainda podem adquirir separadamente matérias eletivas self-study* de nosso catálogo. São mais de 150 matérias eletivas self-study* para o aluno escolher e desenvolver habilidades. Confira nosso catálogo completo: https://www.geniumeducation.com.br/catalogo-eletivas-2021-2022/

*Vendidas separadamente e individualmente, consulte termos e condições. 

Importância do esporte

Vale lembrar da importância do esporte para os estudantes norte-americanos. Dentro da escola além do tradicional basquete e futebol americano, possuem opções como natação, vôlei, futebol, corrida, lacrosse e etc.

Além de fazer bem para a saúde e para o desenvolvimento do aluno, o esporte é bastante incentivado na escola porque, muitas vezes, é a porta de entrada para os estudantes conseguirem bolsas de estudos parcial ou integral nas melhores universidades do país.

As universidades norte-americanas oferecem muitas bolsas de estudos para atletas. Se você é um aluno brasileiro que sonha em estudar em uma universidade nos Estados Unidos e se destaca em esportes como futebol, vôlei ou tênis, a Genium Education tem a oportunidade certa para você.

O Conselheiro Americano Sports é uma assessoria especializada que busca encontrar as melhores oportunidades em universidades norte-americanas através do esporte. Mas isso não significa que as notas devem ser deixadas de lado, heim! Se você busca uma oportunidade como essa, entre em contato com a nossa equipe! https://www.geniumeducation.com.br/conselheiro-americano/#sports

Processo seletivo para as universidades

Como já falamos aqui neste conteúdo, o processo seletivo para o ingresso em universidades nos Estados Unidos é bem diferente do conhecido e aplicado aqui no Brasil. Enquanto aqui os alunos estudam a vida inteira para fazer uma única prova, lá toda a vida escolar (e a vida pessoal também!) é levada em consideração na hora de ir para universidade

Esse processo seletivo é chamado de holístico e avalia o aluno como um todo, desde as notas, até as atividades extracurriculares. As candidaturas também são feitas de forma individual, ou seja, uma para cada universidade que o aluno deseja se candidatar – o que pode ser bastante cansativo.

As universidades costumam ter algumas exigências para os alunos que irão se candidatar. São elas:

  • Histórico escolar 
  • Carta de recomendação 
  • Prova SAT ou ACT 
  • Redação 
  • Entrevista
  • TOEFL ou IELTS para alunos estrangeiros (é necessário comprovar a proficiência na língua para garantir que o aluno conseguirá acompanhar as aulas).

Por isso, no último ano do High School os alunos gastam bastante tempo montando as candidaturas para as universidades. 

Os alunos brasileiros não estão acostumados a esse tipo de processo, e é por isso que os alunos que cursam o High School aqui na Genium têm acesso a uma consultoria especializada com o Conselheiro Americano.

O Conselheiro Americano possui uma vasta experiência no que diz respeito a candidaturas a universidades dos Estados Unidos. Eles são responsáveis por guiar os alunos do High School durante a escolha das universidades, levando em conta o perfil da instituição e do aluno. Além disso, eles também dão o suporte durante todas as etapas do processo, da candidatura a carta de aceite, até a escolha de moradias e opções de financiamento.

Diferenciais Genium High School

Você já conhece um pouco sobre o High School dos Estados Unidos. Agora é hora de conhecer os diferenciais que só a Genium Education oferece a você.

O High School Genium é um curso do High School norte-americano dedicado a alunos brasileiros. Através de uma plataforma dinâmica, os alunos assistem a aulas ao vivo com professores norte-americanos e tem toda a flexibilidade desejada para estudar como, onde e quando quiser.

Durante o curso eles ainda contam com o apoio de Learning Coaches, profissionais preparados que ficam à disposição dos alunos para ajudar durante toda a jornada de estudos, seja com dificuldades sobre as matérias ou apenas para conversar.

Ao terminar o curso, o aluno se forma no High School e obtém o diploma do ensino médio norte-americano com o selo Cognia, que garante a qualidade do ensino e o reconhecimento em todos os Estados Unidos. Vale lembrar que o diploma do High School Genium é reconhecido por todas as universidades dos Estados Unidos, dando aos alunos milhares de oportunidades. Para conhecer mais sobre o High School Genium, entre em contato com nossa equipe e será um prazer tirar todas as suas dúvidas! https://www.geniumeducation.com.br/contato/

Conheça todos os serviços da Genium Education

A Genium Education é uma escola para toda a família. Aqui você encontra cursos para todas as idades, desde o ensino fundamental até o mercado de trabalho. Com o Middle School Experience o aluno dá o primeiro passo para uma jornada de sucesso. É onde ele terá o primeiro contato com o ensino norte-americano e é equivalente ao ensino fundamental II brasileiro. No Opportunity Courses é o curso onde o aluno irá estudar o que mais gosta e ainda garantir a fluência no inglês.

Temos o High School, que você já conhece e o Genium English, que é o curso onde você irá aprender inglês de verdade. Além da fluência, você pode se preparar para testes como TOEFL e IELTS e possui módulos desenvolvidos para você dar um UP na sua carreira!

Entre em contato com nossa equipe e venha dar um up na sua vida com a Genium Education!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email